Employer Branding é uma estratégia importante para a gestão de pessoas, principalmente em uma época que se valoriza cada vez mais o capital humano. Além disso, ao trabalhar com esta metodologia, você transforma os colaboradores em promotores de sua marca. Assim, convencer a liderança da necessidade dessa inovação se faz mais do que urgente.

Afinal, além de atrair talentos e reter os profissionais mais qualificados, a empresa aumenta sua credibilidade no mercado e se torna destaque entre a concorrência.

Sem dúvida, são fatores interessantes que servem para convencer a liderança sobre a necessidade da implementação do Employer Branding. Para completar, a seguir, conheça a importância deste tema e os principais benefícios comprovados dessa metodologia.

O que é Employer Branding?

Em síntese, Employer Branding se trata de um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas que geram uma percepção positiva do mercado a respeito do ambiente de trabalho de sua empresa. 

Ao traduzir o termo, temos “marca empregadora”. Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas que decidiram adotar estratégias de Employer Branding atraem os melhores profissionais e retém os colaboradores. Assim, diminuem a taxa de turnover e se destacam no mercado entre seus concorrentes.

Com estratégias bem trabalhadas, os candidatos mais talentosos disputam as vagas disponíveis e os atuais funcionários se empenham para permanecer no time e entregar os melhores resultados, desejando crescer com o negócio.

Benefícios para convencer a liderança da importância do Employer Branding

Você sabia que 75% das pessoas pesquisam detalhes e características das empresas antes de se submeter a um processo seletivo de uma vaga? Isso é o que confirma uma pesquisa feita pelo LinkedIn sobre o comportamento de quem busca uma colocação no mercado de trabalho.

Com base nesses dados, percebemos que um bom profissional relutará em trabalhar em uma empresa que ofereça menos do que ele deseja ou que está acostumado em sua carreira. Por isso, é necessário convencer a liderança de que estratégias de Employer Branding são cada vez mais necessárias para atrair bons profissionais.

Atualmente, conforme estatísticas do 4.º Estudo Latino–americano de Employer Branding, investir somente nos aspectos salariais não bastam para atrair e reter talentos. Segundo o estudo, empresas que alocam seus recursos em estratégias e ações que exploram e desenvolvem a marca empreendedora possuem mais sucesso no mercado.

Isso quer dizer que as ações internas precisam se relacionar com o que o Employer Branding desenvolve. Afinal, os desejos dos colaboradores mudaram. Hoje, ao sair de casa, o profissional espera ter um dia produtivo e desafiador.

Por fim, quando empresários percebem que o esforço para manter equipes satisfeitas é extremamente valioso, todo o ecossistema onde a organização está inserida ganha benefícios. Nesse sentido, conheça as principais razões para convencer a liderança a implementar o Employer Branding quanto antes:

  • Atração e retenção de talentos

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios deste método está em atrair e reter talentos na empresa. Afinal, como o próprio termo já diz, ser uma empresa que apresenta mais facilidades para empregar pessoas contribui para atrair e reter os profissionais mais qualificados do mercado.

Com isso, a empresa diminui o tempo de recrutamento e minimiza também os custos. Uma vez que quanto mais estabelecida se torna, mais atrativa fica e mais fácil será de preencher as vagas e acertar na contratação.

O Google serve como exemplo de sucesso da Employer Branding, que possui mais de 2,5 milhões de pessoas interessadas em trabalhar em seus projetos, considerado um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar.

  • Aumento da produtividade

É fácil perceber que funcionários mais felizes produzem melhor. Eles vestem a camisa da empresa e se sentem mais motivados a produzir mais e entregar melhores resultados. 

Com os processos de Employer Branding, os colaboradores se sentem parte integrante da empresa, possuem valores alinhados com a organização e encaram o trabalho de maneira mais gratificante.

Sem contar que a rotatividade de funcionários é menor, assim, não é necessário demandar tempo com capacitações e treinamentos, tornando a rotina da empresa ainda mais produtiva.

  • Mais indicações e redução de custos

Com colaboradores apaixonados pelo seu trabalho, mais indicações surgem, seja como funcionário ou como consumidor. Afinal, colaboradores motivados falam do local onde trabalham com orgulho.

Para Rodrigo de Pádua, do Grupo Stefanini, o Employer Branding age como o topo de um funil na atração de profissionais mais qualificados, expandindo a empresa para diferentes lugares.

Desta forma, um dos grandes benefícios da metodologia é a redução do turnover. Ou seja, a rotatividade de funcionários geram altos custos para a organização que, além da necessidade de novos processos seletivos, precisam aplicar treinamentos e arcar com os valores de rescisão previstos em lei. Portanto, o Employer Branding reduz custos.

