Encontrar novos talentos (entenda como “contratar”) sempre foi um grande desafio para os times de recrutamento. Hoje, o universo da internet tem possibilitado muitas formas de fazer isso eficientemente, porém, continua sendo um longo caminho repleto de obstáculos, e que requer estratégia e investimentos.

Muitos fatores podem influenciar nesse cenário. O mercado é um deles. No setor de tecnologia, por exemplo, um estudo realizado pela Brasscom em dezembro do último ano aponta para uma demanda de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025, com isso, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos. 

Um conceito que pode contribuir para a conquista de resultados positivos nesta jornada, é o recruitment marketing. Basicamente, a aplicação de um processo de marketing dentro do universo de recrutamento, onde os famosos “leads”, se tornam profissionais com potencial para assumir vagas no presente ou no futuro.

Quer saber um pouco mais sobre recruitment marketing para melhorar os resultados na sua empresa? Então, prepare o caderno de anotações e a caneta, salve este artigo nos favoritos para ler novamente mais tarde e não esqueça de enviá-lo para os seus amigos e envolvidos neste processo na sua empresa!

Resumindo bem a grosso modo um modelo de recrutamento, podemos dizer que as etapas a partir da abertura de uma nova vaga são: 1. buscar candidatos em potencial; 2. fazer o convite para participação no processo seletivo; 3. fazer triagem dos inscritos; 4. realizar entrevistas; entre outras etapas de seleção.

Existem muitas formas independentes de se iniciar este processo. Busca ativa e orgânica, anúncios em plataformas, como Linkedin, Facebook e Instagram Ads, ou até mesmo o Google Ads, através de agências, software, entre muitas outras opções disponíveis no mercado e passíveis de bons resultados.

Contudo, algumas perguntas podem surgir para os gestores, como: qual ferramenta é mais eficiente? Ou, qual ferramenta tem sido mais eficiente no cenário atual da empresa? Como melhorar os resultados nos canais já utilizados? Qual verba é necessária para investir em canais pagos? Entre muitas outras.

Neste momento, compreendemos que é possível enriquecer a estratégia de recrutamento com iniciativas, técnicas, métodos e processos do setor vizinho, o marketing. Com isso, nós partimos em busca de conhecer um novo parceiro para a área de recursos humanos, o conceito de recruitment marketing.

O que é Recruitment Marketing?

Se fossemos concentrar o objetivo de recruitment marketing ou marketing de recrutamento, como também é conhecido, em uma única frase, podemos afirmar que seu objetivo é atrair, engajar, nutrir e converter profissionais em inscrições para as oportunidades em aberto ou que serão abertas na empresa.

Funil Marketing

Porém, apesar da simplicidade na definição, o conceito vai muito além disso. Para tornar isso tudo uma realidade, é preciso criar um ecossistema voltado à área de recrutamento, e utilizar como base os processos de marketing tradicionais. Uma definição ainda rasa, certo? Não se preocupe, vamos explicar!

Como funciona um processo de marketing de recrutamento

Quando falamos em ecossistema voltado à área de recrutamento, estamos falando em recruitment marketing, employer branding, talent brand, e diversos outros conceitos que podem ser aplicados em um projeto como esse, contribuindo para os resultados-chaves do time de recrutamento e seleção.

Nós já falamos aqui no blog, inclusive, por exemplo, sobre por que employer branding é importante para seu processo de atração e seus impactos na área de recursos humanos, uma vez que seu processo também está presente neste ecossistema e impacta o time de recrutamento no projeto.

Para entender este processo de uma forma mais simples e dinâmica, precisamos nos afastar do foco da contratação em si e olhar para o todo, visualizando os fatores os quais podem impactar de forma positiva ou negativa não apenas a busca por candidatos, mas todas as fases até a contratação – inclusive depois.

Com este universo muito bem estruturado nos processos de gestão, recruitment marketing pode contar com recursos essenciais para construir uma estratégia capaz de atrair, engajar, nutrir e converter candidatos de modo eficiente, e tendendo a fazer isso de uma forma cada vez mais rápida e qualificada.

Recursos, estes, que permitem ir muito além de um sistema singular de recrutamento para vagas específicas, mas atuando na criação de conteúdos de alto valor agregado, relacionados às principais áreas em busca de profissionais, inserindo a empresa no universo destes públicos.

Um exemplo simples e prático: uma empresa tech que possui uma solução tecnológica no mercado, pode produzir conteúdo sobre tecnologia, gestão de produto, desenvolvimento, design, UI/UX, dados, liderança, entre tantos outros, nada distante do seu dia a dia, e assim, se aproximar dos profissionais da área.  

