O mundo está mudando de forma constante e consequentemente o ambiente de trabalho também. O conflito de gerações nas corporações já é nítido, uma vez que a equipe muitas vezes é formada por visões, valores e idades bem diferentes. 

Um dos principais desafios encontrados pelas equipes de RH até o momento é a forma de atrair e reter talentos, bem como a necessidade de diminuir o turnover. Isso porque os jovens estão cada vez mais dispostos a trocar de empresa, caso essa não concorde com seus propósitos. Ou seja, uma mudança e tanto para a dinâmica do mercado.

 

Pensando nisso, nós da Employer Branding Brasil, decidimos falar mais sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito ao conflito de gerações neste conteúdo. 

Aqui você entende melhor a visão da nova geração, bem como o que fazer para melhorar as relações das gerações no ambiente de trabalho. Além disso, também reter os melhores talentos usufruindo da Marca Empregadora para isso. Acompanhe. 

O que será abordado

  • Conflito de gerações e a visão do mercado
  • As gerações encontradas nas empresas
  • Motivos comuns de conflito de gerações
  • O papel do Employer Branding no conflito de gerações
  • 4 estratégicas para colocar em prática
  • Como a Employer Branding Brasil pode ajudar?

Conflito de gerações e a visão do mercado

 

O estudo global Randstad Workmonitor de 2022, publicado em abril de 2022,  trouxe dados interessantes sobre os jovens no mercado de trabalho. Por lá, mais de 68% deles com idade entre 18 a 34 anos, reforçou que a felicidade no trabalho é um dos pontos cruciais para se manter nele e 47% já afirmaram sair do emprego pela empresa não se encaixar em seu estilo de vida ou propósito.

Dessa forma, as mudanças no ambiente de trabalho se mostram bem evidentes, bem como o conflito de gerações também. Afinal, enquanto a geração mais velha sonha em fazer carreira na empresa, assim como ganhar estabilidade e compartilhar de muitos anos no mesmo espaço, os jovens almejam mais do que isso, ou seja, melhores experiências

Essa nova visão do mercado ficou mais evidente durante a pandemia, onde muitos profissionais tiveram que se adaptar a transformação digital, bem como sair da zona de conforto que antes estavam condicionados. A criação do home-office, por exemplo, fez com que muitas áreas abrissem oportunidades, deixando a concorrência por vagas ainda mais acirradas.

As gerações encontradas nas empresas

 

Sem dúvidas, o mercado de trabalho está mudando constantemente. Aquilo que antes era certo antes dos anos 90 ou 2000, hoje, para muitos jovens, já não faz mais sentido. Por isso, é preciso conhecer mais a fundo quais são as gerações existentes no mercado para evitar os possíveis conflitos de gerações. 

Dentre as gerações encontradas no mercado de trabalho, hoje, são:

  • Baby Boomers: geração que envolve pessoas nascidas em 1940 a 1960
  • Geração X: pessoas nascidas entre 1960 a 1980
  • Geração Y: pessoas nascidas entre 1980 a 2000
  • Geração Z:  geração mais atual que envolve pessoas acima de 2000.

Motivos comuns de conflito de gerações

Os conflitos de gerações acontecem principalmente pela idade. Hoje é possível encontrar todas as gerações em um mesmo local, bem como divergências de pensamento entre elas. 

O mercado brasileiro, por exemplo, ainda conta com uma grande parte de mão de obra de idosos. Dos 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões deles são compostos por pessoas acima dos 60 anos e 18,5% deles ainda trabalham de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Dessa forma, enquanto temos trabalhadores ainda com dificuldade na adaptação da tecnologia, temos também aqueles imediatistas incorporados ao meio digital. 

É importante destacar que as gerações mais jovens possuem outros propósitos de vida, o que interfere em como geração dá valor ao trabalho, bem como sua percepção sobre o papel da liderança nas empresas. 

Os conflitos normalmente acontecem por essa diversidade de personalidade também, uma vez que por nascerem em épocas diferentes, assim como em contextos socioeconômicos e culturais distintos, as opiniões acabam tendo outras percepções entre a equipe. 

A geração Baby Boomer, por exemplo, tem grande dificuldade com a tecnologia, enquanto a X leva muito em consideração a estabilidade financeira, o que traz dificuldade em lidar com o imediatismo que o mundo exige hoje.  

Já a geração Y, por sua vez, traz um perfil mais individualista, bem como pautado nos valores pessoais e embora seja mais recente ainda não conta com pessoas totalmente conectadas.  Por fim a Z é a mais imediatista possível e por isso seu alto índice de turnover é maior. 

