A busca por talentos profissionais está cada dia mais acirrada entre as empresas. Afinal, assim como as instituições buscam por funcionários talentosos, os candidatos às vagas estão mais exigentes quanto às suas escolhas profissionais. O processo de atração e employer branding podem melhorar esse cenário. Saiba como a seguir!

Um processo de atração profissional pode ser a solução para a retenção de talentos, criação de equipes de alto rendimento e, consequentemente, retornos financeiros positivos para a empresa.

Como encontrar o candidato ideal? Não é uma tarefa difícil se a organização souber utilizar as estratégias corretas para atrair e reter os colaboradores.

Por isso, o conceito de employer branding pode ser o recurso perfeito para atrair os melhores talentos para a empresa. Confira abaixo!

 

Índice

O que é processo de atração?

Primeiramente, vamos explicar o que é o processo de atração, um conjunto de estratégias promovidas para atrair, encantar e conquistar profissionais de alta performance.

Para isso, são feitas ações que ajudam a integrar o novo funcionário desde o processo seletivo.

Normalmente, esse conjunto de esforços é praticado pelos integrantes do setor de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, além da área de Recrutamento e Seleção.

Assim como essas iniciativas de atração de talentos podem conquistar os melhores profissionais disponíveis do mercado e reter talentos, elas podem valorizar a imagem da instituição.

Benefícios da atração de talentos

Quais são os benefícios de um processo de atração de talentos bem feito? Existem vários e nós podemos contar quais são eles, a seguir:

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional tem o objetivo de compreender as reais necessidades, preocupações e percepções dos funcionários, com a finalidade de resolver os problemas e melhorar o ambiente de trabalho.

Ao investir em estratégias para o processo de atração e seleção dos talentos, as chances do clima na empresa ser impactado positivamente são bem maiores.

Afinal, quando os colaboradores estão mais satisfeitos no dia a dia, mais motivados, engajados e felizes, o clima organizacional será positivo.

Qualidade das atividades e entregas

Sem dúvidas, a qualidade das atividades e entregas realizadas será maior se forem realizadas por profissionais que possuem o fit com a vaga e a empresa.

Ao saber desempenhar todas as funções descritas na vaga e ao usar todo o conhecimento exigido para a entrega das demandas, os resultados obtidos podem fazer com que a empresa chegue aos seus objetivos.

Portanto, as ações que atraem os profissionais talentosos do mercado causam impactos na qualidade dos serviços.

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Quando um processo de recrutamento e seleção escolhe um trabalhador incompatível com a vaga, a produtividade da área será baixa, já que a equipe precisará realizar mais funções para suprir as necessidades do novo colega.

Outro ponto é o tempo que o novo funcionário leva para se adaptar e aprender os processos internos, que demanda ajuda dos integrantes com mais tempo no departamento.

Por outro lado, quando o recém-contratado possui as competências e habilidades para ajudar seu time, além de aprender com facilidade, a produtividade do setor será aumentada.

Baixo nível de turnover

Um dos principais benefícios de apostar no processo de atração de talentos é a queda do índice de turnover.

Isso porque ao trazer profissionais compatíveis com a vaga e empresa, os números de demissões diminuem e a taxa de rotatividade de colaboradores cai consideravelmente.

Sendo assim, se o motivo do aumento da retenção for a falta de fit cultural entre empregado e empregadores, o processo de atração e seleção pode ajudar a diminuir esse problema.

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Estratégias para ter uma melhor atração de talentos

Quais estratégias podem ser utilizadas na hora de ampliar a atração de profissionais? Buscamos as principais estratégias para ter uma melhor atração de talentos, veja quais são:

Defina o perfil de profissional que deseja atrair

De fato, para atrair as pessoas certas para as vagas, o perfil de profissional precisa ser definido antes da contratação.

Para isso, reúna os profissionais envolvidos na contratação do novo colaborador e os integrantes do setor de Recrutamento e Seleção para definirem as competências e habilidades fundamentais.

