Neste artigo, vamos mostrar quais são as tendências do futuro do trabalho e do RH para as empresas se prepararem para as próximas mudanças, causadas pelos rápidos avanços tecnológicos e pela globalização. Confira abaixo!

Muitos processos e modelos de trabalho que as empresas utilizam no dia a dia, nos próximos anos se tornarão antigas e ultrapassadas. Pensando nisso, no futuro do trabalho, nós iremos mostrar quais as novas estratégias e processos na gestão de pessoas.

A conexão da humanização com a tecnologia é o caminho que liga as tendências com as futuras práticas de RH (Recursos Humanos). Continue a leitura, a seguir!

Qual o futuro do trabalho?

A tecnologia está revolucionando o futuro do trabalho, mas com ela surgem tanto desafios como oportunidades. A humanização pode ser a solução para recompensar essas mudanças.

Existem 3 mudanças profundas no cenário atual: o trabalho em si, quem o realiza e como ele é realizado.

Sendo assim, a expectativa é que o trabalho do futuro seja movido por novas tecnologias e dados analíticos, além das habilidades humanas. Entenda melhor adiante:

Mudanças sobre como é feito o trabalho

O primeiro elemento da mudança do futuro do trabalho se concentra na colaboração e automação da inteligência artificial para realizar o trabalho de forma eficiente e inovadora.

As ferramentas irão variar de softwares analíticos a chatbots que podem aprender e se adaptar usando Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural e outros tipos de aprendizado.

Ao invés de se concentrar na substituição dos colaboradores, os empregadores com visão de futuro irão aproveitar o poder dessa relação ‘homem-máquina’ para melhorar a produtividade, o engajamento e a criatividade entre os funcionários.

Transformações em quem faz o trabalho

O futuro do trabalho engloba a necessidade de ter profissionais com modelos tradicionais de trabalho ao lado de funcionários temporários, freelancers, entre outros formatos mais flexíveis.

Nesse sentido, entramos para o segundo movimento dessa transformação causada em quem realiza o trabalho.

Dessa forma, as empresas precisam se preparar para criarem novos tipos de empregos, cargos e planos de carreira que sejam atraentes para os futuros profissionais.

Além disso, novas habilidades do futuro serão necessárias ao se basear nas projeções do futuro do trabalho. (Falaremos quais são elas, neste artigo).

Modificações sobre onde o trabalho é feito

O futuro do mercado de trabalho também fará modificações sobre onde e quando o trabalho é feito.

A pandemia global do Coronavírus impulsionou a necessidade dos funcionários trabalharem com sucesso fora de um espaço físico de trabalho.

Sem dúvidas, a mudança pela flexibilidade no local de trabalho irá continuar no futuro. Afinal, as fronteiras geográficas diminuíram com os recursos tecnológicos disponíveis.

Sendo assim, o trabalho já pode e continuará sendo feito em qualquer lugar do mundo, transformando as leis trabalhistas e criando oportunidades de empregos globais.

 o futuro do RH?

O futuro do RH está atrelado à humanização e à tecnologia para melhorar os processos do setor e torná-lo ainda mais estratégico.

Para isso, essa área precisa encontrar novas tecnologias facilitadoras, principalmente no caminho da automatização.

Essa mudança no futuro visa eliminar as tarefas burocráticas empresariais, que tanto assombram esse setor há décadas. 

Assim, as tarefas que antes fariam os profissionais de RH perder muito tempo se tornarão automatizadas, facilitando o dia a dia dos integrantes desse departamento e disponibilizando mais tempo para executarem outras atividades mais humanas.

Quais as tendências para o futuro do RH?

As principais tendências de mudanças do RH impactarão o futuro do trabalho dos profissionais desse setor e de outras áreas. Continue lendo para saber como o futuro afetará todos os colaboradores da sua empresa. Veja como abaixo: 

1. Se adaptar aos novos formas de trabalho

Com o aumento dos novos formatos de trabalho, o RH do futuro terá que se adaptar às diferentes situações de trabalho. 

Dessa forma, as práticas de recrutamento, seleção, onboarding, treinamentos e desenvolvimento se tornarão mais digitais. 

Vale destacar que o recrutamento e seleção na era tech, ou seja, na área de tecnologia, vai ser bastante impactado no futuro com as novas formas de trabalho. 

Como esses novos modelos de trabalho andam de mãos dadas com a tecnologia, o RH precisa buscar os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar as interações entre o setor e os colaboradores.

Por isso, o RH precisa ajudar os profissionais e as empresas a continuarem se adequando aos novos formatos de trabalho nos próximos anos.

2. Melhorar a experiência do funcionário

O futuro do RH depende da experiência do funcionário, isso porque as ferramentas tradicionais para engajamento de colaboradores precisarão ser reinventadas para tornar a experiência do trabalhador uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes

Além disso, o investimento na experiência do funcionário está relacionado aos resultados dos negócios.

Isso porque o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo, então é necessário aprimorar a experiência do funcionário para atrair e reter talentos.

