Livros obrigatórios para quem trabalha com Employer Branding
Frequentemente as pessoas nos pedem dicas de livros sobre Employer Branding, porém, a maioria dos títulos ainda não estão disponíveis em português.
Mas isso não quer dizer que não temos outras temáticas que ajudam em nosso conhecimento sobre o tema, além do esforço em tentar a leitura em inglês.
Livro Isso é Employer Branding?! Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema (Português)
Em Isso é Employer Branding?!, Suzie Clavery, uma das primeiras profissionais a atuar com o tema na prática no Brasil, faz não apenas um relato de sua história, inspirando outros profissionais a trabalharem com a gestão de marca empregadora, mas também transmite sua experiência prática sobre o assunto, alinhando conceitos como Employer Branding, Cultura, EVP – Employer Value Proposition ou Propostas de Valor do Empregador, Candidate Experience ou Experiência do Candidato e Employee Experience ou Experiência do Colaborador, mostrando como todos eles se conectam e influenciam na reputação da marca empregadora, além de dar dicas valiosas para você implementar, com sucesso, uma estratégia de Employer Branding na sua empresa.
Separamos 9 livros, à venda na Amazon, para você se aprofundar mais em Employer Branding.
Employer Brand Management
Attract, recruit, and retain the very best with a strategic employer brand
From one of the world’s leading pioneers in the employer brand discipline and author of the first book on the subject The Employer Brand, comes the long-awaited practical follow-up Employer Brand Management. Talented, motivated employees are a company’s best assets, and the techniques in this book help attract, recruit, and retain the very best. A successful employer brand reaches beyond the boardroom to establish confidence, loyalty, and enthusiasm all the way down the ladder.
Employer Brand Management gives readers a personal grasp of a new approach to people management. It draws on significant advances in practices among leading companies to provide a handbook for employer brand development and implementation. With a wide range of case studies and examples, you’ll be taken step-by-step through the employer brand development process.
You will find information on the latest developments in technology, with particular attention paid to socially-enabled recruitment marketing and employee communication and engagement.
Fonte: Amazon
Employer Branding Dummies
Employer Branding For Dummies is the clear, no-nonsense guide to attracting and retaining top talent
Written by two of the most recognized leaders in employer brand, Richard Mosley and Lars Schmidt, this book gives you actionable advice and expert insight you need to build, scale, and measure a compelling brand. You’ll learn how to research what makes your company stand out, the best ways to reach the people you need, and how to convince those people that your company is the ideal place to exercise and develop their skills. The book includes ways to identify the specific traits of your company that aligns with specific talent, and how to translate those traits into employer brand tactic that help you draw the right talent, while repelling the wrong ones.
You’ll learn how to build and maintain your own distinctive, credible employer brand; and develop a set of relevant, informative success metrics to help you measure ROI. This book shows you how to discover and develop your employer brand to draw the quality talent you need.
Fonte: Amazon
Satisfação Garantida
O que dizer de uma empresa em que o chefe paga dois mil dólares para os candidatos desistirem do treinamento se não estiverem satisfeitos?
E, ainda, em que o mesmo chefe resolve pendengas de clientes? Bem-vindo à Zappos, uma empresa on-line que vende sapatos e entrega felicidade. Aqui o lema “o cliente em primeiro lugar” é realmente colocado em prática: do empacotador ao CEO, na Zappos todos trabalham literalmente no serviço de atendimento ao cliente. Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios.
Começando com um minhocário na infância até se tornar um bilionário aos trinta e poucos anos, Tony desenvolveu técnicas revolucionárias (e algumas vezes bem loucas) para satisfazer seus clientes e sua equipe, e lucrar mais e em menos tempo do que com as velhas fórmulas que regem grandes empresas. Se você está tentando uma mudança radical no SAC de sua empresa, pode parar tudo e começar a pôr em prática a cultura empresarial que Tony desenvolveu e agora revela neste livro divertido e inspirador.
Para o autor, todo o seu negócio está atrelado à busca da felicidade para ele mesmo, sua equipe e seus clientes.
Fonte: Amazon
Game Storming
Grandes acontecimentos não são por acaso. Criar um ambiente para o pensamento criativo e para as inovações pode ser um desafio
Como você pode fazer isso em sua empresa? A resposta pode surpreendê-lo: gamestorming. Este livro inclui mais de 80 jogos para ajudá-lo a derrubar as barreiras, comunicar-se melhor e gerar novas ideias, intuições e estratégias. Os autores identifi caram ferramentas e técnicas de alguns dos profi ssionais mais inovadores do mundo, cujas equipes colaboram e fazem grandes coisas acontecerem.
Gamestorming é o resultado: uma coleção única de jogos que incentivam o comprometimento e a criatividade, enquanto geram mais organização e clareza para o ambiente de trabalho.
Fonte: Amazon
Sprint
Como inovar? Por onde começar? Como formar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática?
São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint.
Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. Knapp se juntou mais tarde a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures, braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios, e juntos eles conduziram e completaram mais de cem sprints em empresas de telefonia, e-commerce, saúde, finanças e muito mais.
Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.
Fonte: Amazon
Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca
Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios
A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios.
Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. StoryBrand faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais.
Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, StoryBrand transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.
Fonte: Amazon
Endomarketing Estratégico. Como Transformar Líderes em Comunicadores e Empregados em Seguidores
Em Endomarketing Estratégico, Analisa de Medeiros Brum aborda o Endomarketing de uma forma estratégica e coerente com os novos tempos
A autora propõe uma nova forma de olhar para o assunto, lembrando que os resultados em nível de informação, integração e consequente engajamento, somente serão alcançados quando as empresas entenderem que a informação corporativa precisa ser trabalhada com responsabilidade sistemática e profundidade. Como novidade, o livro traz um capítulo sobre “marca empregadora”, abordando as diferentes formas de construção e de comunicação do EVP – Employee Value Proposition.
Mas o fator mais relevante desse livro é o papel estratégico do líder nesse processo, motivo pelo qual Analisa dedica os três últimos capítulos a esse assunto, defendendo a liderança colaborativa, mostrando como transformar o líder no primeiro e principal canal de comunicação interna e apresentando técnicas e estratégias de comunicação face a face. É uma leitura perfeita para profissionais de Administração de Empresas, Recursos Humanos, Comunicação Social e Marketing que desejam alcançar grandes resultados por meio do Endomarketing
Fonte: Amazon
Value Proposition Design: Como Construir Propostas de Valor Inovadoras
Value Proposition Design auxilia a encarar os desafios de qualquer negócio – criando produtos e serviços que os clientes querem comprar
Esse livro prático, com o apoio online, mostrará os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso. Com os mesmos formato e visual que os autores usaram no best-seller Business Model Generation, o livro explica como usar o Quadro de Proposta de Valor, uma ferramenta prática para desenvolver, testar, criar e gerenciar produtos e serviços que os clientes realmente querem. Value Proposition Design serve para todos que se frustram com reuniões sem fim, achismos e intuições que resultam em lançamentos de produtos caros que desaparecem ou que, simplesmente, desapontam os consumidores.
O livro o ajudará a entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e evitar despender tempo com ideias que não funcionarão. Mostrará ainda o simples, mas complexo, processo de desenvolver e testar propostas de valor e chegar ao resultado de criar produtos e serviços que se adaptam perfeitamente às necessidades ou aos desejos dos clientes. Exercícios práticos, ilustrações e ferramentas ajudarão a melhorar seu produto, serviço ou nova ideia de negócio imediatamente.
Além disso, o livro fornece acesso exclusivo a um conteúdo online (Strategyzer.com). Você trabalhará com exercícios interativos, avaliará seu trabalho, trocará ideias com outros leitores e baixará conteúdos específicos (que estará disponível em língua português à partir de dezembro de 2014).Value Proposition Design complementa o “Business Model Canvas” do Business Model Generation, uma ferramenta usada por startups e grandes empresas como MasterCard, 3M, Coca Cola, GE, Fujitsu, LEGO, Colgate-Palmolive e muitas outras.
Value Proposition Design fornece uma metodologia de sucesso comprovada, com propostas de valor que vendem, apoiadas em modelos de negócios lucrativos.
Fonte: Amazon
The Employee Experience Advantage
Recently a new type of organization has emerged, one that focuses on employee experiences as a way to drive innovation, increase customer satisfaction, find and hire the best people, make work more engaging, and improve overall performance
The Employee Experience Advantage is the first book of its kind to tackle this emerging topic that is becoming the #1 priority for business leaders around the world. Although everyone talks about employee experience nobody has really been able to explain concretely what it is and how to go about designing for it…until now.
How can organizations truly create a place where employees want to show up to work versus need to show up to work? For decades the business world has focused on measuring employee engagement meanwhile global engagement scores remain at an all time low despite all the surveys and institutes that been springing up tackle this problem. Clearly something is not working. Employee engagement has become the short-term adrenaline shot that organizations turn to when they need to increase their engagement scores. Instead, we have to focus on designing employee experiences which is the long term organizational design that leads to engaged employees. This is the only long-term solution. Organizations have been stuck focusing on the cause instead of the effect. The cause is employee experience; the effect is an engaged workforce.
Backed by an extensive research project that looked at over 150 studies and articles, featured extensive interviews with over 150 executives, and analyzed over 250 global organizations, this book clearly breaks down the three environments that make up every single employee experience at every organization around the world and how to design for them. These are the cultural, technological, and physical environments. This book explores the attributes that organizations need to focus on in each one of these environments to create COOL spaces, ACE technology, and a CELEBRATED culture. Featuring exclusive case studies, unique frameworks, and never before seen research, The Employee Experience Advantage guides readers on a journey of creating a place where people actually want to show up to work.
Fonte: Amazon