A campanha Janeiro Branco faz parte das iniciativas impostas pela sociedade sobre a necessidade de se debater a saúde mental das pessoas.
Afinal, o trabalho é um dos fatores que mais desencadeiam crises de ansiedade e depressão nas pessoas e falar sobre o assunto se tornou necessário principalmente pelo aumento de casos de Síndrome de Burnout, um distúrbio mental ocasionado por situações de trabalho desgastantes.
Neste conteúdo, portanto, nós da Employer Branding Brasil, abordamos melhor o assunto, assim como separamos algumas dicas de como desenvolver a felicidade organizacional no trabalho. Acompanhe.
O que é a campanha Janeiro Branco?
A campanha Janeiro Branco é um movimento social voltado para o desenvolvimento de uma cultura para a saúde mental das pessoas.
A ideia é chamar a atenção da comunidade em geral sobre as necessidades emocionais dos seres humanos, assim como a importância de uma boa condição psicológica para todos.
O primeiro mês do ano foi escolhido para dar voz a campanha por ser considerado um portal entre ciclos onde um ano fecha e outro recomeça.
Assim como outras campanhas, a iniciativa cria materiais para serem divulgados pelas empresas, instituições e indivíduos a fim de conscientizar sobre as doenças mentais, combater tabus e aplicar reflexões sobre a importância do equilíbrio na vida.
Síndrome de Burnout no ambiente corporativo
E por falar em doenças mentais, uma das mais desenvolvidas no ambiente de trabalho é a Síndrome de Burnout.
Embora o Janeiro Branco venha para debater o assunto de forma ampla e em todas as esferas da sociedade, é no trabalho que a maioria das pessoas tem sua saúde mental prejudicada devido à sobrecarga de funções, discriminações entre outros.
Um levantamento da International Stress Management Association (ISMA) mostra que o Brasil é considerado hoje o segundo maior em casos de Síndrome de Burnout ficando atrás somente do Japão.
A doença é normalmente ocasionada por situações de trabalho desgastantes, onde sua principal característica está relacionada à exaustão física e mental do profissional.
Agendas lotadas, reuniões fora de hora, metas ousadas, tudo isso pode acabar por sobrecarregar a equipe e desenvolver um ambiente corporativo nocivo à saúde.
Dessa forma, não é à toa que cada vez mais o assunto está em pauta nas corporações e também sendo cobrado pela sociedade para que todas melhorem as condições de trabalho.
Como diminuir os casos de Burnout nas empresas?
É importante ressaltar que investir na felicidade da equipe no trabalho é muito mais barato do que arcar com suas consequências dentro da empresa. Como a própria campanha Janeiro Branco ressalta que o equilíbrio é essencial para trazer segurança psicológica para as pessoas, e no trabalho isso não é diferente.
É ideal que as empresas não esperem a equipe desenvolver a doença, produzir menos ou se mostrar ansiosa para agir. Portanto, é essencial ser proativo neste caso e se antecipar aos fatos visto que o impacto dos distúrbios mentais também cai diretamente sobre o lado financeiro.
Assim para diminuir os casos aqui vão algumas dicas do que os líderes podem incorporar no dia a dia:
- Evitem comunicações de trabalho fora do expediente com os colaboradores. Embora possa ser um e-mail importante para o dia seguinte, o é ideal enviá-lo apenas no horário de trabalho;
- Permitam que as pessoas se recuperem do estresse causado durante o dia. O que gera o Burnout é o acúmulo do estresse não extravasado;
- Descubram as forças de cada liderado e as engaje de força positiva para evitar que a equipe fique ansiosa e gere um Burnout no futuro;
- Desenvolvam um clima de segurança psicológica dentro da empresa para que de fato a equipe trabalhe sem medo de ser punido ou julgado e tenha medo de se expressar;
- Trabalhem o significado do porquê as pessoas estão na empresa, do motivo que elas trabalham;
- Proporcionem desafios, metas, objetivos saudáveis para que elas se sintam motivadas. Contudo é importante que as metas estejam bem claras e construídas conforme o potencial de cada um;
- Por fim, façam a celebração dos resultados. Antes de abordar assuntos de melhorias comecem sempre a reunião abordando os pontos positivos, valorizando pessoas. Separem o check-in da segunda-feira para celebração e reconhecimento da equipe e projetos.