Para fazer isso, é importante investir em comunicação interna, employer branding, aprimorar os treinamentos de integração e melhorar o clima organizacional, além de oferecer soluções e vantagens que se adequam às necessidades das equipes.

3. Aprimorar o employer branding

Segundo pesquisa do LinkedIn, as empresas que investem em Employer Branding reduzem seus custos de contratação em 50%.

 Portanto, ao aprimorar as estratégias de Employer Branding atualmente e no futuro, o RH e a empresa têm muito a ganhar, principalmente com redução dos custos com novas contratações. 

Nesse sentido, as empresas precisam estar cientes que tudo que elas proporcionam para seus funcionários reflete a sua reputação como empregadores. 

Consequentemente, no futuro, a tendência é que as empresas se interessem cada vez mais em garantir um ambiente de trabalho mais humanizado e tecnológico, focando na valorização e compensação do colaborador.

4. Fortalecer a marca empregadora

Os profissionais estão se tornando cada vez mais exigentes em relação às escolhas de trabalho, principalmente os integrantes das novas gerações (Millenials e geração Z).

Os trabalhadores exigentes estão mais atentos às informações sobre as empresas na internet, como em sites de avaliação dos colaboradores sobre as instituições e nas redes sociais.  

Sendo assim, para se tornar um local excelente para trabalhar é preciso fortalecer a imagem de marca empregadora

Para acompanhar as tendências do futuro no trabalho, o RH precisa aprimorar a sua imagem corporativa e fortalecer a marca empregadora através de estratégias de Employer Branding.

5. Utilizar ferramentas tecnológicas que ajudam a empresa

Já é necessário, mas no futuro o RH precisa se alinhar ainda mais às novas tecnologias para gerenciar os funcionários, principalmente os colaboradores remotos. 

Mesmo antes da Covid-19 atingir o mundo, as empresas reconheceram a necessidade de buscar softwares

Assim, cada vez mais esse setor entende que a jornada dos trabalhadores pode ser melhorada significativamente por meio dessas ferramentas digitais.

Por outro lado, os recursos tecnológicos facilitam o trabalho dos integrantes da área de RH porque conseguem medir a produtividade, turnover, absenteísmo e outros índices, além de armazenar as avaliações dos profissionais e pesquisas de engajamento, por exemplo.  

6. Realizar uma gestão orientada a dados

O futuro do RH está no Big Data? De fato, a gestão de dados é uma das maiores tendências que mudarão a forma do futuro do trabalho e do RH. 

De acordo com os dados de um estudo da MicroStrategy, 60% das empresas brasileiras já usam recursos de Data e Analytics no dia a dia do RH para definir suas estratégias.

O Big Data, software de conjunto de dados, pode ajudar a organizar e analisar os dados focados nas pessoas para um melhoramento contínuo no setor de RH e na empresa como um todo.

Sendo assim, cada vez mais os profissionais de RH precisam aprender a captar dados e saber como gerenciar o setor através dos resultados obtidos nessas ferramentas.

7. Focar na segurança cibernética

Com o aumento do uso de dados, a segurança cibernética se tornou um dos grandes desafios para o futuro do trabalho e do RH. 

Dessa forma, novas políticas de segurança cibernética e leis de segurança de dados, como a LGPD, serão criadas para superar questões como a confidencialidade e a privacidade dos funcionários. 

Afinal, o setor de RH lida com informações pessoais dos colaboradores, principalmente em software em nuvem, aqueles sistemas ou um conjunto de soluções de TI que podem ser acessados pela internet de qualquer dispositivo e lugar.

Por isso, o RH precisa criar um planejamento sobre como estabelecer práticas efetivas de segurança cibernética em um futuro bem próximo.

8. Realizar onboarding e offboarding

Ainda poucas empresas realizam onboarding e offboarding, inclusive, muitos RHs desconhecem as plataformas digitais para realizar esses processos de boas-vindas e de demissão humanizada, por exemplo.

Em um futuro próximo, os negócios que ainda não realizam a integração e o desligamento, precisarão realizar fluxos de integração de funcionários de maneira automatizada. 

Além disso, os programas de aprendizado e desenvolvimento também se tornarão completamente virtuais

No entanto, o maior desafio será a velocidade da transferência do conhecimento, ou seja, como fazer com que os novos integrantes da empresa se sintam bem-vindos na ausência de comunicação face à face. 

9. Aprender a criar um trabalho colaborativo

As mudanças recentes no mundo corporativo, como a flexibilização dos modelos de trabalho, fazem com que o trabalho colaborativo se torne um grande desafio para o RH e para as empresas.

Afinal, manter a comunicação entre os colaboradores de diferentes cidades, estados ou até países, não é uma tarefa fácil. Consequentemente, o trabalho em grupo também se torna mais difícil. 

Nesse caso, o RH possui a missão de integrar complementarmente os funcionários na cultura da empresa e melhorar o clima organizacional para evitar possíveis conflitos de comunicação.

