É cada vez mais evidente que atrair profissionais talentosos, e que tenham a cara da sua cultura tem se tornado uma tarefa difícil.

Ainda mais em um mundo que tem se falado em disputa, principalmente quando falamos de desenvolvimento de software, tecnologia e outros. Essa esfera se abrange para todas as outras áreas, hoje esses nichos estão mais evidentes porque o mercado está extremamente aquecido por falta de profissionais (falando de volume e não capacidade).

Segundo O Globo, em uma matéria publicada em 20XX, é estimado que até 2024, o Brasil precise de cerca de 420 mil profissionais dessa área, porém o Brasil forma apenas 46 mil por ano.

Falando da experiência do candidato e o determinado instante que o líder entra no processo seletivo para entrevistar, esse é um dos momentos chave do processo. É um ponto de contato, que da previsibilidade para a possível trajetória e reflexão:
“Possivelmente estarei com essa pessoa por um bom tempo, quero isso pra mim, até que ponto me identifico com ela e ela transmite a cultura e o propósito de onde quero estar?”

Pensando nesses aspectos é interessante fomentar essa responsabilidade coletiva: atrair x reter. Isso não é uma responsabilidade somente do RH, Cultura ou uma boa estratégia de Employer Branding.

10 pontos que se é esperado de um líder dentro desse processo:

  1. Acessibilidade: ser acessível e um desafio no mundo de hoje, mas um bom líder precisa disso. E sobre experiência. Pode não ter o melhor produto, mas alguém pode ficar ou voltar pelo seu “atendimento”.
  2. Valorização de capital humano na consequência de resultados positivos tanto na organização, quanto equipe: isso gera engajamento, criatividade, traz proximidade e gera desenvolvimento.
  3. Vivência da cultura que transmite identificação e reafirma o clima organizacional.
  4. Comportamentos de sucesso: liderar pelo exemplo. Viver aquilo que é proposto e que tenha propósito, incentivar a cultura é incentivar potenciais a se desenvolver.
  5. Afetividade: interesse genuíno pelo outro, aproximação e amparo.
  6. Cultura de aprendizado através da cultura organizacional: aprender e transmitir é um dos valores mais valiosos na atração e retenção de talentos.
  7. Reafirmação de incentivos e programas internos de Desenvolvimento: a efetividade dessas ações cria uma cultura de valor para o colaborador e o faz entender sua responsabilidade e protagonismo, porém junto da liderança esse caminho se torna mais fácil.
  8. Colaboração: o compartilhamento na tomada de decisões traz seus profissionais para perto e o senso de pertencimento e importante para ações no presente e futuro da organização.
  9. Escuta: estamos em 2021, mas muita gente ainda não sabe ouvir. O líder que escuta, conversa, elabora, questiona, desenvolve-se e consequentemente desenvolve pessoas. A escuta faz parte da linha de horizontalidade entre líder x liderado.
  10. Respeitar e entender a individualidade de todos: tratar todos como iguais, mas entender que cada um é diferente.

Os pontos citados acima ajudam a criar uma cultura de lealdade em prol dos seus liderados, trazendo um senso de responsabilidade na realização de propósitos coletivos, que vai além dos benefícios monetários e de recompensa. Atrair e reter é uma relação de fidelidade que tem que ser trabalhada continuamente com o ser humano como estratégia principal, por isso é fundamental o papel da liderança nesse processo.

Quando estamos falando na construção de times e pipeline de talentos, é esperado que líderes tenham total discernimento e sensibilidade do contexto organizacional interno para traduzir e conectar essa responsabilidade com a equipe responsável na contratação (recrutamento e seleção), o domínio desse contexto ocasiona em contratações mais assertivas e com possibilidade de match e longevidade dentro da organização. Isso é estratégia.

Hoje o grande desafio das empresas e que as pessoas sejam FELIZES, já que passamos 1/3 da nossa vida no ambiente de trabalho. Liderar foge do senso de conhecer os processos, operações e conhecimento técnico (isso também faz parte), mas o maior valor de um líder é refletir sempre acerca do seu trabalho olhando o capital humano como o centro de suas realizações e um guardião de experiências genuínas.

Igor Antunes
Por Igor Antunes

Formado em Psicologia em 2019, e trabalhando há 2 anos com Atração e Seleção de Talentos. Comecei minha carreira com recrutamento para tecnologia e tenho passagens por consultoria e empresa de Tecnologia, agora assumo um novo desafio como Analista de Employer Branding Pleno na Contabilizei, uma startup que está em crescimento acelerado.

Ao decorrer desse tempo descobri minha paixão por comunicação e marketing, então conheci Employer Branding, foi o match perfeito, unindo expertises de recrutamento e aprendendo cada vez mais sobre essa estratégia que traz inovação em prol do negócio!

O propósito é gerar escalabilidade a favor das necessidades da empresa como empregadora, experiências verdadeiras e positivas para as pessoas em contato com valores, cultura e tudo que envolve reputação de marca.