Um dos maiores desafios de quem quer transicionar de carreira ou mesmo iniciar uma é sem dúvidas saber mais sobre o ambiente de trabalho e cultura organizacional.
Por mais que as empresas tentem traduzir em palavras sobre esses tópicos ou mesmo revisões em plataformas colaborativas, nada substitui o próprio contato com colaboradores em uma rotina de feedback e trabalho em equipe.
Imagine então a chance de poder compartilhar suas ideias relacionadas ao core business de uma empresa, receber mentoria de líderes do negócio e assim poder viver os core values da empresa- tudo isso e mais os estudantes universitários podem experienciar com Schneider Go Green, a competição global de estudantes da Schneider Electric.
Há 11 anos a Schneider Electric convida estudantes do mundo todo para trazer suas ideias e se conectar de maneira interativa com a empresa. Hoje, depois de dez anos, a competição cresceu quase 50 vezes e já soma mais de 117,400 estudantes que enviaram 21,700 projetos e apenas em 2020 foram +24.400 alunos de 172 países conectados. Para participar, eles precisam estar cursando nível superior, nas áreas de negócios, engenharia, economia e afins e inglês fluente.
Outro requisito da competição é que um dos membros da dupla seja uma mulher. Isso porque a Schneider preza pela equidade de gênero e quer incentivar a participação de mulheres no STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Inclusive, a empresa já é reconhecida pela Bloomberg por conta da equidade salarial entre gêneros.
Quando as inscrições se encerram, os Top 10 times selecionados recebem mentoria de líderes seniores da empresa e que os apoiarão na preparação para a Semifinal Regional, onde os estudantes têm a chance de fazer seu pitch para uma banca de 3 executivos da região e então, selecionamos o melhor time para competir com as demais duplas de outras regiões na final Global.
“Durante toda a experiência, a começar pelo próprio site da competição, os estudantes conhecem e experienciam todos os core values da companhia”, comenta Isabelle Kahakura Batista, responsável pelo programa global. “ Apesar de apenas 1 time ser o vencedor global, muitos universitários ganham com a experiência: além do contato com a liderança e mentoria, durante o processo, eles têm contato com oportunidades de estágio ou vagas integrais, tendo ainda a chance de serem contratados pela companhia. “Acredito que Schneider Go Green é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional, que a maioria de nós não teve no início da carreira. A chance de ser orientado por líderes de negócios, ter acesso a e-learnings, obter novos insights, se conectar com a equipe de RH em uma empresa multinacional são oportunidades valiosas antes mesmo de sair da faculdade!”.
América do Sul bem representada
Na edição 2020, a América do Sul foi representada pela dupla de estudantes Angie e Jorge, da Universidad Nacional de Colombia. A #GrandeIdeia da equipe é um projeto que transformará a realidade das peixarias de Bojayá, Colômbia, através de uma solução de Cadeia de Frio sustentável. Ambos foram contratados e hoje fazem parte do Programa de trainee na Colombia. Confira aqui em nosso blog, a experiência deles e a live no instagram que fizeram com o VP de RH da Colombia.
Já na edição de 2021, as brasileiras Kalyane Alves, aluna de engenharia química na Universidade Federal da Bahia, e Karen Costa, estudante de psicologia na Universidade do Estado da Bahia, venceram a semifinal regional com seu projeto de piezoeletricidade. Para impulsionar a eficiência e a distribuição de energia, a dupla criou uma passagem para pedestres com sistema piezoelétrico, que utiliza a energia captada por meio da movimentação de pessoas e veículos. Além do sistema para gerar energia, a dupla criou uma solução para distribuí-la.
Após o encerramento da campanha, todos os participantes passam a fazer parte do nosso pipeline de talentos para programas como estágio e trainee, e mantemos eles conectados e engajados conosco através de e-mail marketing e eventos dedicados.
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. Chamamos isso de ‘Life Is On’.Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência. Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados por nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.
Por:
Isabelle Kahakura
Go Green Lead
Mayara Viana
Employer Branding Líder América do Sul