Um dos maiores desafios dos recrutadores hoje em dia é atrair e reter profissionais de TI qualificados para as empresas. Confira a seguir dicas práticas e exemplos para tornar o recrutamento em TI mais atrativo e eficaz!
Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo nós já sabemos. Mas isso afeta não só quem busca um novo emprego, mas também as próprias empresas que buscam os melhores profissionais do mercado. Afinal, hoje em dia os candidatos que escolhem as empresas, avaliando cada aspecto antes da escolha final.
O desafio aumenta quando falamos da atração e retenção de profissionais de TI. Por terem competências e qualificações técnicas muito específicas e desejadas no mercado, os recrutadores muitas vezes têm dificuldades na hora de recrutar estes candidatos.
A seguir, damos dicas para que o recrutamento e seleção especializado em TI seja um sucesso na sua empresa. Confira!
Recrutamento em TI: Principais desafios
Você pode estar se perguntando o que torna os profissionais de TI tão valorizados no mercado de trabalho e por que o processo de atração é tão difícil neste setor.
A principal resposta está na aceleração da transformação digital. O aumento do desenvolvimento, aplicação e uso da tecnologia em todo o mundo criou, automaticamente, novos postos de trabalho e necessidades urgentes de contratação na área de TI das empresas.
Em resumo, as oportunidades na área de tecnologia cresceram muito, e em uma velocidade não proporcional ao número de pessoas formadas e qualificadas no setor.
Além disso, esta é uma área que possui diversos nichos específicos, em que profissionais com habilidades singulares são necessários. Junte a isto outras variáveis como a oferta de salários competitivos de outras organizações, a exigência de um ambiente de trabalho inovador por parte destes candidatos e, sobretudo, a escassez de profissionais com a qualificação exigida pelas vagas em aberto.
Este último ponto é, inclusive, crítico para o recrutamento em TI. Os profissionais do mercado nacional já não são suficientes para suprir a demanda interna, e para completar empresas de todo o mundo têm buscado a mão de obra fora de seus países com ofertas competitivas que entram no caminho dos recrutadores brasileiros.
Por isso, o recrutamento em TI deve ser um foco para as empresas, sendo especializado e, sempre que preciso, segmentado dentro do departamento de R&S.
Profissionais de TI: habilidades e competências
Na hora de planejar a estratégia de recrutamento em TI, os recrutadores devem entender profundamente quais são as habilidades e competências que os candidatos devem ter. Neste tipo de vaga, é comum que as hard skills sejam a base para o processo seletivo. Afinal, elas são essenciais para a atuação diária destes profissionais.
Mas então, quais são as principais hard skills de um profissional de TI? Esta é uma lista bem diversa, visto que a atuação dos profissionais de tecnologia também varia bastante.
No entanto, listamos alguns exemplos de competências técnicas muito consideradas no recrutamento em TI:
- Conhecimento em linguagem de programação back-end e front-end
- Big Data
- Análise e armazenamento de dados
- Conhecimento em aplicativos e softwares específicos
- Gestão de projetos
- Nível avançado em outros idiomas, sobretudo inglês
Vale lembrar que as soft skills também são muito importantes e também devem ser consideradas no recrutamento e seleção especializado em TI. Resiliência, criatividade e proatividade são alguns exemplos determinantes na hora de recrutar talentos para área de tecnologia.
Como atrair profissionais de TI?
Para entender como otimizar o recrutamento em TI, basta começar analisando os desafios e entender quais deles são possíveis de resolver dentro da sua organização. Analise o que a sua empresa pode oferecer e o que está dentro do orçamento de recrutamento.
Converse também com os gestores para saber que competências são prioritárias e quais podem ficar em segundo plano ou podem ser desenvolvidas posteriormente caso o perfil ideal e completo não seja encontrado.
Outro ponto muito considerado em processos de recrutamento e seleção em TI é a construção da reputação da empresa como uma organização de referência para quem trabalha com tecnologia. Uma marca empregadora bem trabalhada para este segmento, por exemplo, pode ser a chave para o sucesso do recrutamento em TI.
