É praticamente impossível falar de employer branding sem falar da sua relação com o termo comunidade. Embora o conceito seja amplo, não se pode esquecer de ser dentro dela que os trabalhadores estão inclusos. Assim como existe uma relação muito íntima entre as partes.

Nada é mais desejado hoje pelas empresas do que desenvolver o sentimento de pertencimento por parte do público interno. Com isso, ter uma marca empregadora bem elaborada pode permitir que uma comunidade de alto valor estratégico se desenvolva a partir dela. 

Neste artigo, nós da Employer Branding Brasil, contamos um pouco mais sobre a relação da comunidade com a marca empregadora, bem como a importância de aplicar esse conceito na empresa. Também reforçamos como a comunidade criada pela Employer Branding Brasil no Hotmart vem contribuindo neste processo. Acompanhe.

Indíce

  • Comunidade e Employer Branding: qual a relação?
  • A importância da marca empregadora
  • Por que se preocupar com o conceito Employer Branding na empresa?
  • Clima organizacional é um traço importante
  • Por que estudar sobre Marca Empregadora?
  • Por que os profissionais precisam fazer cursos digitais?
  • A Employer Branding na comunidade Hotmart
  • O que é possível ter acesso na comunidade Hotmart?

Comunidade e Employer Branding: qual a relação?

 

Cuidar do público interno e como ele se sente dentro da empresa é algo recente que vem sendo cada vez mais desenvolvido por parte das corporações. 

O conceito de comunidade no marketing, por exemplo, tem a sua origem voltada ao cliente e isso não se diferencia muito do employer branding. Isso acontece porque as ações desenvolvidas têm como foco principal engajar o público interno das empresas e transformar a sua experiência.

Diante do próprio contrato de trabalho e os alinhamentos corporativos, por exemplo, os colaboradores estão se transformando em pontos-chave das corporações. É através deles que muitas estão criando uma percepção positiva do mercado em relação a sua empresa como local de trabalho. 

Assim, os colaboradores são considerados uma comunidade de alto valor agregado já que reúnem um grupo de pessoas que compartilham algo entre si, ou seja, sua vivência dentro da empresa. Dessa forma a experiência vivida proporciona uma influência de forma natural, bem como fortalece o relacionamento e proporciona a troca de conhecimentos dentro do universo corporativo. 

A importância da marca empregadora

 

Como vimos acima, o conceito de comunidade e employer branding estão interligados quando o assunto é o ambiente de trabalho. 

Afinal é através da marca empregadora que ações são desenvolvidas de modo a reforçar os pontos positivos da empresa, bem como fortalecer a imagem dela e atrair pessoas realmente talentosas para o seu quadro de funcionários.

As estratégias também garantem a permanência dos melhores colaboradores na corporação, ajudando a crescer e se sobressair em meio à concorrência. A influência da comunidade corporativa, portanto, é fundamental para fortalecer os rumos positivos.

Uma pesquisa desenvolvida pelo LinkedIn, por exemplo, mostra que 75% das pessoas pesquisam e estudam a marca antes de se candidatar a ela. Assim fica claro que não investir em ações que proporcionem um ambiente de trabalho mais saudável e motivador pode custar caro às empresas pela alta rotatividade que o processo proporciona. 

A marca empregadora, portanto, deve ser uma estratégica cada vez mais utilizada pelas corporações daqui para frente. Além disso, possui um papel importante nos processos seletivos. 

 

Dentre os seus principais benefícios estão:

  • A redução do turnover;
  • Aumento da produtividade e engajamento;
  • Economia em todo o processo seletivo já que as vagas ficam abertas por menos tempo, bem como os custos com desligamentos e contratações diminui;
  • Melhora na reputação da marca como empregador;
  • Atrai e retém os melhores profissionais do mercado

Por que se preocupar com o conceito Employer Branding na empresa?

 

Quando falamos de Employer Branding estamos falando de todo o trabalho que coordena as ações em volta da proposta de valor que desejamos passar aos colaboradores. Dessa forma, falar e aplicar o conceito se mostra cada vez mais necessário para competir com o mercado mercadológico atual.

Não é de hoje que se entende que o colaborador é peça fundamental no crescimento das empresas. Há talentos determinantes que devem ser preservados para que a corporação continue competitiva. 

Entretanto, isso dificilmente acontece quando não se tem estratégias concretas para fazer a diferença e muitas empresas acabam por perder o talento para a concorrência. 

Lembre-se! Além da retenção, a marca empregadora promove maiores níveis de satisfação, bem como engajamento e produtividade. Todos os itens são fundamentais para o desenvolvimento de sucesso da empresa.