Estude e monte um perfil adequado para a vaga e alinhe com as expectativas e reais necessidades da empresa.

Realize o marketing de recrutamento

Se o marketing tradicional consegue converter leads em clientes, o marketing de recrutamento transforma candidatos às vagas em recém-contratados.

Esse tipo de marketing realiza estratégias inteligentes para divulgar as vagas e gera interesse nos potenciais colaboradores.

Por isso, é importante informar todas as informações a respeito das competências do cargo, assim como o propósito, os valores e a cultura do negócio.

Foque na cultura organizacional

Encontrar profissionais que possuam um perfil compatível com a cultura organizacional não é tão simples assim.

No entanto, ao focar na cultura da empresa e disseminar os costumes, comportamentos, hábitos, prática, condutas, rituais, formalidades e protocolos, a instituição pode encontrar profissionais alinhados com os valores e cultura dela.

Para divulgar esses valores e a cultura é necessário que esses pontos estejam bem definidos e cumpridos pela organização.

Invista em employer branding

Ao investir em employer branding é possível melhorar a percepção que as pessoas têm sobre a empresa.

Dessa forma, investir nessa estratégia é uma ótima forma de melhorar o processo de atração dos talentos.

Afinal, ao possuírem uma visão positiva sobre determinada empresa, tomar a decisão de fazer parte dela será mais fácil. Entenda melhor esse conceito, a seguir!

O que é employer branding?

Afinal, o que é employer branding? Caso você ainda não saiba ou não conheça muito bem esse termo, então continue a leitura.

O employer branding é um conjunto de estratégias que visa melhorar a percepção que os profissionais têm sobre a empresa.

Sendo assim, todas as características de determinada instituição, como os incentivos e práticas realizadas, favorecem o processo de atração e retenção de talentos, além de outros benefícios.

Na tradução livre para o português, employer branding significa “marca empregadora”, termo bastante utilizado no Brasil.

No entanto, esse conceito vai muito mais além dessa tradução, já que, na prática, trata-se da visão que os colaboradores têm da marca de um determinado empregador, ou seja, a sua reputação.

Vantagens do employer branding

Empresas que investem em estratégias de employer branding conseguem humanizar as relações profissionais. Além disso, podemos destacar outros pontos positivos desse conceito aplicado na prática. Veja:

Atração de novos talentos

Sem dúvidas, aplicar as estratégias de employer branding na empresa ajuda a atrair ótimos profissionais do mercado de trabalho.

Afinal, o termo “marca empregadora”, de fato, comprova que as instituições que utilizam essa estratégia possuem a facilidade de empregar pessoas.

Os resultados do investimento em employer branding são, definitivamente, as melhores atrações de profissionais qualificados e pessoas talentosas do mercado.

Aumento da motivação dos colaboradores

De fato, ao mostrar que as iniciativas de employer branding estão sendo levadas à sério pela instituição, os funcionários irão enxergar de forma positiva essas ações.

Sendo assim, essa valorização e preocupação por parte da organização irá potencializar a motivação diária dos colaboradores.

Afinal, trabalhar em um local onde as relações profissionais são valorizadas e cuidadas com atenção pode trazer ótimos retornos às empresas.

Retenção de talentos

Assim como o employer branding contribui com o processo de atração de talentos, a retenção de trabalhadores também é reforçada.

Isso porque os novos funcionários e aqueles que já estão mais tempo desempenhando suas funções se identificam com os valores da empresa e, consequentemente, desejam permanecer em suas posições por muito tempo.

Sendo assim, as estratégias de employer branding é uma das melhores soluções para contribuir fortemente para a redução da taxa de turnover.

Mídia espontânea

Sabe aquelas postagens nas redes sociais com profissionais compartilhando suas experiências no processo seletivo, no onboarding e até mesmo no offboarding de uma empresa?

Esse tipo de mensagem compartilhada é um tipo de mídia espontânea e gratuita para empresas que investem em boas práticas de employer branding e conseguem oferecer boas experiências durante a jornada do colaborador.

