Cada vez mais, os talentos que ingressam no mercado de trabalho buscam conhecer e se identificar com os posicionamentos e valores das empresas. Aqui na Raízen, queremos que a diversidade seja cada vez mais representada e com seu valor ainda mais potencializado em nosso time e é por isso que as ações de Employer Branding e Diversidade estão sempre trabalhando em conjunto.
O início da nossa jornada
Se você não nos conhece, deixe-nos apresentar: nós somos a Raízen, uma joint venture entre Cosan e Shell, criada em 2011, com o propósito de redefinir o futuro da energia que move o mundo e impacta a vida das pessoas. Para nós, fazer não é o suficiente. Continuamente nos desafiamos para sempre entregar o nosso melhor e hoje, já somos um dos maiores grupos empresariais privados do Brasil.
Começamos a nossa jornada de aprendizados no tema Diversidade, em 2017, a partir de um diagnóstico do cenário de representatividade da nossa organização e do reconhecimento sobre os vieses inconscientes, que afetam as oportunidades e a progressão na carreira de pessoas pertencentes a grupos historicamente minorizados (concentrado em torno de questões de gênero, raça, sexualidade e deficiência).
Pensando nisso e entendendo como estava a representatividade, especialmente de mulheres no nosso time, assumimos um compromisso público para alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025. Sabemos que o processo de desconstrução das nossas crenças pessoais requer dedicação própria e esforço diário e para sustentar a transformação cultural que precisávamos fazer, criamos, também em 2017, a nossa Cultura RAIZ, que se divide em quatro valores:
1) Realizamos agora olhando para o futuro,
2)Ampliamos o olhar de cada um,
3) Incentivamos o olhar questionador e
4) Zelamos por relações produtivas.
O valor de “Ampliar o melhor de cada um” reconhece as relações internas que valorizam as diferenças respeitando as individualidades de cada pessoa. pois só assim construiremos um time diverso que alcança os melhores resultados.
E com a evolução e maturação do tema Diversidade e Inclusão na Raízen, nos sentimos prontos para falar mais sobre isso também para fora da empresa, para pessoas que possam se interessar em trabalhar na Raízen. Foi quando conectamos a nossa frente de Marca Empregadora com Diversidade, em meados de 2020. Neste texto, vamos lhe contar algumas ações concretas já implementadas.
Como começar a ampliar essas frentes?
A nossa estratégia de Employer Branding nos direciona para canais focados em nosso público-alvo. Nosso objetivo é transmitir conteúdos verdadeiros e genuínos sobre como é trabalhar na Raízen, no canal certo, para o público certo. E nada melhor do que ter o nosso time contando suas próprias histórias inspiradoras sobre o porquê eles escolheram vir e ficar na empresa.
Para falar sobre Respeito na RAIZ de tudo nós contamos com os Transformadores, que são grupos de afinidade que surgiram de forma orgânica para disseminar conhecimento, trocar experiências, propor e implantar soluções para inclusão de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+.
E para suportar ainda mais a estratégia de Diversidade, e por consequência de atração de talentos, realizamos um Censo de Diversidade, uma pesquisa interna e anônima, onde captamos dados importantes e que nos ajudam a traçar o panorama dos talentos Raízen em pontos como gênero, cor, crença, sexualidade e muito mais. A partir da análise das respostas, vemos onde devemos concentrar nossos maiores esforços.
Além disso, a coleta dos dados ano após ano nos garante uma comparação do panorama da Raízen com o passar do tempo, nos ajudando a refletir sobre novos planos e ideias.
Mas de nada adianta analisar e não concretizar os planos, certo?
Por isso, pós realização do Censo foi preciso estruturar ações para aumentar a representatividade de pessoas pertencentes aos 4 grupos minorizados que trabalhamos e entender como melhorar a experiência de todos que já fazem, ou ainda farão, parte do nosso time.
Então, criamos algumas frentes de trabalho em conjunto que você confere a seguir:
1. Construção e fortalecimento da nossa Proposta de Valor (EVP)
Para fortalecer e amarrar tudo que estávamos construindo, finalizamos a construção do nosso EVP e destacamos um dos nossos valores, o Respeito na Raiz de tudo, já citado anteriormente, que mostra o compromisso diário em promover o respeito, a inclusão e a diversidade.
