Engana-se quem pensa que o Storytelling não contribui efetivamente para uma estratégia de recrutamento eficaz. Não tem coisa mais poderosa que uma história bem contada para desenvolver emoções e assim aguçar o interesse de fazer parte dela também. 

A questão é que o ato de contar histórias persuasivas não se restringe apenas aos grandes estúdios de ficção. 

Ele tem um papel vital no poder de persuasão da marca empregadora já que a narrativa forte permite transmitir mensagens, lições e emoções, um dos principais motivos pelos quais os profissionais escolhem ingressar e permanecer em uma empresa.

Neste conteúdo, nós da Employer Branding Brasil contaremos mais sobre a relação do employer branding com o storytelling, assim como explicamos como o marketing digital pode ser utilizado como estratégia para transmitir os valores da marca. Acompanhe!

A relação de Storytelling e Employer Branding

O Employer Branding, ou Marca Empregadora — em português, tem um papel importante na imagem da empresa na sociedade.

É através dela que a organização alcança os melhores profissionais, assim como detém importantes resultados na produção e sensação de pertencimento de seus colaboradores.

Dentro disso, o storytelling vem como uma maneira assertiva para enaltecer os melhores pontos da corporação e onde estratégias mais simples talvez não consigam chegar.

Vale lembrar que a técnica se trata da arte de contar, desenvolver e adaptar histórias. Além disso, utiliza em sua composição elementos específicos para transmitir a mensagem de forma emocional e envolver o público justamente por isso.  

A relação entre employer branding e storytelling se mostra bastante promissora, já que 67% dos empregadores segundo a pesquisa realizada pela Glassdoor, acredita que as taxas de retenção poderiam ser melhores se os candidatos tivessem mais clareza sobre a imagem e valores da empresa, algo que a técnica consegue fazer. 

Vale lembrar a narrativa da marca empregadora precisa ter uma história bem construída, pois não basta apenas apresentar as estatísticas, benefícios ou vantagens aos candidatos, mas apresentar as habilidades que irão adquirir, os desafios que enfrentarão e o que poderá fazê-los felizes durante a jornada de trabalho. 

O storytelling, por sua vez, pode ser utilizado exatamente para isso, onde ele é capaz de transmitir de forma eficaz e por meio de uma história os benefícios da empresa, unindo-os aos valores da marca e também as experiências vividas pelos funcionários já existentes.

6 pontos para que o storytelling de employer branding gere efeito

Para ser bem eficiente, no entanto, o storytelling de employer branding requer um contexto bem pensado a fim de surtir efeito. 

Neste caso, a história precisa ser bem convincente e verdadeira, já que será o bem mais valioso que ela poderá dar a sua marca empregadora. 

Além disso, é necessário que as corporações trabalhem os pontos principais a fim de obter um bom resultado no final. Elencamos seis deles a seguir: 

  1. Neste caso, é essencial construir uma compreensão completa do público alvo e assim orientar as histórias que você irá criar.
  2. Tenha como pilares a verdade e autenticidade dos fatos. Histórias falsas e com promessas duvidosas poderão colocar em risco sua marca empregadora e assim obter retenções baixas e até mesmo prejudicar o processo futuro na atração de talentos.
  3. Busque mostrar aos candidatos passivos do porquê a companhia é o melhor local para se trabalhar. Portanto, sempre que possível adapte e ajuste a história conforme o público que deseja atingir. 
  4. Deixe sempre claro durante o processo de seleção e recrutamento os valores e objetivos da sua marca, assim como encontrar os canais mais apropriados para compartilhar a mensagem.
  5. Busque criar defensores internos da marca, onde através do compartilhamento de suas histórias outros profissionais se sintam encorajados a trabalhar nela também. Engaje seu público interno para ser base das suas histórias autênticas e dê a ele todo o suporte necessário para que os conte. 
  6. Por fim, traga o diferencial da marca sempre em evidência de modo que a empresa se diferencie da concorrência. Dessa forma opte por experiências diferentes e utilize o máximo cada recurso à disposição como entrevistas com os próprios funcionários, publicações de posts, infográficos, entre outros.

Lembre-se: o Storytelling é uma arma poderosa para os profissionais de marca empregadora. 

Marketing Digital e o seu papel na marca empregadora

Ao entender que o storytelling da marca empregadora é um ponto importante das empresas, não há como separá-lo do marketing digital atualmente. 

