O quanto a sua empresa se preocupa em oferecer boas experiências para os clientes e colaboradores? O quão satisfeitos eles estão com o dia a dia de trabalho ou durante a jornada de compra? 

Essas são algumas questões que você CEO, gestor de RH, atendimento ao cliente ou de marketing, deve refletir para trabalhar a reputação da marca empregadora e ser bem visto no mercado. 

Afinal, de acordo com o Glassdoor, 75% dos profissionais pesquisam nas redes sociais sobre as características das empresas antes de submeterem à candidatura de uma vaga. Já sobre os consumidores, 92% afirmam que confiam mais em indicações feitas por amigos e parentes, segundo a Nielsen. 

Ou seja, a opinião de seus clientes e colaboradores interferem diretamente nos negócios, seja para atrair novos talentos ou para aumentar as vendas. 

E assim surgiu o Advocacy Marketing, uma estratégia para fidelizá-los e transformá-los em influenciadores da sua marca

 

O que é o Advocacy Marketing? 

O Advocacy Marketing (ou Marketing de Defensores) tem como objetivo incentivar clientes, colaboradores, parceiros e entusiastas a defenderem e falarem sobre a sua marca através de conteúdos, produtos, pesquisas, experiências, desafios ou enquetes que geram uma relação de fidelidade. 

Essa estratégia pode alcançar ROI de até 650% para cada dólar investido, segundo estudos da Tomson. 

Esses influenciadores – ou defensores da marca, são responsáveis por divulgar a sua empresa nas redes sociais, indicar para amigos e familiares e servem como fonte de informação para possíveis outros colaboradores e clientes. De acordo com a BzzAgent, os defensores possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece.    

Uma forma de incentivar essas ações é através da gamificação, uma mecânica de jogos para motivar e engajar os usuários.  

No caso de uma empresa que deseja aplicar essa estratégia, é definida uma campanha em que cada ação gera uma pontuação. Por exemplo, curtir a publicação vale 10 pontos, comentar vale 30 e compartilhar 50. Dessa forma, os participantes mais engajados ficarão nos primeiros lugares de um ranking e receberão prêmios. 

Os prêmios são definidos pela empresa e podem ser desde uma sessão de cinema até um Day Off, por exemplo. 

Como criar a minha estratégia de Advocacy Marketing com colaboradores? 

Uma das vertentes do Advocacy Marketing é o Employee Advocacy, que tem como foco principal os colaboradores. Saiba mais sobre como criar a sua estratégia: 

Tenha um canal direto 

Os colaboradores gostam de serem ouvidos. Nem sempre tudo vai ser incrível, mas com uma relação próxima entre os funcionários, é possível que ele se sinta acolhido para relatar seus problemas, erros e dividir inseguranças e, assim, ganhar mais confiança. 

Comunique-se de forma adequada com a sua audiência 

Para conseguir que pessoas se relacionem com o que você está publicando, é preciso usar a mesma linguagem e descobrir as redes e canais de comunicação que eles estão. 

As suas publicações em redes sociais precisam fazer sentido para esse público. Uma pessoa atingida corretamente por uma divulgação pode compartilhá-la com amigos e familiares imediatamente. 

Mantenha frequência nas publicações 

A frequência de publicações contribui para que a sua marca seja vista e lembrada por pessoas de fora, contribuindo para a reputação da marca, além de garantir maior participação dos seus influenciadores, que a cada vez que realizarem a ação, ganharão pontos. 

Tenha um programa de recompensa 

Os programas de recompensa são estratégias antigas, em geral focadas em premiar clientes e colaboradores fiéis a uma marca. Um exemplo são as milhas de passagens aéreas, pois ao voar várias vezes com uma mesma companhia, por exemplo, você recebe pontos que pode trocar por descontos ou passagens inteiras. 

O programa de recompensas também pode ser uma forma de premiar clientes e colaboradores que se envolvem nas estratégias da marca. O Advocacy Marketing pode ser trabalhado oferecendo uma contrapartida, como prêmios, descontos ou acesso à conteúdos exclusivos. 

Aposte em uma plataforma de Advocacy Marketing 

Existem plataformas focadas em viabilizar e aprimorar o Advocacy Marketing, como a Talkative. Nesse caso, a maior parte dos resultados é computado de forma automatizada, facilitando a organização das campanhas. 

Sem uma plataforma, é preciso criar diversas planilhas e garantir que todas as ações, nome dos participantes e pontuação estejam anotados, o que demanda um tempo maior da equipe responsável e pode se tornar inviável dependendo do número de colaboradores e ações. 

Com uma plataforma dedicada, é possível criar uma comunidade, seja de clientes, colaboradores ou entusiastas. A ideia é que esses defensores recebam as instruções para quais ações devem desenvolver com a finalidade de gerar mais pontos. Usando uma estratégia de gamificação, é feita uma interação baseada em engajamento, compartilhamento e participação em atividades propostas pela empresa. 

O diferencial de uma plataforma de Advocacy Marketing é que todos os dados dessas interações, publicações e engajamento são gerados automaticamente. 

Acompanhe as métricas 

Acompanhar métricas é parte fundamental de qualquer estratégia. Já falamos sobre ela no no tópico anterior e importante ressaltar essa necessidade novamente. 

Os dados são os maiores aliados para entender quais campanhas estão funcionando ou não. Os colaboradores estão compartilhando o conteúdo? As publicações estão gerando resultado? Qual foi o aumento em um mês? Que tipo de conteúdo gera mais engajamento? O que não performou bem? 

Aqui, mais uma vez, uma plataforma de Advocacy Marketing também pode ajudar muito. Com relatórios em tempo real, a equipe pode fazer acompanhamentos diários dos resultados. 

Conheça mais sobre a Talkative, plataforma de Marketing de Defensores da Spark 

A Talkative é a plataforma para a sua empresa criar a própria comunidade de influenciadores com clientes e colaboradores para: 

  • Engajar a cultura da marca; 
  • Melhorar a reputação como marca empregadora; 
  • Garante a presença online; 
  • Obtém um novo canal de mídia sem custo de impulsionamento; 
  • Comprova o ROI através de relatórios. 

Além disso, a Talkative é a única ferramenta brasileira de Marketing de Defensores com app no celular, disponível para Android e iOS. 

As redes sociais são integradas automaticamente e a contabilização das interações de conteúdos são feitas pelo próprio app. 

Assim, gera mais engajamento, resultados e melhor experiência. Com notificações push direto no celular. 

Faça o teste grátis por 15 dias da Talkative e conheça mais sobre a plataforma!