Employer Branding a favor da saúde mental
Além das ações de rotina, as empresas também estão investindo mais em estratégias funcionais com foco na saúde mental de seus colaboradores. Dentre elas está a Employer Branding, onde há a necessidade de desenvolver o sentimento de pertencimento.
Vale lembrar que a cultura organizacional tem um papel crucial nesta questão. É através de uma cultura mais agressiva e conservadora que muitos problemas emocionais acabam por surgir. Assim, desenvolver uma cultura mais humanizada pode ser a chave para uma equipe de trabalho mais motivada e produtiva.
Empresas focadas na marca empregadora acabam por permitir o desenvolvimento de um ambiente corporativo mais feliz, pois essa é a característica principal de uma empresa que deseja reter e atrair os melhores profissionais do mercado. Não é à toa que o estudo sobre o conceito employer branding está entre os estudos das corporações de sucesso.
Felicidade Organizacional
Como vimos acima, o ambiente corporativo tem um papel importante para manter a saúde mental das pessoas. O tema da campanha Janeiro Branco de 2023 inclusive diz respeito ao equilíbrio emocional, algo pregado cada vez mais pelas corporações.
Fato é que desenvolver a felicidade organizacional também é um passo importante para colocar em prática essas ações e motivar ainda mais o employer branding nas empresas.
Embora muitas empresas acreditem que só disponibilizar benefícios ao colaborador basta para que eles se sintam felizes é necessário mais do que isso. As pessoas precisam gostar do que fazem, sentir um propósito, se sentir realizadas com a atividade desenvolvida e principalmente encontrar segurança psicológica nas instituições.
Pensando sobre o assunto, decidimos trazer algumas dicas importantes de como desenvolver a felicidade organizacional no ambiente de trabalho a fim de colocar as reflexões propostas pela campanha janeiro branco em ação.
Dicas para desenvolver a Felicidade organizacional nas empresas e fortalecer a campanha Janeiro Branco
1. Valorize mais seus colaboradores
A campanha janeiro branco incentiva a criar reflexões para melhorar a saúde mental das pessoas e no ambiente corporativo isso não é diferente. O primeiro passo, portanto, é valorizar mais os colaboradores, entender mais como eles sentem dentro da empresa, dar ouvidos, aceitar feedbacks sem repressões.
Lembre-se: mais do que oferecer benefícios é necessário ouvir as pessoas para que de fato elas se sintam reconhecidas e empoderadas. Entender que o seu trabalho também gera impacto no resultado.
Estudos da psicologia positiva afirmam que pessoas mais felizes são pessoas mais motivadas, mais criativas e tendem a falar bem da empresa também. Além disso, a valorização permite diminuir o nível de rotatividade dos profissionais e geram sucesso ao longo da caminhada.
2. Instigue seu RH a debater mais o tema felicidade na corporação
Outro ponto importante a comentar é o papel de um RH estratégico na questão da felicidade organizacional. É importante que as empresas incentivem as equipes de recursos humanos a trabalharem cada vez mais o assunto dentro da empresa. Além disso, é necessário que elas criem certa liderança sobre o assunto e fale sobre ele com propriedade.
3. Conscientize suas lideranças sobre a importância de olhar mais para os colaboradores
E por falar em liderança é importante conscientizar os líderes da empresa sobre o assunto. A felicidade organizacional precisa que todos os agentes da empresa estejam envolvidos sobre o tema e isso inclui principalmente o líder já que é ele que está ligado diretamente ao colaborador e que terá poder em gerar mudanças.
4. Fale diretamente com seus colaboradores sobre autorresponsabilidade
O mundo não é perfeito e é necessário reforçar as pessoas a sua própria responsabilidade com a felicidade, onde ela é capaz de transformar a realidade e se tornar mais feliz mesmo no trabalho.
Hoje o assunto está cada vez mais desmistificado, onde trabalho não serve mais só para pagar contas, mas sim parte de um propósito de vida. Portanto, é necessário reforçar isso as pessoas da empresa.
Como a Employer Branding Brasil pode contribuir
Com a saúde mental das pessoas cada vez mais em pauta no ambiente corporativo, guiadas pelas reflexões trazidas pelas campanhas como a Janeiro Branco, por exemplo, a estratégia da marca empregadora tem se mostrado extremamente vantajosa para trabalhar o assunto.
Dessa forma, a Employer Branding Brasil vem para auxiliar as corporações que desejam se aprofundar mais em sua marca e transformar o ambiente profissional em algo bem desejado pelos melhores profissionais do mercado.