Estudar Employer Branding, ou Marca Empregadora, em português, é uma das ferramentas essenciais de qualquer equipe de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou áreas relacionadas. Atualmente, a EBB Academy pode ser uma grande aliada neste caso!

É provável que o tema já tenha sido debatido por essas equipes algumas vezes, principalmente, pelo fato do mercado de trabalho mudar constantemente. A necessidade de se criar estratégias mais eficientes para reter os bons talentos nunca foi tão necessária como agora.

Por isso, neste conteúdo, nós da Employer Branding Brasil contaremos o que é essa estratégia, a sua importância para o processo de recrutamento e seleção, assim como o porquê de investir nesse processo. Além disso, você também conhecerá 5 bons motivos para fazer parte da EBB Academy, a maior escola de employer branding do Brasil. Acompanhe abaixo!

 

Índice

O que é Employer Branding e sua relação com a EBB Academy?

Primeiramente, é válido entender melhor o conceito de employer branding e sua relação com a EBB Academy no Brasil. 

O cenário está mais competitivo por bons profissionais, o que faz com que muitas empresas busquem no conceito de employer branding uma forma de se sobressair entre os demais concorrentes e assim garantir o melhor recurso humano para suas atividades. 

Vale lembrar que o conceito trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva da comunidade a respeito de como a empresa atua no mercado de trabalho. Neste caso entram ações que tornam o ambiente de trabalho mais saudável, a disponibilidade de benefícios diferentes e principalmente a inclusão da diversidade.

Dessa forma, quando bem executado o conceito permite demonstrar às pessoas os pontos positivos de se trabalhar nela e incentivam os bons profissionais a buscarem por uma oportunidade de trabalho na empresa. Isso acontece porque a corporação se mostra um espaço aberto ao desenvolvimento profissional. 

Com o conceito cada vez mais aflorado e a necessidade de se colocar em prática as ações da melhor forma, a EBB Academy surgiu para atender essa demanda. 

Ela foi criada com foco em acelerar o aprendizado das equipes de Recursos Humanos, justamente para que elas dominem o assunto e coloquem em prática ações realmente efetivas a fim de reter os melhores talentos. 

EB para o sucesso do recrutamento e seleção da empresa

Quanto mais o conceito de employer branding é colocado em prática pelas instituições, mais seus colaboradores se sentem motivados e produtivos. Isso então se torna uma vitrine aos olhos de outros bons profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho.

Ser uma boa empregadora também torna o processo seletivo e de recrutamento mais prazeroso para as empresas. Quem afirma isso é uma pesquisa de Employer Branding desenvolvida pela rede social corporativa LinkedIn

Em seu estudo, a plataforma afirma que mais de 75% das pessoas buscam detalhes e características da empresa antes de se submeter a uma vaga. 

Além disso, o custo por funcionário aumenta consideravelmente quando a instituição não investe em questões voltadas ao diferencial da marca, o que a faz perder bons profissionais para concorrentes e, consequentemente, gerar mais gastos para novos processos seletivos.

Vale destacar que, neste caso, não importa o quanto o salário seja bom, o que vale para a marca empregadora é a experiência vivida pelo colaborador, a fim de se tornar a equipe mais motivada e, consequentemente, mais produtiva.

Outro ponto positivo muito comentado no estudo é que o termo também diz respeito à reputação da marca quanto à experiência de trabalho. O conceito tem ganhado muito espaço e importância aos olhos da sociedade e quanto mais bem vista a empresa for sobre o ambiente ocupacional, mais os excelentes talentos desejarão trabalhar na instituição. 

Por que investir na marca empregadora?

Para a equipe que ainda não se convenceu que o conceito é realmente importante ou tem dúvidas se vale a pena estudar sobre ele, como na EBB Academy, aqui vão bons motivos para mudar de ideia e pensar no investimento.

Novas gerações  

As novas gerações que chegam ao mercado de trabalho buscam por experiências e, consequentemente, desejam encontrar culturas organizacionais que ofereçam experiências aos colaboradores dentro das empresas. 

Vale lembrar que diferente da geração X, as mais recentes como Y e Z dão mais valor às experiências incríveis. Dessa forma, aplicar esse conceito é extremamente importante, já que nem só a estabilidade e um bom salário são suficientes para prender os bons profissionais das novas gerações. 

Mudança na produção e comportamento 

As produções estão mais técnicas e comportamentais, exigindo do profissional de RH ainda mais conhecimento sobre elas. 

