Percebemos que cada vez mais as pessoas utilizam plataformas de avaliações, seja no momento de fazer a reserva de um hotel, escolher um restaurante, comprar um livro ou escolher seu destino de férias. E nesse mesmo movimento, as pessoas querem ouvir dos(as) funcionários(as) como é a realidade da empresa antes de aceitar uma oferta de trabalho.

Estamos passando por um movimento forte na área de RH, as empresas estão buscando mais conhecimentos sobre o que é marca empregadora e descobrindo como criar algo sustentável, aproximando RH a estratégia do negócio. O Employer Branding consiste em várias partes diferentes, mas uma das áreas que mais impactam são as avaliações de seus funcionários(as) em sites externos.

As plataformas como Glassdoor, Love Mondays e Indeed, possibilitam que as empresas  mostrem aos(as) candidatos(as) a essência de sua empresa, a realidade de como é trabalhar, sua cultura, dia-a-dia, isso aproxima, engaja, e passa verdade. É uma ação estratégica que nos ajuda a mostrar nossa marca e cultura, ficando à frente dos talentos potenciais que queremos atrair.

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMO VOCÊ ESTA PINTANDO A SUA IMAGEM ONLINE

1) Não tente parecer o que você não é, será um tiro no pé

A construção do EVP (Employee Value Proposition) da sua empresa será fundamental. Vejo muitas empresas divulgando sobre diversidade, mas quando se olha a realidade e os comentários em portais de avaliações, vemos que na prática isso não acontece, ou seja, fazem apenas por ser a tendência do mercado.

2) Utilize as avaliações dos seus funcionários como um diagnóstico

Se não tem budget para contratar uma agência para construção do EVP e nem pessoas suficientes no time para realizar, esse pode ser um bom primeiro passo. Estude o que seus funcionários (as) estão dizendo e implemente as melhorias.

3) Divulgue fotos, vídeos, depoimentos

Mas se preocupe com a qualidade e o quão fiel é com a sua realidade. 84% dos (as) candidatos (as) a emprego dizem que a reputação de uma empresa como empregadora é importante. (Glassdoor, Harris Poll, abril de 2017)

4) Utilize estas mesmas plataformas para divulgação de vagas

Algumas dessas plataformas possibilitam que a empresa divulgue vagas, fazendo com que receba profissionais mais alinhados com a sua cultura.

5) Engaja e encoraja seus funcionários a realizarem avaliações (sejam positivas ou negativas)

Queira que os (as) funcionários (as) se sintam à vontade em partilhar como se sentem, construindo o que é de mais real. Os (as) candidatos (as) confiam nos (as) funcionários (as) três vezes mais do que o (a) empregador (a) para fornecer informações sobre o trabalho na empresa. (LinkedIn , 2016)

Todos querem fazer parte de um bom local de trabalho, onde possam crescer e serem respeitados e avaliados pelo seu trabalho. Use esse conhecimento como uma vantagem. Quando você coloca esforços para criar e se destacar como uma marca empregadora positiva para as pessoas que estão de fora, mas também se esforça para uma cultura saudável por dentro, se preocupando com o employee experience, os (as) funcionários (as) de sua empresa têm muito mais chances de contribuir positivamente para a sua marca empregadora com o mundo externo.

Whiny Fernandes
Por Whiny Fernandes

Whiny Fernandes é formada em Psicologia e Gestão de Recursos Humanos pela FMU. Começou sua carreira profissional no e-commerce Groupon, com recrutamento e seleção. Em 2017 se juntou a Fintech Creditas, sendo responsável por Talent Acquisition e Employer Branding, com a missão de contratar grandes talentos, construindo um ambiente diverso, triplicando o número de tripulantes em um ano. A empresa se tornou uma das empresas mais amadas para se trabalhar e ficou recentemente em segundo lugar nas Top Startups Linkedin.