🎧 Quer ouvir dicas práticas direto de um especialista? Confira a experiência do Marcelo Santos, sócio fundador e VP de People & Services da Iteris com o recrutamento em TI e veja como se diferenciar da concorrência:
6 Dicas potencializar o recrutamento em TI
Uma boa estratégia de recrutamento em TI deve considerar as especificidades das vagas em aberto e as necessidades do departamento. No entanto, algumas práticas e iniciativas podem ajudar a potencializar as chances de contratação de talentos neste setor. Confira algumas a seguir.
Descrição assertiva da vaga
O primeiro contato com o candidato provavelmente será com a descrição da vaga. Por isso, conhecer todos os detalhes sobre o perfil do profissional de TI buscado é determinante para elaborar um anúncio de vaga claro e atrativo. Converse com o gestor da área para entender as habilidades técnicas exigidas e qual será o escopo de trabalho do novo colaborador e pesquise sobre os detalhes até saber tudo o que precisa para avaliar os candidatos.
Testes de conhecimento técnico
O recrutamento em TI é um dos tipos de recrutamento que mais exige a aplicação de testes de conhecimento técnico. Esta é uma etapa importante para garantir que os candidatos possuem as competências técnicas que são essenciais para o desenvolvimento das funções relacionadas ao cargo.
Planos de Carreira atrativos
Os profissionais de TI são extremamente exigentes com suas carreiras e, por isso, buscam uma empresa que ofereça os melhores recursos para potencializar seu desenvolvimento.
Sendo assim, um plano de carreira bem estruturado e alinhado a um programa de treinamento e desenvolvimento atrativo é uma vantagem competitiva poderosa nos processos de recrutamento em TI. Acredite: Para vagas mais técnicas, a aprendizagem e a garantia de treinamento são essenciais.
Equipe de recrutamento em TI
Caso a sua empresa tenha orçamento e equipe suficientes, uma boa opção é atribuir um ou mais recrutadores apenas para o recrutamento e seleção especializado em TI. Se essa não for uma opção viável, uma alternativa é contratar headhunters que possuem experiência no setor de tecnologia. Essa última solução é especialmente válida para cargos de liderança.
Trabalho Remoto
Muitas vezes os gestores e recrutadores focam apenas nas exigências iniciais da vaga. No entanto, se abrir para novas possibilidades pode fazer muita diferença no recrutamento em TI.
Comece considerando a contratação de trabalhadores remotos. No caso de profissionais de TI, grande parte do trabalho certamente pode ser feito à distância. Só não se esqueça de oferecer os recursos e materiais necessários para estes colaboradores.
Invista em Employer Branding
O employer branding é uma ferramenta poderosa na hora de atrair talentos para as empresas. No caso do recrutamento em TI, os resultados podem ser ainda mais visíveis.
Trabalhar a marca empregadora da empresa significa construir e comunicar a reputação da organização como um bom lugar para se trabalhar. Essa é uma oportunidade de, através das iniciativas corretas, mostrar aos profissionais de TI todos os atributos positivos da companhia e potencializar a atração de talentos do setor.
Alguns exemplos de ações de EB para o setor de tecnologia são a segmentação do portal de carreiras, criação de redes sociais voltadas para profissionais de TI e a revisão do candidate experience.
Como reter profissionais de tecnologia?
Como vimos, a concorrência neste setor é grande. E o desafio não para no recrutamento em TI. Após atrair e contratar um profissional de TI, é fundamental saber como retê-lo na empresa e evitar que o turnover ocorra.
- Ofereça um salário competitivo.
- Faça avaliações de desempenho e acompanhamento do colaborador periodicamente.
- Incentive a participação dos profissionais de TI em eventos do setor.
- Aplique pesquisas de clima segmentadas.
- Revise constantemente os planos de carreira.
- Crie oportunidades de remuneração flexível.
- Garanta treinamentos técnicos especializados para os profissionais de TI.
- Incentive o desenvolvimento de uma cultura organizacional inovadora.