Embora a estratégia de marca empregadora seja bem mais do que postar conteúdo nas mídias sociais, é através delas que as pessoas se conectam rápido aos valores da empresa, assim como criam suas opiniões. 

Seja pelo formato que se usa, a história que se conta (storytelling) ou a emoção que se cria através do conteúdo. Tudo isso possui um valor importante na hora de amplificar a mensagem que a empresa deseja transmitir ao mercado de trabalho. Além disso, reflete diretamente no recrutamento de bons profissionais. 

E é neste contexto que, nós da Employer Branding Brasil, mostramos através desse conteúdo o poder das redes sociais para a estratégia de employer branding e como é possível melhorá a fim obter os melhores resultados. Acompanhe!

Mídias sociais e o poder delas para o Employer Branding  

Caracterizada como uma estratégia de marketing voltada para gerar uma percepção positiva da empresa como local de trabalho, o employer branding (EB) é muito mais que uma atração de talentos. Embora ela tenha como função atrair e reter os melhores profissionais para a empresa, é ela também que conecta os objetivos, a cultura e propósito do negócio. 

Diante disso, mais que um bom processo de recrutamento e benefícios aos colaboradores, a EB precisa ter diversas questões alinhadas para dar certo, sendo a produção de conteúdo e gestão de mídias sociais como uma delas. 

E mesmo que a ferramenta não seja apenas o suficiente, o apoio dela é fundamental para que a proposta de valor que a empresa deseje passar seja entregue.

Vale lembrar que muitas empresas hoje sofrem com o alto índice de turnover e todo o processo de recrutamento e seleção se mostra mais custoso quando, por algum motivo, o candidato não se mostra conectado à cultura organizacional, ou então não procura nem participar da seleção devido às pesquisas realizadas pelas redes sociais. 

É isso mesmo! Segundo a plataforma de recrutamento Gypy 74% dos candidatos fazem uma pesquisa na internet sobre a empresa antes de se candidatar. Eles buscam informações nas próprias páginas de carreiras, como também das redes sociais e referências em publicações de outros funcionários ou candidatos. 

Portanto, por mais que sua empresa demonstre suas propostas de valores nas páginas de recrutamento oficiais, é nas mídias sociais que a mágica da marca empregadora acontece. Dessa forma otimizar seus canais digitais para ampliar o alcance da marca é de fato algo a ser considerado.

Como melhorar a estratégia de Employer branding com as redes sociais?

Fato é que uma estratégia de employer branding nas mídias sociais bem planejada e executada pode favorecer e muito a retenção de bons talentos. Além disso, também contribui para que o conceito de valor e cultura da marca seja entregue de forma eficaz. 

Para melhorar sua estratégia, no entanto, é necessário criar conteúdos relevantes, não só que tenham o intuito de atrair a pessoa de forma imediata, mas sim de diagnosticar a dor do candidato. O intuito é se aprofundar nela de modo a demonstrar seu valor, seja em formato de campanha e até mesmo de posicionamento. 

Além disso, vale entender que redes sociais são canais e é necessário trabalhar de forma única, pois as pessoas buscam por coisas diferentes em cada uma delas. LinkedIn, Instagram, Glasdoor e Medium, por exemplo, são boas escolhas para você apostar seu conteúdo voltado à marca empregadora, já que são bastante otimizados.

Portanto, nossas dicas são:

  • Busque demonstrar o propósito e cultura da sua marca em cada conteúdo para criar profundidade nas redes sociais. 
  • Procure sempre por histórias verdadeiras. Dessa forma seja coerente com o que se vive dentro da empresa. 
  • Se atente aos conteúdos que demonstrem o diferencial e personalidade da marca.
  • Crie editoriais e opte sempre por conteúdos que informem, engajem e agreguem valor às pessoas.
  • Lembre-se: mais do que pensar em horário de publicação e que hastag usar, o ideal é focar no conteúdo e que ele seja otimizado. Estude como funciona o algoritmo dos buscadores da internet, como Google e Bing.

Mídias sociais e uma reflexão sobre elas

Como vimos acima, as redes sociais possuem um papel importante dentro da estratégia de employer branding. Afinal ela funciona como porta de entrada para que as pessoas conheçam a marca, seus valores e diferenciais

Além disso, as redes também ajudam os candidatos a descobrirem o ambiente de trabalho, já que pode receber comentários dos funcionários.

Contudo, vale deixar a reflexão, que a ferramenta é apenas uma das importantes missões que a EB precisa desenvolver para ter sucesso. Embora cada plataforma possua técnicas de SEO para entregar o melhor resultado, ainda assim é necessário entender que:

  • O conceito de marca empregadora precisa estar relacionado a estratégias de eventos e parcerias.
  • A estratégia deve buscar diagnosticar e compreender melhor a proposta de valor.
  • É fundamental trabalhar o Employee Advocacy.
  • A experiência do candidato durante o processo de recrutamento vale muito.
  • Focar mais no diálogo do que nos benefícios materiais;
  • Entre outros.

Como Employer Branding Brasil pode ajudar?

Diante de todo o conhecimento acima adquirido sobre a importância das mídias sociais para a marca empregadora, assim como formas de melhorar a otimização do conteúdo para que ele surta efeito nestas redes, precisamos falar sobre a EBB Academy. 

A plataforma é caracterizada como o primeiro passo para você se tornar um profissional de EB do Brasil. Nela você adquire conhecimentos importantes sobre a estratégia e como implementá-la na empresa visando formar os melhores profissionais da sua equipe. 

Como vimos, as redes sociais são a ponta do iceberg da EB, dessa forma a EBB Academy entra como uma jornada de aprendizagem importante para que você e sua equipe entendam melhor sobre a estratégia, planejamento e construção do conceito. 

Além disso, adquire conhecimentos extras sobre Candidate Experience, Employer Experience, EVP e construção de personas. Também absorve conhecimentos sobre páginas de carreiras e transforma as redes sociais da empresa em ótimos caminhos para agregar valor à marca. 

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