É uma suposição comum que, como o marketing de recrutamento tem a palavra “marketing” no termo, ele deve ser deixado para uma equipe geral de marketing do consumidor. Muitas vezes, o marketing de recrutamento é incluído no marketing do consumidor e se torna uma prioridade de nível muito baixo, competindo por iniciativas de grandes empresas vinculadas a vendas e ao resultado final.
Segundo o LinkedIn, 75% dos candidatos pesquisam a reputação de uma empresa e sua marca empregadora antes de se candidatar a um emprego. 72% das empresas dizem que a marca empregadora desempenha um papel significativo na sua capacidade de contratar talentos. Elas afirmam que o custo por contratação é reduzido em 50% após a implementação de uma forte marca empregadora.
Em outras palavras, a necessidade de uma estratégia de marketing de recrutamento é grande demais para ser ignorada. Mais do que isso, é um tema que engloba toda a organização, não é um trabalho restrito do RH, pois o seu impacto é no resultado e nos números da empresa.
Marketing de consumo x marketing de recrutamento
A função de marketing do consumidor é criar e vender produtos, mercadorias e serviços para compradores individuais. Como os profissionais de marketing de consumo sabem, embora todos os produtos sejam diferentes, o objetivo final é fazer com que o público-alvo compre um produto ou serviço. Assim, todos os esforços em seu plano de marketing do consumidor vão até o objetivo final de “compras concluídas”. Isso é feito de forma eficaz, aproveitando uma marca forte que ressoa os desejos e necessidades do público-alvo.
No marketing de recrutamento, trabalhamos para atrair, contratar e reter os melhores talentos, comunicando claramente a proposta de valor da empresa enquanto lugar para se trabalhar. Portanto, todos os esforços em nossos planos de marketing de recrutamento vão até o objetivo final de “contratações” e “retenções”. Aumentar a satisfação e produtividade dos colaboradores também são um produto final das estratégias de Employer Branding, termo como é conhecido lá fora.
Será que as duas estratégias de marketing (de consumo e de recrutamento) serão tão eficazes para atingir metas separadas se elas estiverem constantemente se diluindo? Para ser bem sucedido, você deve estar focado no objetivo final. Quanto mais concentrado o esforço, mais eficaz será. Um consumidor satisfeito e apaixonado pela marca é um potencial candidato sempre.
O que isso significa para você como empregador?
Embora a marca do seu consumidor, voz e tom possam (e devam) ser muito semelhantes, a mensagem da marca empregadora deve ser diferente da mensagem da marca do consumidor, pois você está tentando fazer com que os usuários finais realizem duas conversões completamente diferentes .
A melhor maneira de fazer isso de forma eficaz é tratar o marketing de recrutamento e o marketing de consumo como duas entidades separadas, depois de estabelecer sua marca empregadora. Particularmente para conteúdo e marketing social, isso significa criar páginas de mídia social de carreiras separadas e páginas de sites unicamente para propósitos de atração de candidatos (clientes), criando vários caminhos claros para as pessoas acessarem as informações necessárias para decidir se devem ou não se juntar à sua empresa.
- Defina seus objetivos e temas
Toda estratégia de marketing precisa de um objetivo abrangente para medir. Sua melhor aposta é manter seus objetivos inteligentes e simples, mas específicos. Por exemplo, as metas de contratação de sua empresa podem ser para solidificar sua reputação como uma empresa inovadora, uma líder no setor e uma grande contribuidora para sua comunidade. - Identifique seu público
É provável que sua marca empregadora tente atrair vários públicos diferentes. Use sua equipe de talentos para restringir o público aos seus papéis mais difíceis de preencher para ser seu público permanente e trate os grupos como contratações sazonais como prioridades quando necessário. - Descubra as necessidades do seu público
Invista algum tempo pesquisando funcionários existentes que atualmente ocupam cargos difíceis de preencher. Faça perguntas sobre os prós e contras de seu ambiente de trabalho e o que os faz voltar todos os dias. Leia os comentários e avaliações da sua empresa nas diferentes plataformas, pois seus candidatos consultarão lá e ali estará sua imagem enquanto lugar para se trabalhar. Saiba mais sobre seus funcionários a partir da perspectiva deles. - Crie e distribua conteúdo
O marketing de conteúdo tem sido um método comprovado para aumentar a geração de leads, e com o marketing de recrutamento não é diferente. Usar o conteúdo para demonstrar o compromisso de sua empresa com seus valores prova a um candidato em potencial que você diz o que quer realmente dizer. Melhor ainda se o conteúdo for gerado por funcionários. - Defina e meça seus KPIs.
Se não há como medir seus esforços, eles realmente aconteceram? Certifique-se de definir seus KPIs antes de implementar sua estratégia com sua equipe para que todos entendam o que realmente é o sucesso e trabalhem com os mesmos objetivos.
Depois de separar sua estratégia de marketing de recrutamento de sua estratégia de marketing do consumidor, com metas próprias, grupos de público-alvo e KPIs, você pode agir de acordo com o objetivo e atingir suas metas de recrutamento com muito mais rapidez e eficiência. Isto é employer branding!
Autores: Sophia Madana, Content Strategist da TMP Worldwide, e Caio Infante, General Manager Latam da TMP Worldwide.