Na pesquisa criada pela Glassdoor, por exemplo, 75% dos candidatos acreditam que as empresas mais confiáveis são aquelas onde suas equipes de lideranças reforçam os valores da marca das plataformas digitais. 

Vale lembrar que o leque de oportunidades é grande e a história pode ser contada de diversas formas por lá, desde uma página de Instagram bem montada com histórias autênticas até vídeos no LinkedIn e páginas de carreiras. Tudo isso traz para dentro da marca histórias envolventes de quem é a organização, o que a torna diferente e o motivo que faz as pessoas quererem fazer parte dela.  

É importante ter em mente que o processo de digitalização fez com que muitas empresas se atentassem ao poder das redes sociais e assim a necessidade de também treinar os profissionais para fazer uso delas principalmente a equipe de RH Estratégico. 

Como se usa as redes sociais para vender produtos, a marca empregadora utiliza da plataforma para mostrar os valores da empresa, seus objetivos, missões e os benefícios de trabalhar na instituição. 

Contudo, diferente da venda comum, por exemplo, quem passa essas informações são os próprios funcionários. São eles que disseminam as ações produzidas e conseguem atrair, reter e chamar a atenção do mercado tudo através dos perfis pessoais nas redes sociais e um storytelling fortalecido.

Desafios do Marketing Digital

Embora as redes sociais e o Marketing Digital estejam em alta nos processos empresariais, também é necessário conhecimento para atuar dentro delas. 

Muitas empresas acreditam que por estar nas redes sociais é suficiente, contudo é necessário saber explorar melhor as ferramentas, assim como entender como o algoritmo funciona e usar do relacionamento para gerar engajamento. Algo que muitas empresas ainda tem dificuldade.

Vale lembrar que o marketing digital envolve pessoas e uma vez dentro desse universo as equipes precisam estar atentas, não só para criar uma postagem bonita, mas também apta a responder comentários e interagir com seu público. Ao fazer isso, as chances de encontrar bons profissionais aumentam principalmente quando se fala do LinkedIn. 

Outro desafio apresentado pelo mercado é a insegurança de criar embaixadores de marca e os profissionais migrarem para a concorrência. Neste caso, não é incomum encontrarmos empresas com medo de ingressar na internet, assim como de incentivar seus colaboradores a usar as redes a seu favor. 

Porém, essa insegurança pode e deve ser driblada, uma vez que o profissional embaixador acaba por fortalecer a sensação de pertencimento devido à liberdade recebida para atuar. Assim, ao invés de ir à concorrência, a situação pode ser a inversa, onde a empresa consegue retê-lo com mais facilidade.

Vale lembrar que o marketing digital tem um papel importante na marca empregadora e não é a questão de apenas o colaborador preencher um perfil na rede social que irá colocá-lo em risco para outras oportunidades.

Caso ele deseje sair não é a ação que irá impulsioná-lo a fazer isso, mas sim todo o contexto de como ele é valorizado na empresa. Portanto, é hora de ouvir mais o que o profissional tem a dizer e entender como o profissional se sente para tirar conclusões.

Conheça também a EBB Academy

E é dentro desse cenário de employer branding e storytelling que a EBB Academy se faz importante para o profissional que está buscando se profissionalizar na área.

Ela é uma jornada de aprendizagem completa sobre o conceito de marca empregadora, assim como adaptada aos profissionais de todos os níveis de conhecimento. Como vimos acima, o conceito vem se tornando crucial para reter e atrair os melhores talentos e a empresa que não está aplicando pode estar perdendo os melhores profissionais.

Assim a EBB Academy traz mais de 40 horas de conteúdos especializados a fim de aprimorar o conhecimento e conectar os profissionais da área através de networking, aulas de alta qualidade, biblioteca digital e uma comunidade exclusiva.

Ainda está em dúvida? Conheça duas aulas incríveis sobre o poder do Storytelling produzidas pelos especialistas da EBB Academy para se inspirar: 

EBB Academy da Employer Branding Brasil – Aula EBB Academy: Eita, ficou sabendo? Como contar histórias que dão vontade de ouvir. 

Descrição: Contar histórias envolve muitos detalhes, Bruno Lacerda nos conta sobre como ter a atenção do ouvinte e como a história deve ser adaptada para cada persona. 

Aula EBB Academy: Storytelling: grandes histórias e conversas pra boi dormir. 

Descrição: Existem diferentes formas de comunicação, Adriano Brandão trabalha com a criação de marcas e fala sobre como o Storytelling é usado para convencer lideranças e como se conecta para a marca empregadora

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