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Grupo Gestão RH

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Uma expressão tem tomado conta dos debates corporativos nos últimos tempos. Na definição de Marcia Auriani, gestora executiva do portal InfoBranding, Employer Branding é “a parte da estratégia de gestão de marca focada no colaborador: a estratégia da marca em disseminar e consolidar seus valores e diferenciais com foco em atrair, engajar e reter profissionais para se tornarem colaboradores da organização, sustentando a relação com base em valores compartilhados entre as partes”.

A trajetória de Suzie Clavery

Suzie Clavery ajuda a ilustrar como o tema vem ganhando relevância no cenário brasileiro. Suzie entrou em contato com o termo quando passou a gerenciar na América Latina a área de Marketing Digital da Michael Page, multinacional de recrutamento e seleção. “Foi nesse ponto da minha carreira que eu conheci o Employer BranPor Adriano Garrett ding e me apaixonei pela área de Recursos Humanos, da qual nunca mais saí.

O Marketing aliado ao Recursos Humanos me fez encontrar meu propósito de vida, ajudando empresas a fortalecerem suas marcas empregadoras para atrair e reter os profissionais certos e ajudá-los a ter boas experiências nos seus trabalhos”, conta a executiva. Em 2011, Suzie recebeu um convite da IBM para iniciar a área de Employer Branding da empresa no Brasil, em uma época em que o mercado nacional mal conhecia este conceito. Três anos depois, criou os canais Employer Branding Brazil para ampliar as discussões sobre o tema, e também a hashtag #NãoSejaEssaEmpresa, que tem como objetivo apontar experiências que não são condizentes com as boas práticas de Employer Branding, Candidate Experience e Employee Experience. Em 2018, passou a gerenciar a área de Employer Branding do UnitedHealth Group (das marcas Amil, Americas Serviços Médicos e Optum) e também entrou no projeto da plataforma Employer Branding Brasil (employerbranding.com.br), uma iniciativa que tem o intuito de apoiar o mercado a compreender as boas práticas e o jeito certo de construir uma marca empregadora consistente.

Caio Infante

Caio Infante, diretor geral para a América Latina da agência global TMP Worldwide, focada em EVP e Employer Branding, também é um dos líderes responsáveis pela Employer Branding Brasil. Ele alerta que, junto com a exposição que o tema vem tendo nos últimos anos, existe também o aparecimento de falsos gurus e de receitas de bolo de algo que é intangível, mexe com o desejo e anseios de candidatos e colaboradores e também com as suas relações e conexões com uma empresa. “O mercado brasileiro caminha no entendimento do conceito de Employer Branding. As empresas sabem
que existe a necessidade de investir na temática, mas o conceito ainda precisa ser aprofundado.

Muito além do que ter posts bonitos nas redes sociais e mesa de ping-pong no escritório, é preciso se conectar à estratégia do negócio e elaborar a proposta de valor da empresa, pensando em uma construção a longo prazo. Seja nas grandes ou pequenas empresas, o momento do mercado é o mesmo”, analisa Caio.

Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e com MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney (Austrália), o  executivo fez carreira internacional em agências de publicidade australianas e voltou ao Brasil em 2008, tendo passagens de destaque na Trabalhando.com (onde foi Country Manager, entre outros cargos) e na Catho (onde liderou a área de novos negócios e mercados) antes de chegar à TMP Worldwide, em 2017. Na companhia, ele vem convivendo com os maiores nomes globais.

 

Employer Branding na prática

A plataforma Employer Branding Brasil (EBB) publicou em novembro a pesquisa “Perspectivas para o Employer Branding em 2019”. Os resultados mostraram que 62% das empresas respondentes pretendiam aumentar investimentos em marca empregadora neste ano.

 

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