Portanto, investir nesse tipo de estratégia é uma ótima maneira de incentivar os profissionais na divulgação das suas experiências e atingir pessoas que a empresa não alcançaria organicamente.

processo de atração

Ações para melhorar o seu processo de atração e que deveriam estar na sua estratégia de employer branding

Realizando ou não as estratégias de employer branding, as empresas já possuem sua imagem de marca empregadora no mercado.

Isso porque os candidatos às vagas e colaboradores de determinada instituição propagam suas experiências nas redes sociais, sites de avaliação e no contato de networking.

Portanto, organizações que não investem nessa estratégia precisarão lidar com a imagem construída sobre ela de acordo com as divulgações dos profissionais.

Porém, existe uma forma de mostrar os valores e a cultura da empresa, tornando-os mais atraentes para os trabalhadores que irão se identificar com ela. Saiba como abaixo:

1. Analisar a situação atual da instituição

Como anda a imagem da sua marca empregadora?
Realize pesquisas de satisfação sobre os processos seletivos e sobre trabalhar na empresa, além de feedbacks para entender a percepção dos profissionais em relação à marca do negócio.

2. Priorizar o funcionário

Quando falamos sobre employer branding, tudo é sobre pessoas e sobre experiências. Portanto, priorize ao máximo os colaboradores e a jornada de cada um deles.

Ao priorizar o trabalhador, o sentimento de reconhecimento faz com que os profissionais gostem da empresa e admiram seus líderes, transmitindo isso naturalmente.

3. Ser claro sobre as ofertas de emprego

É muito importante ser claro sobre as ofertas de trabalho durante a divulgação das vagas e nos processos seletivos.

Sendo assim, apresente com clareza todos os detalhes sobre a oportunidade de emprego para atrair profissionais compatíveis com a vaga, diminuindo as chances de frustrações profissionais, propagação negativa sobre a empresa e aumento da rotatividade de colaboradores.

4. Reconhecer os colaboradores

O reconhecimento profissional vai muito além da oferta de um bom salário, portanto, crie estratégias para reconhecer e valorizar os funcionários.

Dessa forma, é muito importante criar incentivos e benefícios atraentes para os trabalhadores, além de reconhecer através de feedbacks quando um trabalho é bem executado.

5. Ter presença digital

De fato, empresas que estão presentes no mundo digital conseguem atrair mais talentos para ocupar as vagas de emprego.

Portanto, marque presença em todos os tipos de mídias, como sites e redes sociais para alcançar o maior número de pessoas possível.

6. Escolher as ferramentas ideias

Para ajudar no processo de atração e na implementação das estratégias do employer branding, escolha as ferramentas ideais para auxiliar nessas ações e melhorar os resultados.

Estude o mercado, verifique as opções disponíveis e entenda qual a melhor opção para ajudar nessas tarefas.

7. Reforçar a sua imagem

É muito importante reforçar a imagem da marca empregadora, portanto, realize ações como a criação de material informativo a respeito da empresa, blogs institucionais, redes sociais e e-mail marketing.

Dessa forma, considere o profissional interessado na sua empresa como leads, ou seja, futuros colaboradores na instituição quando as vagas estiverem abertas.

Por que investir em processo de atração e employer branding?

Se você ainda não se convenceu que investir em processo de atração e employer branding é muito importante para o seu negócio, então veja algumas pesquisas mostram porque é necessário realizar essas estratégias. A seguir:

  • de acordo com a Sparc Start, 41% dos profissionais que estão procurando emprego desejam ver os depoimentos de trabalhadores ao pesquisar as oportunidades de trabalho;
  • uma pesquisa da Career Arc, revelou que 55% das pessoas que buscam emprego consideram as redes sociais como o recurso mais útil durante a procura;
  • 62% das empresas já entendem o que é Employer Branding (Employer Branding Brasil);
  • mais de 93% dos consumidores deixam de comprar em empresas com má reputação (ReclameAqui);
  • uma pesquisa chamada Employer Branding Essentials, do LinkedIn, mostrou que uma empresa com uma marca empregadora mais forte do que seus concorrentes têm uma redução, em média, de 43% no custo por candidato contratado.