A marca empregadora, neste caso, entra como uma estratégia importante para encontrar profissionais certos para as vagas, diminuindo processos seletivos longos, caros e com grandes chances de rotatividade. 

Mudança na comunicação

A forma de comunicação organizacional também está mudando e quem não se adaptar a ela pode acabar perdendo bons profissionais para a concorrência. 

Por ser uma estratégia de marketing, com o capital humano como principal ponto dela, o employer branding se mostra bastante vantajoso, já que permite que toda a equipe de RH conheça cada pessoa e extraia o melhor para o sucesso da empresa.

Transformação Digital

O contato se tornou ainda mais digital, onde o uso de mídias sociais e do smartphone estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. 

Dessa forma, esse conceito permite desenvolver ações para encontrar os melhores profissionais virtualmente, já que processos seletivos presenciais não são mais um impedimento para encontrar bons profissionais. A internet está trazendo transformação digital ao RH e o conceito pode usar isso a seu favor. 

Cultura corporativa mais ágil

Por fim, a cultura corporativa está precisando mudar constantemente com a chegada dos jovens ao mercado de trabalho e, embora seus valores e missões devam ser seguidas, fazer adaptações se faz necessário para reter profissionais altamente capacitados. 

Diante disso, o conceito de employer branding se mostra altamente eficiente na construção de uma cultura organizacional mais ágil, de alto conhecimento em seus negócios, porém também voltada ao capital humano.

curso ebb

5 benefícios para estudar employer branding na EBB Academy

Após todo esse conhecimento sobre o Employer Branding mostrado acima, ainda é possível falar sobre os benefícios que a EBB Academy pode trazer à equipe de RH que está buscando conhecer mais a fundo esse conceito. 

Vale destacar que a academia foi desenvolvida pela Employer Branding Brasil, uma iniciativa inovadora e que reúne a maior comunidade sobre o assunto do país.

A empresa traz consigo 3 fundadores, os quais juntos combinam suas experiências sobre o mercado de trabalho, bem como compartilham todo seu conhecimento com os profissionais que desejam fazer a gestão da marca empreendedora de maneira eficiente e por proporcionar experiências positivas para cada talento no ambiente de trabalho. 

Portanto, reunimos os 5 motivos para você fazer parte da EBB Academy, a seguir:

1. Certificação EBB Academy sobre employer branding

O primeiro e mais aguardado benefício da EBB Academy diz respeito ao seu certificado. Embora muitas pessoas tenham essa dúvida, a jornada de conhecimento conta, sim, com certificação ao final do curso, onde o profissional ou a equipe se tornam especialistas no assunto. Vale destacar que o documento é reconhecido em todo o território nacional. 

“Aprender, compartilhar os desafios e ouvir histórias de profissionais com anos de experiência na área que roubou meu coração! Passei os últimos dias revendo conceitos e aumentando meu repertório sobre EB com completa imersão em temas como EVP, Experiência do candidato, Employee Experience e métricas de EB” (ex-aluna, Larissa Meneses)

2. Jornada de conhecimento com todos os conceitos, histórias e práticas sobre employer branding

Outro motivo para aderir a EBB Academy é todo o conhecimento adquirido. Vale lembrar que a mesma traz consigo todos os conceitos, histórias e práticas mais importantes do Employer Branding. 

Neste caso estão incluídas: 

  • Estratégias, planejamentos e construção de EB;
  • Candidate Experience;
  • Employee Experience;
  • Employee Value Proposition (EVP);
  • Personas;
  • Páginas de carreiras;
  • Redes sociais e ativações.

3. Aulas exclusivas com profissionais referências do mercado

Fazem parte da EBB Academy, o desenvolvimento de aulas exclusivas sobre o assunto. Na ocasião participam importantes profissionais de referência do mercado, assim como mais de 40 horas de conteúdo com especialistas altamente capacitados sobre o assunto.

Alguns do profissionais são:

Thayane Fernandes (Nubank): Global Talent Brand Specialist
Aula de Inbound Recruiting: Como usar as estratégias para alavancar seus resultados em Talent Aquisition

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thayanef/

Amanda Borsonello (Ifood): Communications and ESG
Aula: Descobrindo o diferencial como marca empregadora do Ifood

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/amandaborsonello/

Genesson Honorato (OLX):  Gerente de Inovação para RH E Linkedin Creator
Aula: Qual o papel do Employer Branding para a promoção da Inclusão

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/genessonhonorato/

Robert Norris (Radancy):  Vice President, Enterprise Solutions
Aula: Creating a distinctively Cargill employment brand

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/robertjnorris/

Rachel Poleselli (Itaú):  Gerente de Recursos Humanos
Aula:  O passo a passo da construção e consolidação da marca empregadora do Itaú, a relação de EB com Employee Experience e Employee Engajament.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rachelpoleselli/

O profissional de RH, neste caso, fica por dentro de todas as tendências do mercado e também possui a possibilidade de participar de mesas redondas com profissionais renomados. 