Clima organizacional é um traço importante

 

E ao falar em termo de comunidade, não podemos esquecer o quanto o clima organizacional tem um papel importante no conceito. Pesquisas mostram que o fator é um dos motivos determinantes na hora da escolha do colaborador. Ou seja, de ficar ou não na empresa. 

Dessa forma, um bom clima organizacional garante que a influência da comunidade corporativa seja positiva. Vale lembrar que comunidade é definida como um grupo de pessoas que compartilham algo entre si, seja ela uma história, um objetivo ou até mesmo práticas comuns. 

Quando o clima dentro da empresa é bom, o conceito de marca empregadora se fortalece. Além disso, proporciona colaboradores mais produtivos, motivados e fiéis à empresa, ou seja, defensores da marca para com a sociedade.

Por que estudar sobre Marca Empregadora?

 

Como vimos acima, o conceito de Employer Branding é extenso e tem sido cada vez mais aderido nas corporações. Grandes empresas de tecnologia, por exemplo, já usam esse recurso para garantir os melhores profissionais da área, como no caso do Google, da Meta e da Apple. 

Fato é que a área se atualiza constantemente e estar por dentro de tudo o que envolve o conceito de marca empregadora é essencial para garantir os melhores resultados. A pandemia e a necessidade de flexibilização é um dos bons exemplos que os estudos não podem parar.

Estudar a marca empregadora, portanto, tem sido cada vez mais essencial para diminuir a rotatividade das empresas, bem como adquirir os melhores profissionais do mercado. 

Por que os profissionais precisam fazer cursos digitais?

Quando foi a última vez que você renovou os seus conhecimentos? Pois é, todo profissional precisa se atualizar no mercado de trabalho para trazer benefícios para a empresa e os colaboradores.

Para quem não tem tempo para realizar cursos presenciais pode recorrer aos cursos à distância e cursos digitais com o tema da sua preferência. Nossa dica é buscar se atualizar cada vez mais sobre Employer Branding, fator para o futuro e sucesso das empresas.

Veja os principais motivos para fazer cursos digitais e melhorar a marca empregadora da sua instituição: 

  1. Economia de tempo e dinheiro;
  2. Flexibilidade para estudar de você onde quiser;
  3. Descobrir novas tendências do mercado e se manter sempre atualizado;
  4. Aprender novas habilidades e reforçar as habilidades que já possui;
  5. Pode encontrar novas oportunidades de trabalho, se tiver interessado;
  6. Descobrir novos assuntos e se aprofundar mais sobre eles;
  7. Possibilidades de aprender múltiplas coisas ao mesmo tempo. 

 

Lembre-se de ao iniciar um novo curso, tentar ao máximo adaptá-lo a sua rotina com as mudanças necessárias de horários. Mantenha a motivação enquanto estiver estudando e escolha de qual plataforma seguir as aulas do curso (celular, notebook ou televisão).

O ideal é revisar os conteúdos no meio do curso para não esquecer dos principais pontos. Além disso, tenha uma rotina com hábitos saudáveis, como uma boa noite de sono, alimentação adequada e atividade física, além de pausas entre os estudos sempre que puder, evitando assim o cansaço físico e mental.

A Employer Branding na comunidade Hotmart

 

E é justamente para auxiliar neste contexto de estudo e especializações que a comunidade employer branding Brasil foi desenvolvida.

Ela está entre as maiores e mais respeitadas comunidades sobre o assunto do país, assim como traz em seu DNA um espaço cheio de conteúdos importantes e exclusivos. Vale ressaltar que ela faz parte dos projetos desenvolvidos pela Employer Branding Brasil. 

A empresa é uma iniciativa criada por pessoas apaixonadas por gestões estratégicas, que acreditam que a marca empregadora tem um grande papel influenciador na vida e experiência das pessoas em relação ao trabalho.

A comunidade nasceu com o propósito de ser um espaço exclusivo voltado para o universo do employer branding. Nele é possível ter acesso a conteúdos atualizados sobre o conceito, bem como proporcionar a troca de experiências com outros profissionais da área e de quebra ter acesso a professores com mais de 10 anos de experiência.

A plataforma está disponível na comunidade Hotmart, uma das parcerias importantes de estudo do Brasil.

O que é possível ter acesso na comunidade Hotmart?

 

Ao fazer parte da comunidade EBB você poderá ter acesso a diversos materiais importantes e que contribuirão para os resultados da empresa. Neles estão inclusos: 

  • Um curso introdutório sobre o Employer Branding
  • Encontros exclusivos e ao vivo como Talks, Class ou mentorias
  • 30 horas de conteúdos exclusivos sobre o assunto
  • Cases Nacionais e Internacionais
  • Material complementar
  • Um grupo no Telegram para o compartilhamento de experiências.

 

Quer fazer parte de uma das comunidades mais importantes de marca empregadora do país? Então acesse EBB Academy no Hotmart.