Uma estratégia, de fato, de marketing, com a gestão de canais de aquisição, planejamento de conteúdo, ativações em blogs, redes sociais, eventos, podcasts, comunidades, marketing de influência, entre outras tantas alternativas dentro e fora do mundo digital, patrocinadas ou desenvolvidas internamente.  

Investindo assim na construção de abrangência e autoridade em seu mercado, levando ao mesmo tempo para este público uma visão além da relação entre produto e cliente, mas de empresa e carreira, gerando o interesse em acompanhar, participar ou ingressar nas oportunidades em aberto.

Quais os impactos no setor de recrutamento e seleção

 

 

É verdade que, um projeto como esse não é um projeto pequeno. É preciso, desde o início, olhar para recruitment marketing como um plano que deve ser dividido em fases, para que as equipes tenham tempo hábil para executar cada etapa e assim alcançar as metas definidas para os desafios propostos.   

No entanto, ao mesmo tempo, é preciso compreender os benefícios a curto e longo prazo que um planejamento como esse pode trazer, não apenas para o setor de recrutamento de seleção, mas para todos os setores que estarão envolvidos no projeto, e claro, para a empresa como um todo.

E os benefícios são muitos. Poderíamos aprofundar aqui sobre como a evolução da marca empregadora pode contribuir para marketing e vendas; pode gerar impactos em finanças, branding, e muitas outras áreas. Mas, destacamos três benefícios que podem influenciar diretamente o setor de recrutamento e seleção. Confira!

#1 Comunicação ativa no mercado de trabalho

Um dos principais benefícios que podem ser observados no investimento em um projeto de recruitment marketing, está ligado ao preenchimento das vagas em aberto, mais especificamente, na velocidade da busca por candidatos em potencial e na relação destes candidatos inscritos para com a empresa.

Com uma comunicação ativa no mercado de trabalho através do funil de marketing para recrutamento, é possível contar com uma base de usuários que já estão conectados com a marca empregadora através dos conteúdos, e possivelmente, criaram uma relação positiva com a marca.

Isso, além de permitir o crescimento de iniciativas como banco de talentos, resultados orgânicos mais ágeis, favorecem também a equipe de seleção, dado que os candidatos possivelmente já conhecem a cultura, os benefícios, uma vez que estes fatores estejam presentes no planejamento de conteúdo.

 

#2 Aumento da conexão com o público

Da mesma forma como marketing atua no crescimento da relação com o seu público-alvo, uma estratégia de recruitment marketing acaba contribuindo com iniciativas de employer branding, employer experience e muitos outros conceitos, e assim impactando de forma significativa a área de RH de vários modos.

O aumento da conexão com o público pode aumentar o interesse dos profissionais em oportunidades na empresa. Com isso, pode também aumentar a percepção dos colaboradores sobre suas carreiras na mesma, sendo ela cada vez mais cobiçada no mercado. Apenas exemplos, mas que podem gerar impacto no setor.

 

#3 Evolução da marca empregadora

Ter uma marca empregadora forte é muito importante para o crescimento da empresa, e contar com uma estratégia de recruitment marketing que, ao mesmo tempo, sugere o olhar atento a conceitos como employer branding e employee experience, por exemplo, pode se tornar uma grande oportunidade para evoluir. 

Está gostando do conceito? Para quem busca conhecer ainda mais sobre o tema, uma pergunta que pode aparecer ao longo dos estudos é: como criar uma estratégia de marketing de recrutamento partindo do zero? É isso que explicamos – resumidamente – no próximo e último tópico deste artigo.

Como criar uma estratégia partindo do zero

 

Pequena, média ou grande. Indústria, agro ou tecnologia. Não importa o tamanho ou setor que a sua empresa atue, é possível olhar para recruitment marketing e encontrar iniciativas que possam contribuir quando o assunto é melhorar os resultados na área de recrutamento e seleção. 

Todavia, para isso, é preciso – caso a sua empresa esteja partindo do zero – definir pontos macros e iniciais que serão utilizados como base para um projeto de recruitment marketing. Nós listamos, de forma genérica, alguns processos (porque eles podem variar) que devem anteceder um projeto de marketing de recrutamento.

  1. Construir a identidade da marca empregadora;
  2. Validar EVP (Employee Value Proposition);
  3. Definir OKRs para os próximos períodos;
  4. Mapear equipes e profissionais que atuarão no projeto.

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Guilherme Bogo

Um marketeiro meio publicitário. Especialista em marketing de conteúdo, tô há 11 anos nessa. Já fui professor e de vez em quando ministro palestras. Eu falo sobre recruitment marketing 🙂