Aprender a criar uma cultura de trabalho colaborativo pode ser eficaz e produtivo para todos dentro da instituição, já que quando as pessoas se ajudam o crescimento profissional se torna mais equilibrado para todos.

10. Oferecer benefícios flexíveis

Se o futuro do trabalho proporciona flexibilidade nos modelos de contratação, então os benefícios corporativos oferecidos também precisam proporcionar a liberdade de escolha ao colaborador.

Desse modo, os benefícios flexíveis se tornaram uma grande tendência entre as empresas, e assim devem continuar no futuro. 

Além disso, o futuro também pede a adaptação às tecnologias dos funcionários e dos RHs, então os benefícios precisam ser digitais.

Proporcionar a liberdade de escolha ao trabalhador faz com que ele tenha autonomia em saber como utilizar seu saldo de benefícios.

Como humanizar a tecnologia no trabalho?

 As principais tendências do futuro do trabalho citadas acima mostram a influência da tecnologia.

 Como os meios tecnológicos e inteligentes podem trazer humanização ao RH? Veja como isso é possível, abaixo:

  • Interprete os dados e tome decisões mais assertivas

Busque entender o que os dados dos relatórios de análise de pessoas te dizem sobre o desempenho dos funcionários e dos negócios.

 

Com ajuda dos softwares tecnológicos é possível coletar, analisar e interpretar dados, a fim de tomar decisões mais assertivas.

Para isso, use ferramentas, como o People Analytics, um tipo de tecnologia que oferece informações relevantes e seguras, ou seja, mais eficientes do que as opiniões pessoais.

  • Garanta que a tecnologia seja flexível e acessível  

A utilização de tecnologia precisa ser e acessível para todos dentro da empresa. Por isso, avalie todas as tecnologias utilizadas para entender como é a experiência do usuário, ou seja, do colaborador

O RH pode experimentar as tecnologias ou pedir feedbacks aos funcionários para entender o tempo investido e os impactos causados por elas.

Uma tecnologia humanizada é aquela que consegue entregar uma boa experiência ao colaborador de maneira acessível e sem atritos. 

  • Use as tecnologias sem substituir os colaboradores de RH

É muito importante buscar equilíbrio na adoção de novas tecnologias e nos fatores humanos do RH.

Sendo assim, os líderes precisam reforçar que as tecnologias utilizadas no setor de RH não irão substituir os funcionários.

Para isso, alguns processos burocráticos podem ser feitos com ajuda das ferramentas digitais, enquanto outras atividades do departamento passarão a ser feitas com mais tempo e cuidado. 

  • Estabeleça uma comunicação eficiente

Sem dúvidas, uma forma de humanizar a tecnologia utilizada pelo RH é estabelecendo uma comunicação eficiente.

Portanto, busque ferramentas digitais que ofereçam sensibilidade e acolhimento, como o aplicativo do colaborador que aproxima o profissional da empresa.

Nesse tipo de app, é possível levar informações a todos os funcionários através de comunicados, arquivos e informações organizacionais.

Quais as habilidades do futuro mais procuradas no trabalho?

 

Seguindo as tendências do futuro do trabalho e do RH, o que esperar das habilidades do futuro? 

Essas habilidades específicas satisfazem as necessidades das empresas, impostas pelas mudanças tecnológicas, e esperadas pelos profissionais nos próximos anos. São elas:

    1. Flexibilidade;
    2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
    3. Inteligência Emocional;
    4. Pensamento analítico e inovação;
    5. Criatividade, originalidade e iniciativa; 
    6. Liderança;
    7. Resolução de problemas complexos;
    8. Resiliência;
    9. Programação; 
    10. Ser orientado aos serviços para o cliente; 
    11. Raciocínio lógico;
    12. Experiência do usuário;
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias; 
  1. Análise e avaliação de sistemas;
  2. Persuasão e negociação. 

Vantagens das mudanças do futuro para o RH 

 

Confira os principais benefícios que as mudanças do futuro do trabalho e do RH trarão para os integrantes desse setor, colaboradores e para os negócios. Abaixo:

  • Flexibilização da carga horária e modelo de trabalho: com a ajuda das tecnologias o RH aprende e se adapta rapidamente aos novos modelos de trabalho e à flexibilidade da carga horária dos colaboradores.
  • Mudança no protagonismo do RH: ao se atualizar com as principais tendências do setor, o RH ganha protagonismo dentro das organizações.  
  • Valorização da criatividade: o RH do futuro conta com a tecnologia para otimizar tempo e os recursos dos processos, aumentando a inovação e criatividade dos integrantes da área para encontrar soluções.   
  • Mudança na forma de trabalhar em grupo: o departamento de RH com auxílio de ferramentas digitais consegue formar equipes de profissionais qualificados e alinhados, inclusive de funcionários que trabalham remotamente, que conseguem trazer rendimento máximo ao time.

Prepare o seu RH, seus funcionários e a sua empresa para as tendências do futuro do trabalho. Além disso, humanize a tecnologia a favor das experiências positivas dos seus colaboradores.