4. Network 24h

Quem participa do curso proposto pela Employer Branding Brasil também tem a possibilidade de Networking 24h. O objetivo é propor um espaço para conectar profissionais voltados à marca empregadora de todo país e também áreas relacionadas. 

Dessa forma, todos os envolvidos podem participar de debates, encontros e também atividades para manter o setor cada vez mais atualizado sobre as demandas que chegam às empresas. 

5. Acesso à comunidade exclusiva da EBB Academy sobre Marca Empregadora 

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar o acesso à comunidade exclusiva da EBB Academy. Ao ingressar na especialização toda equipe de gestão, o profissional conta com acesso anual a uma das maiores e mais exclusivas comunidades focadas em employer branding do país. 

Por lá, é possível interagir tanto com alunos e ex-alunos com foco em ter as melhores referências do mercado. 

Antes de comprar um curso, compare e veja porque a EBB Academy é a melhor:

EBB Academy

Outros cursos

Anos de experiência dos fundadores com EB*

30 anos

4 anos

Anos de experiência dos fundadores com comunicação interna*

2 anos

18 anos

EVPs construídos

45 EVPs

5 EVPs

Experiência internacional

Z

Horas de aula ao vivo de EB
(considerando turmas formadas)

550 horas

72 horas

Alunos formados
(considerando aulas em MBAs e outros cursos)

4.700 alunos

550 alunos

Parceiros

ABRH-SP, Indeed, Top Employers, Gestão RH, StartSe, IBMEC, ACE, Franklin Cove, Crehana e Galícia Educação, Grupo Throca

ABEB

Eventos realizados

RH Day, HR Revolution, CONARH, HR Summit, HR4Results (Gupy), Employee Journey Brazil, DisruptHR, World Employer Branding Day e mais de 220 eventos em 4 anos

Horas extras

70 horas

30 horas

Cases de empresas

Loft, Pepsico, Starbucks, Nubank, Mercado Livre, OLX, SAP, Cargill, BCG, CI&T, Alelo, Zup Innovation, Ifood

Módulos extras

Tecnologia & EB, Storytelling, Inbound Recruiting

*Soma dos fundadores

Agora que você já sabe a importância de aprender sobre Employer Branding e os benefícios que só a EBB Academy traz a você e sua equipe de gestão, seja agora mesmo um profissional de EB qualificado

EBB Academy

Anos de experiência dos fundadores com EB*

30 anos

Anos de experiência dos fundadores com comunicação interna*

2 anos

EVPs construídos

45 EVPs

Experiência internacional

Z

Horas de aula ao vivo de EB
(considerando turmas formadas)

550 horas

Alunos formados
(considerando aulas em MBAs e outros cursos)

4.700 alunos

Parceiros

ABRH-SP, Indeed, Top Employers, Gestão RH, StartSe, IBMEC, ACE, Franklin Cove, Crehana e Galícia Educação, Grupo Throca

Eventos realizados

RH Day, HR Revolution, CONARH, HR Summit, HR4Results (Gupy), Employee Journey Brazil, DisruptHR, World Employer Branding Day e mais de 220 eventos em 4 anos

Horas extras

70 horas

Cases de empresas

Loft, Pepsico, Starbucks, Nubank, Mercado Livre, OLX, SAP, Cargill, BCG, CI&T, Alelo, Zup Innovation, Ifood

Módulos extras

Tecnologia & EB, Storytelling, Inbound Recruiting

*Soma dos fundadores

Outros cursos

Anos de experiência dos fundadores com EB*

4 anos

Anos de experiência dos fundadores com comunicação interna*

18 anos

EVPs construídos

5 EVPs

Experiência internacional

Horas de aula ao vivo de EB
(considerando turmas formadas)

72 horas

Alunos formados
(considerando aulas em MBAs e outros cursos)

550 alunos

Parceiros

ABEB

Eventos realizados

Horas extras

30 horas

Cases de empresas

Módulos extras

*Soma dos fundadores

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