O papel do Employer Branding no conflito de gerações

 

Toda essa mudança causada pela transformação digital no ambiente de trabalho ressalta ainda mais a necessidade de desenvolver o conceito de  Employer Branding (EB) nas empresas. Isso porque ele  tem o propósito de entender melhor como os colaboradores se sentem, bem como o que é possível melhorar no ambiente de trabalho. 

Segundo o Workimonitor, os trabalhadores na nova geração se mostram mais propícios a aceitar oportunidades mais flexíveis. Neste caso, entram escolhas por uma  jornada de trabalho híbrida, assim como mudanças na carga horária tradicional, 90% dos brasileiros, por exemplo, consideram ter horas de trabalho mais flexíveis segundo o estudo.

Dessa forma focar no que realmente as novas gerações estão buscando pode ser a saída para reter os melhores profissionais do mercado. Vale lembrar que uma marca empregadora mais atraente aumenta as chances de reter bons talentos, bem como faz parte da estratégia crucial no recrutamento das empresas a partir de agora.

4 estratégicas para colocar em prática

 

Não é novidade que o conflito de gerações tem se tornado um desafio para as equipes de RH hoje em dia. Podemos dizer que esse é o momento que mais há diversidade de idades no ambiente corporativo. Tudo isso acaba por criar certa resistência e cabe a equipe de RH proporcionar harmonia entre as partes, começando pelo próprio processo de recrutamento.

Pensando nisso, criamos abaixo 4 estratégicas importantes, que devem ser colocadas em prática para minimizar os conflitos de gerações nas empresas, bem como melhorar sua reputação como marca empregadora no futuro. 

1. Busque contratações com mais diversidade

O processo de recrutamento e seleção é a principal porta de entrada para evitar conflitos de gerações. É através dele que muitos dos valores e propósitos da empresa são repassados. Portanto, na hora de buscar contratações aposte na diversidade.

Vale destacar que não considerar certos grupos durante o processo seletivo é antiético, bem como pode afetar toda a experiência do candidato, assim como sujar a reputação da empresa. 

Outro bom motivo é que de acordo com um estudo da Getting to Equal 2020, uma cultura inclusiva é dada como essencial para a saúde do negócio por mais de 68% dos líderes entrevistados, bem como fundamental para que os colaboradores aumentem sua capacidade de progredir e prosperar na empresa segundo 77% dos funcionários. 

2. Foque nos fatores motivadores de cada geração para evitar os conflitos

A geração de conflitos também pode ser minimizada  quando a empresa se concentra nos fatores motivadores para cada uma delas. Neste caso é importante considerar o que cada grupo considera revelante dentro do ambiente de trabalho. Podem entrar entre as soluções o pagamento de bonificações, estabilidade, flexibilidade, tecnologia entre outras. 

3. Desenvolva planos de carreira voltados para cada público

Uma estratégia que também pode ser adotada pelas corporações é o desenvolvimento de planos de carreira para cada tipo de geração. Como vimos acima algumas delas prezam bastante por isso, enquanto as gerações mais jovens acreditam que a capacitação e desenvolvimento são importantes também.

Portanto, é fundamental adequar a comunicação e planos para cada geração. Assim, além de diminuir os conflitos, todos poderão viver em harmonia, assim como fazer parte da cultura da empresa.

4. Fortaleça as atividades de conscientização

Por fim, não podemos esquecer da conscientização. Embora o conflito de gerações exista é essencial desenvolver junto a empresa ações que engajem os colaboradores na busca por respeito entre as partes. Isso deve acontecer desde os níveis operacionais até os mais altos. 

Como a Employer Branding Brasil pode ajudar?

 

Ao longo do artigo, vimos que o conflito de gerações é algo comum nas empresas, bem como precisa ser combatido pelas equipes gestoras. Para que as corporações garantam os melhores talentos, ações estratégicas precisam ser desenvolvidas para minimizar os efeitos que esse tipo de conflito proporciona e uma delas é o conceito de marca empregadora. 

Quanto mais os colaboradores se sentirem motivados e acolhidos para com seus objetivos, mais a empresa tende a ganhar e reter a melhor equipe para o seu desenvolvimento e é justamente o que a Employer Branding Brasil ensina. 

Nela você aprofunda seu conhecimento no conceito de marca empregadora, bem como se torna um especialista na área para melhor atender os desafios que a sua empresa necessita. Vale lembrar que é esse conceito uma das principais ferramentas de atração e retenção de talentos no mundo. 

 

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