Além disso, também temos o aprendizado como fortaleza dos nossos valores e para fortalecer toda a nossa proposta de valor, investimos em sessões educativas em grupo para aprofundar os conhecimentos sobre diversidade, equidade e inclusão das nossas pessoas colaboradoras.
Nesse processo, contamos com o Diversifica LAB, que nasceu com a missão de ampliar o conhecimento e a sensibilidade das nossas lideranças para que, a partir de diálogos e trocas, elas possam compreender as necessidades existentes nos nossos diversos times. Ah, e essa sensibilização contou com a parceria da B9 e da Mamilos Podcast, com a presença de Ju Wallauer e Cris Bartis. Demais, né?
Somado a isso, era importante capacitar todas as nossas pessoas, dessa forma, foi criado uma Trilha de Diversidade e Inclusão, construída e conduzida pela nossa especialista de D&I e pela área de aprendizagem Raízen. Nesta etapa, a área de Atração e Seleção e todos os líderes foram capacitados, além de 60% da área de Gente.
2. Ações afirmativas em Atração e Seleção:
A capacitação não parou por aí, tivemos um fórum exclusivo para o time de atração e seleção, que foi o pontapé para falarmos da importância e iniciarmos as vagas afirmativas, afinal, elas existem para trazer intencionalidade nas contratações e, ao mesmo tempo estimular a inclusão na prática. Funciona como uma reparação histórica, para combater a discriminação, oferecendo mais representatividade no ambiente corporativo. Employer Branding e Diversidade se uniram para ampliar essa implementação e começarmos a trazer cada ver mais vagas afirmativas, seja dentro dos nossos
negócios ou nas nossas campanhas de talentos, com cada vez mais diversidade e com um volume de vagas focadas em pessoas negras, por exemplo.
3. Comunicação inclusiva e empática
Para além de criar vagas afirmativas era necessário oferecer materiais que dessem contexto e mostrassem a importância de fazê-las, para isso, foram criados dois guias para começar a capacitação das nossas pessoas.
O primeiro material, construído também em conjunto com o time de Atração e Seleção e os Transformadores, era focado em explicar o processo e as melhores práticas para a abertura de uma vaga afirmativa. Abordando desde quando e como abrir uma vaga afirmativa, o papel da liderança e até os cuidados necessários para que o processo seletivo seja empático e respeite as individualidades de cada pessoa.
Sabemos que, além de trazermos materiais focados em Atração e Seleção e Lideranças, era necessário criar um guia para toda a companhia. Por isso, o segundo material, construído em conjunto com o time de comunicação corporativa, era focado para todas as pessoas da Raízen e trouxemos a temática
sobre comunicação inclusiva, empática e respeitosa: o conteúdo aborda boas práticas e substituições de termos que não devem mais ser utilizados, além de destacar a importância de pequenas mudanças para promover a inclusão.
Além disso, começamos a praticar cada vez mais inclusão no nosso dia a dia. Por isso, todos os nossos vídeos são com legendas e as transmissões ao vivo têm tradução simultânea para Libras.
E como está indo esse processo?
Irina Catta Preta, diretora responsável pelas áreas de Cultura, D&I, Aquisição de Talentos, Gerenciamento de Talentos e Desenvolvimento de pessoas conta: “O apoio que temos recebido de todos os times, lideranças e áreas parceiras tem sido fundamental, não apenas para difundir nossa proposta de valor, mas também para criar estratégias que promovam as ações para criar uma Raízen cada vez mais inclusiva e diversa.”
Atualmente, contamos com mais de 40 mil pessoas colaboradoras diversas e engajadas com nossa proposta de valor, porém “Sabemos que estamos em uma jornada de evolução e que todas as iniciativas são importantes para contribuir para o nosso propósito de redefinir, juntos e juntas, o futuro da energia. Afinal, aqui “O Respeito está na RAIZ de tudo.”, conclui Irina.