  • Cria promotores da marca

Por meio do Employer Branding, os colaboradores ficam mais felizes, satisfeitos e motivados para trabalhar. Além disso, elogiam mais e divulgam boas notícias sobre a empresa. 

Com essa exposição, os colaboradores se tornam promotores fiéis e defensores de sua marca. Neste caso, se trata de publicidade genuína. Os próprios funcionários auxiliam o marketing da empresa e melhoram a imagem da organização.

Por exemplo, a Microsoft é uma empresa que usa estratégias de Employer Branding, proporcionando flexibilidade na jornada de trabalho, criando um ambiente positivo e colaborativo. Deste modo, a gigante da tecnologia foi premiada como a melhor empresa para se trabalhar pela Global Randstad Award. 

  • Melhora as vendas

Até mesmo as vendas aumentam por meio das estratégias de Employer Branding. Atualmente, os consumidores se interessam em saber sobre o ambiente e valorização dos funcionários da empresa que compram.

Isso é o que afirmam as pesquisas, como a PPI Brasil 2021, realizada pelas empresas Inpress Porter Novelli e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). Segundo ela, 90% dos consumidores confiam em empresas com propósito.

Isto é, os consumidores consideram certos princípios importantes para sua tomada de decisão como consumidor. A ética, a autenticidade, o tratamento aos funcionários e a proteção ao meio ambiente são alguns dos fatores que mais influenciam na hora de escolher uma marca.

  • Favorece parcerias

Por fim, vale ressaltar que as estratégias do método contribuem para a reputação e construção positiva da imagem da marca. Deste modo, a organização se torna referência entre os profissionais da área, se tornando uma ótima opção para construir relações de confiança e parcerias.

Ou seja, organizações com alto nível de Employer Branding são disputadas no mercado para fechar negócios e realizar parcerias estratégicas. Afinal, essas organizações possuem reconhecimento.

A Netflix é um exemplo de como uma organização que trabalha bem com essa estratégia incentiva novas candidaturas de profissionais, como aumenta seus consumidores e empresas interessadas em realizar novas parcerias.

Os grandes exemplos de Employer Branding

Muitas empresas já entenderam a importância do método e se adequaram conforme suas estratégias para sobreviver no mercado. Assim, quem se adequou às mudanças que a transformação digital exigiu, se tornou exemplo para ser seguido de perto por outras empresas que desejam conquistar a reputação de “melhor lugar para trabalhar”.

Pensando nisso, conheça 3 empresas que são verdadeiros exemplos de marcas empregadoras para convencer a liderança da implementação dessa metodologia. 

  • Google

Não tem como fazer uma lista de melhores empresas para trabalhar e deixar o Google de fora, já que a empresa é campeã em números de candidaturas. Afinal, são milhares de profissionais sedentos por uma oportunidade na gigante tecnológica.

Isso porque o Google atua com boas práticas de Employer Branding, investindo em cursos, treinamentos, conhecimento e flexibilização no seu ambiente de trabalho. 

Dentre todos os recursos, destacamos a construção de um plano de carreira, benefícios diversos e a criação de um ambiente de trabalho dinâmico e interativo, focado na criatividade e produtividade da equipe.

  • L’oreal

A L’oreal aproximou bons profissionais, alcançando referência por meio de engajamento na internet. Com a estratégia, não só aumentou o número de seguidores como transformou sua rede social em espaço de recrutamento.

Com isso, aumentou os defensores da marca que interagiram mais, compartilhando suas histórias com a empresa. Desta forma, aliado a outras estratégias de Employer Branding, promoveu mais engajamento na rede e construiu um legado de fãs. 

  • Grupo Stefanini

A Stefanini, multinacional brasileira, é, hoje, referência em soluções digitais e se tornou exemplo de atuação de trabalho remoto ao realizar todas as adequações de maneira ágil, segura e estratégica.

Deste modo, a organização colocou em tempo recorde seus mais de 25 mil colaboradores trabalhando em suas unidades espalhadas pelo mundo. Presente em mais de 41 países, a organização apresentou um crescimento de 10% de produtividade em todas as áreas ao adotar práticas do Employer Branding. 

O Grupo Stefanini foi escolhido como empresa da década pela Época e Visão do Futuro pela Isto é, comprovando que a metodologia foi a grande responsável pelo crescimento da empresa, como explica Rodrigo, no podcast EBBCAST. 

Por fim, com esses 3 cases de sucesso, ficou mais fácil convencer a liderança de que as estratégias de Employer Branding precisam ser implementadas de maneira constante para, assim, construir uma imagem mais positiva da organização.

Sem dúvidas, contar com os benefícios do Employer Branding contribui para a satisfação dos colaboradores e auxilia a construir uma imagem positiva da empresa. Agora é hora de convencer a liderança da sua empresa. Boa sorte!