Em mundo globalizado, onde são os talentos que escolhem em qual empresa irão trabalhar, a competição para encontrar aquele candidato ideal ficou ainda maior. Se por um lado a tecnologia ajuda a deixar tudo mais competitivo, por outro é uma ferramenta essencial para sair na frente e criar uma Candidate Experience ou Experiência do Candidato de destaque.

A Candidate Experience é a impressão que a empresa deixa nos candidatos durante o processo de recrutamento e seleção. São diversas variáveis e condições para causar uma boa impressão. E a boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, a maioria dessas variáveis podem ser monitoradas ou desenvolvidas pela empresa contratante.

O processo de recrutamento e seleção envolve muitas informações e documentos importantes.O primeiro passo como recrutador, é saber oferecer isso tudo com clareza e agilidade. Por exemplo, a maioria dos candidatos prefere saber qual é o status do seu processo, quem está tomando conta dele e quais são as próximas etapas.

Alguns pequenos atos, que custam nada ou muito pouco, podem ser o fator decisivo na hora de passar uma boa imagem da sua marca e na escolha final daquele talento. Seja o tom de voz e a maneira de responder uma ligação, uma mensagem, ou um email. É importante fazer tudo isso sempre com muito respeito, paciência e compreensão. Além de explicar, mesmo que brevemente, as razões que levaram a escolha de outro candidato.

Lembre-se de que a fase de recrutamento e seleção pode ser um dos momentos mais apreensivos e complicados na vida de uma pessoa. Independentemente de ser uma questão de longo período de desemprego, recolocação profissional, subida de cargo, ou qualquer outra motivação que faça com que essa pessoa busque trabalhar com o seu negócio.

Entre os diversos benefícios de investir em tecnologia para Candidate Experience, podemos encontrar:

Redução de custos:

Sabemos que o processo de recrutamento e seleção podem ser bastante longos e caros para a empresa. Contudo, uma boa imagem de marca empregadora, diminui os gastos com publicidade, pois os candidatos virão até você. Com esse aumento do nível de interesse, o tempo para encontrar o candidato ideal também será mais reduzido.

Network mais sólido:

Sem dúvida, uma experiência do candidato positiva, fará com que esse candidato recomende a sua empresa para outras pessoas. Uma experiência incrível pode estimular outras empresas a se aproximarem da sua para repetir as boas práticas.

Seleção dos top talentos:

Ponto crucial, especialmente para aquelas competências que demandam um certo nível de senioridade ou uma formação bastante especializada.Aquelas que geralmente não são muito fáceis de encontrar ou que requerem um investimento financeiro maior.

Uma vez esclarecida a importância de investir na Candidate Experience, listamos os itens principais desse processo e como a tecnologia pode torná-lo ainda mais incrível.

Portais de Emprego e Redes Sociais

O primeiro passo é, sem dúvida, estar presente nos principais portais de emprego e nas redes sociais mais usadas para recrutamento e seleção. Assim, os candidatos de acharam muito facilmente. Nesse item, o ideal seria utilizar um software de recrutamento, onde possa publicar suas vagas de emprego diretamente nos portais ou LinkedIn, por exemplo. Dessa forma, não seria necessário se cadastrar em cada uma das páginas ou ter que publicar repetidas vezes o mesmo anúncio.

Site intuitivo

Uma vez que o seu anúncio de vaga de emprego chamou a atenção do candidato, essa pessoa vai buscar mais informações sobre sua empresa. Portanto, ter um site claro e intuitivo é crucial para que a oferta de emprego seja fácil de ser encontrada. Além disso, o formulário de inscrição deve estar claro e objetivo para que o candidato não perca muito tempo e envie seu currículo em alguns cliques. Seja transparente sempre. Do momento em que a vaga é criada e publicada, até as negociações de contrato.

Etapas personalizadas

Lembre-se de que um pipeline personalizado gera maior credibilidade e diversidade para durante a experiência do candidato. Isso porque demonstra que o processo atende às necessidades do candidato para cada etapa, de acordo com o perfil pessoal e profissional. Tarefa que pode ser automatizada com um software que ajude a designar cada fase do processo de seleção a um supervisor/gestor diferente. Assim o candidato terá a visão completa dos líderes da sua empresa e também conhecerá diferentes pontos de vista sobre os tópicos abordados durante as entrevistas.

Da Candidate Experience ao Employer Branding

Se o objetivo da sua empresa em um processo de seleção é atrair os melhores talentos do mercado e, principalmente, manter esses talentos, a experiência do candidato é a chave para tal. Os profissionais mais qualificados já não buscam apenas os melhores salários, mas sim melhores oportunidades, um ambiente de trabalho que os motive a crescer, que se preocupe com a jornada do colaborador, que lhes oferece salário emocional. Portanto, para criar uma imagem positiva da sua marca empregadora, o conceito de Employer Branding do seu negócio deve ser trabalhado desde o recrutamento.

Segurança no processamento de dados

Uma das grandes questões relacionadas à tecnologia hoje está vinculada ao processamento de dados pessoais e cybersecurity. Nenhum candidato vai se sentir seguro e satisfeito se tiver que preencher os mesmos dados inúmeras vezes durante o processo de seleção. Ou pior, se a empresa perder seus documentos ou dados importantes. Para evitar esse tipo de frustração de ambas as partes e manter a integridade das informações de seus candidatos, melhor armazenar tudo no mesmo lugar e na nuvem. Priorizar um software que te permita acessar todos os documentos com rapidez e facilidade te ajudará nesse processo.

Otimização do tempo

Quantas horas os seus recrutadores gastam em um único processo de recrutamento e seleção? Pois é, imagine poder economizar esse tempo precioso e poder se dedicar a tarefas mais urgentes. Ao optar por uma ferramenta tecnológica com Inteligência Artificial, organizar todo o processo de seleção, desde a publicação da vaga até o Onboarding é muito mais eficaz. Isso porque não será preciso perder tempo em diversas ferramentas e confirmar se toda a informação está correta em cada programa.

Feedback sempre

Em uma pesquisa recente da The Talent Board mostrou que 89% das iniciativas de recrutamento e seleção na América Latina tem como foco a experiência do candidato. Ao mesmo tempo, a mesma pesquisa mostra que 43% dos candidatos preferem receber um feedback negativo que não receber nenhum feedback. O feedback positivo é essencial para que o candidato se sinta acolhido pela empresa desde o primeiro momento. Enquanto o feedback negativo, o faz crescer profissionalmente e o mantém motivado para próximas buscas. Portanto, incentive os recrutadores da sua empresa a sempre responderem algo para os candidatos.

Os desafios trazidos pela pandemia para a gestão de pessoas fez com que a digitalização dos processos de Candidate Experience tivessem um crescimento sem precedentes. Uma dessas ferramentas que integra todos os principais processos de RH em um só lugar é a Factorial. Nela, é possível acompanhar toda a jornada do colaborador, desde antes da contratação, passando por gestão de horas, de ausências, feedback de desempenho até o offboarding.

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Artigo por Mariana Poncio

Content Marketing – Factorial

Employer Branding
Por Employer Branding

O Employer Branding Brasil é uma iniciativa de pessoas apaixonadas pela gestão estratégica de marca empregadora. Acreditamos que a reputação de uma marca tem forte influência na vida e na experiência das pessoas. Ajudamos empresas e profissionais a se desenvolverem na gestão de marca empregadora aliada aos objetivos de negócios, proporcionando experiências positivas para os talentos no ambiente de trabalho, sejam eles candidatos ou colaboradores.