A jornada do colaborador

Agora que você entendeu melhor o processo de atração de talentos e o conceito de employer branding, vamos explicar a jornada dos funcionários.

Em primeiro lugar, já parou para pensar o porquê compramos determinada marca? Quando buscamos por um produto nos atentamos aos requisitos que buscamos, como a qualidade, experiência de compra, atendimento ao cliente, garantias que oferece, benefícios e outros fatores.

Esses pontos são importantes na contribuição pela reputação da marca, principalmente durante as experiências durante toda jornada do colaborador.

Sendo assim, o que contribui pela reputação do employer branding é a experiência das pessoas: antes, durante e após trabalhar na empresa.

Diante disso temos 3 elementos importantes na jornada do colaborador:

  • candidato;
  • funcionário;
  • embaixador ou difamador.
o que é employer branding

A experiência do colaborador

A jornada do colaborador começa em qualquer contato inicial com uma marca empregadora, como página de carreiras, histórias sobre a empresa, descrição sobre processo seletivo, divulgação das experiências do candidato, feedbacks dos processos, entre outras situações.

Até o momento em que vivem a cultura da empresa é possível constatar o discurso e até mesmo colaborar para a marca.

Diante disso, podemos encontrar o alinhamento discursivo de EVP (Employee value proposition ou Proposta de Valor do Empregador), tornando os atributos únicos, genuínos na vivência como pessoa colaboradora, agregando propósito e criando algo real para a marca.

No entanto, a experiência não depende apenas do time alinhado de atração, página de carreiras atrativa ou do setor de Recursos Humanos. Na verdade, a responsabilidade sobre a reputação e experiência do colaborador depende de todos, de executores, líderes à qualquer profissional que faça parte da organização.

Assim, quando todos os trabalhadores estiverem engajados será possível contar uma história única e verdadeira sobre quem sua marca é no dia a dia das pessoas.

Afinal, atração de talentos e employer branding se conectam?

Afinal, qual a conexão do processo de atração de talentos e employer branding? Quando se conectam? Quais os benefícios que uma boa estratégia de employer branding pode trazer para seu processo de atração e seleção? Confira a seguir:

  • time de atração e seleção com discurso alinhado, comunicando os objetivos e a cultura da empresa de forma assertiva;
  • maior probabilidade do processo de Talent Hunting funcionar ao contatar possíveis talentos para a instituição;
  • a frequência da comunicação da marca empregadora torna a empresa mais evidente para o mercado e, consequentemente, mais atrativa;
  • raciocínio estratégico que entende os pontos fortes e as dores dos candidatos durante a jornada e a experiência do colaborador;
  • processos com maior SLA (Service Level Agreement, que significa Acordo de Nível de Serviço), redução do tempo de fechamento e custo por talento;
  • redução de turnover;
  • construção de pipeline de talentos;
  • maior assertividade na atração de talentos alinhados à cultura;
  • divulgação orgânica e reconhecimento de marca empregadora (brand awareness);
  • evolução na atração de vagas específicas.

Enfim, diante disso, não é possível aplicar as estratégias de employer branding pensando somente na comunicação da marca, já que a atração sozinha pode até funcionar, mas não a longo prazo. Aliás, esse processo tende a ser mais complexo e difícil para o time de recrutamento.

Por fim, é preciso mudar o mindset e entender que esse processo tem que ser feito pensando também no longo prazo, construindo dia a dia e em formato 360°.

E aí, o que achou da conexão do processo de atração de talentos com as ações de employer branding? Juntas, essas estratégias podem trazer ótimos resultados para o seu negócio. Afinal, quando falamos de employer branding, tudo é sobre pessoas e tudo é sobre experiências!