Antes de tudo, sempre vale contar um pouco de como tudo começou. Em 2018, o UnitedHealth Group Brasil decidiu criar uma área de Talent Marketing, com o objetivo de promover nossa marca empregadora. Aí, começava nosso trabalho como área, com poucos processos e visibilidade.

Entretanto, ao longo desses anos, nossa atuação ficou mais forte, com o apoio da organização entendendo o real valor de ter uma estratégia voltada não só para a capitação de talentos, mas também, retenção e que se estende, atualmente, a um trabalho de Alumni, envolvendo todos os públicos com a experiência de como é atuar no UnitedHealth Group.

Os últimos anos, em virtude da pandemia, tivemos de nos reinventar em todos os sentidos, pensando em experiência das nossas pessoas colaboradoras, em como podíamos deixar destacado as ações que fazemos como Capital Humano, bem como reforçar nossa Cultura United, nosso foco em Inclusão e Diversidade, enfim, nossa estratégia para a Experiência do Colaborador.

Com isso, criamos a Semana MULTIplica, que reuniu conteúdos ricos sobre cultura, inclusão, diversidade, bem-estar, carreira e felicidade aos profissionais de nossas unidades em todas as regiões do país.

Foram, cinco dias de evento, entre 25 e 29 de outubro, com mais de 52 horas de conteúdos diversos, distribuídos em 38 painéis, que contaram com a participação de 183 palestrantes, entre colaboradores e convidados externos, num total de mais de 3.700 acessos à plataforma que ficou no ar por 24h ininterruptas.

Com o objetivo de mostrar que, para o UnitedHealth Group, as pessoas colaboradoras sempre estão no centro de tudo, nossos profissionais também puderam interagir com espaços preparados especialmente aos nossos parceiros de benefícios. Tivemos a oportunidade de comprovar, além dos comentários entre equipes, por meio de uma pesquisa após o evento, no qual 96% dos respondentes afirmaram que a plataforma interativa fez diferença na experiência da MULTIplica e 98% afirmaram ter recebido conteúdos consistentes e relevantes para o seu dia a dia na organização.

A iniciativa promoveu uma mobilização de comentários positivos internos e também externos, por meio das redes sociais, que retrataram o quanto a estratégia funcionou, mostrando por meio de postagens das pessoas colaboradores o que está sendo feito para que elas se sintam no centro de tudo que fazemos.

Foram vários depoimentos voluntários do time, mas podemos destacar um deles: “Essencial me senti muito especial sendo colaboradora, o nível de satisfação eleva de sempre aprender mais e exercer seu melhor trabalho”.

Essa declaração mostra porque pensar em uma estratégia cross é importante não só para a marca, mas sim para mostrar às pessoas colaboradoras e às pessoas que querem fazer parte do nosso time que existem oportunidades e que esse pode ser o melhor trabalho de suas vidas.

Aproveitando uma das expressões da Suzie Clavery, Employer Branding não é singular, é plural. É plural das oportunidades, que por meio dele, podemos ter em relação à experiência das pessoas, sejam elas colaboradoras ou não. Esse olhar para cada uma é o que atraí e retém os talentos, que, claro, passam a fazer parte da organização e são orientados por nossos valores – Integridade, Compaixão, Relacionamentos, Inovação e Performance, com o objetivo de cumprir nossa missão de ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.