Recentemente, muitas empresas tech bastante conhecidas pela mídia se tornaram palco de lay-offs no Brasil e no mundo. O processo conhecido como uma suspensão temporária de um contrato de trabalho deixou de ser uma tendência e virou uma realidade diante das incertezas econômicas.

O setor de tecnologia, por exemplo, foi o que mais demitiu e, diante disso, muitas outras empresas tiveram que reformular suas estratégias de contratação. Além disso, buscar humanizar a marca em meio a crise de insegurança estabelecida com as demissões em massa de outras grandes companhias.

Dessa forma, entender como humanizar de forma assertiva a marca empregadora em um momento como esse se tornou fundamental para o sucesso das estratégias. 

Neste conteúdo, nós da Employer Branding Brasil, listamos 5 maneiras de humanizar a employer branding das empresas tech nos momentos de crises econômicas. Acompanhe!

Tempos de Lay-offs e seu impacto na marca empregadora

Primeiramente, é importantíssimo entender o impacto que os Lay-offs estão causando na marca empregadora das empresas de tecnologia. 

As big techs como Amazon, Google e Meta, por exemplo, desligaram mais de 50 mil pessoas nos últimos três meses, algo que surpreendeu o mercado e até mesmo os próprios usuários. 

O motivo divulgado foram as crises financeiras intensas que a maioria das corporações está passando, assim como a desaceleração macroeconômica. 

A questão é que em meio a tudo isso está o impacto do processo de demissão em massa na marca empregadora.  

Vale destacar que o conceito de employer branding no mercado da tecnologia tem sido cada vez mais estudado, já que o setor é hoje um dos que mais possui a taxa de turnover elevada, segundo o Linkedin

Embora no início da pandemia, as demissões em massa fossem mais compreendidas, devido à crise sanitária, atualmente, os lay-offs têm refletido diretamente na reputação das empresas. 

As demissões por videoconferências, por exemplo, foram as mais criticadas até aqui. Isso acontece pelo processo de comunicação ser considerado desumano já que o anúncio também muitas vezes acontece de forma coletiva e sem direito a contestação.

5 maneiras de humanizar a marca empregadora diante do Lay-off

Diante de tudo o que foi falado acima, é notória importância de humanizar o processo de contratação, demissão e todos os outros que envolvam pessoas nas empresas.

Vale lembrar que a marca empregadora é de fato muito importante para as empresas, principalmente para que elas retenham os melhores profissionais do mercado. 

Com o conceito arranhado pelos Lay-offs, fortalecer os processos internos se tornou essencial para gerir a crise e ainda assim ser considerado um bom espaço para se trabalhar.

E é justamente pensando nisso que selecionamos a seguir 5 maneiras de como você, gestor de RH de empresas techs, pode humanizar a marca empregadora da empresa a fim de diminuir os impactos causados pelas demissões em massa. Portanto:

1. Se colocar no lugar no outro durante o processo de demissão

O primeiro passo para se ter sucesso na marca empregadora diante de uma lay-off é a empatia. Embora muitas vezes a demissão se torne necessária, é importante entender e se colocar no lugar do outro nesta hora. Isso permite gerar um comportamento mais respeitoso e empático na hora de divulgar a decisão. 

Opte sempre por demissões individuais. Afinal, cada pessoa contribuiu de forma diferente para a empresa e nada mais justo do que abordá-las de forma específica no processo para tornar o ambiente menos pesado.

2. Se preocupar com os colaboradores que permanecem

Todo processo de demissão em massa se torna doloroso e impactante para a empresa. Dessa forma, todos os colaboradores que não foram desligados podem desenvolver sentimentos negativos e de apreensão no ambiente de trabalho. Isso pode afetar diretamente a marca empregadora, já que causa insegurança. 

Sendo assim, se preocupe com quem permanece na empresa e explique o motivo do lay-off aos colaboradores. Seja honesto e transparente! 

Caso a sua empresa já possua um grupo de defensores da marca interno, então é hora de utilizá-lo para transferir as notícias de forma mais clara possível. 

3. Comunicar de forma mais natural e educativa 

Como vimos acima, a comunicação de um processo de Lay-off precisa ser muito bem pensada já que gerará impacto de qualquer forma no employer branding. Portanto, foque na comunicação mais natural possível e educativa quando acontecer. 

Vale lembrar que videoconferências para a demissão em massa não são recomendadas. Isso pode gerar um impacto muito negativo. Para humanizar esta questão busque sempre uma demissão humanizada

Além disso, esteja apto a responder todas as críticas de forma respeitosa na internet sobre o processo. 

As mídias sociais hoje se tornaram um importante termômetro de reputação das empresas. Portanto, busque monitorá-las muito mais após um processo de grande impacto como esse. 

4. Ouvir e dar feedbacks 

Ouça feedbacks e acompanhe o engajamento dos colaboradores que ficaram na empresa. Todo lay-off causa dúvidas às pessoas que permanecem na empresa. Portanto, gere uma ampla rede de transparência neste caso, bem como ouça e dê feedbacks sobre o assunto. 

Busque entender melhor o que seu colaborador tem a dizer e como se sente em relação a tudo isso. Lembre-se: mais que benefícios corporativos, uma marca empregadora é construída com o diálogo, com o interesse de ouvir críticas e sugestões sobre o ambiente de trabalho. 

Com isso, ela consegue aprimorar e tornar o ambiente saudável e acolhedor aos profissionais. Portanto, usufrua desse propósito. 

5. Fortalecer a cultura organizacional e estudos sobre marca empregadora

Por fim, não esqueça da sua cultura organizacional. Embora o processo de muitas demissões impacte diretamente sobre ela, é importantíssimo fortalecê-la nos momentos de crise.  

Neste ponto, deixe claro os valores da sua marca e seus objetivos. Desenvolva ações de motivação e procure melhorar a jornada de trabalho das pessoas de modo que elas não se sintam sobrecarregadas com os integrantes que se desligaram. 

Busque fortalecer os conhecimentos da sua equipe de Recursos Humanos, já que é ela que irá permitir que o lay-off aconteça com o menor impacto possível. 

Para isso, no entanto, usufrua de todo o conhecimento que Employer Branding Brasil possui para treinar sua equipe sobre marca empregadora.