A comunicação é uma ferramenta essencial para interação, informação, integração e engajamento entre pessoas e empresas, dentro do contexto organizacional.

Quando suas estratégias são fundamentadas, ela pode promover um processo de compartilhamento de informação bem-sucedido, no qual o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem de forma esperada.

Um ponto importante a se observar é o de que a comunicação não está apenas atrelada à promoção de uma marca para o público externo, mas também às estratégias internas de engajamento dos colaboradores dentro de uma organização. Por isso é fundamental promover uma mensagem clara e efetiva aos membros de uma empresa cotidianamente, para que estejam sempre informados e alinhados quanto ao propósito, valores, missão, estrutura e estratégias da mesma. Este alinhamento faz com que eles se sintam engajados e representados, fortalecendo o sentimento de pertencimento à organização e às atividades que exercem. Nada melhor do que times satisfeitos, né?

Além disso, outro aspecto fundamental e que não pode ser deixado de lado é o espaço que a organização oferece para que seus colaboradores participem ativamente das discussões, e co-criem a visão da Marca Empregadora de uma empresa, propiciando um espaço dinâmico, interativo e de colaboração. Um canal aberto para que seus membros se sintam à vontade para expressar sua opinião e feedbacks para a empresa, é uma ótima ação de Employer Branding e que fortalece ainda mais os laços entre as partes e uma melhor colaboração entre as equipes, o que impacta positivamente nos resultados internos e satisfação de todos.

Neste sentido, para que os colaboradores se tornem embaixadores ativos de uma marca, as empresas precisam trabalhar estrategicamente suas ações de comunicação interna para promover um engajamento contínuo com suas equipes. Mas como fazer isso?

  1. Entenda qual é o perfil do seu público-alvo interno
  2. Mapeie quais os melhores canais para que a mensagem seja compartilhada
  3. Trabalhe com mensagens transparentes, simples, consistentes e assertivas
  4. Baseie-se nos pilares culturais da organização para comunicar
  5. Comunique de forma clara, o propósito, visão e valores da empresa
  6. Compartilhe boas práticas
  7. Reconheça áreas e projetos internamente
  8. Pratique comunicação aberta e ativa com a liderança
  9. Compartilhe a estratégia, anúncios e updates sobre o negócio
  10. Demonstre e reforce a importância que seu colaborador tem para a organização ☺

É essencial mapear quais são os temas chaves que devem ser compartilhados com os times internos e como essa comunicação deve chegar até eles. Quais são os canais principais que sua empresa utiliza? Quais são os canais mais efetivos para promoção dessas comunicações? Além disso, precisa estar claro para todos os membros qual é o papel, propósito, cliente final, stakeholders e concorrentes da organização em que atuam. Estes são tópicos básicos para que os colaboradores compreendam o porquê de estarem ali e dedicando grande parte de seu tempo a um propósito e mais do que isso, como seu trabalho impacta diretamente no crescimento deste negócio e satisfação do cliente final. Somente com uma comunicação clara e informativa, o tão desejado “orgulho de pertencer” será verdadeiramente abraçado pelas equipes.

Quando os colaboradores não se sentem bem informados sobre os objetivos de sua companhia, a direção dos esforços pode seguir um caminho diferente do esperado e também podem acabar sendo desmotivados com o tempo. E é aí que entra a grande oportunidade de se trabalhar com uma boa comunicação interna, que influencia diretamente no relacionamento entre a empresa x colaboradores, permitindo um maior engajamento, e consequente promoção de sua marca empregadora para o mercado, através de um canal muito genuíno – seus próprios integrantes.

A cereja do bolo para uma organização vai muito além do que ela promove para o mercado. Está exatamente no que diz respeito à visão de seus próprios colaboradores sobre ela, muito influenciados pela comunicação interna que esta promove. Nada melhor do que ter os seus times alinhados de suas estratégias e como porta-vozes de tudo que ela tem de melhor, afinal eles também propagam seus pontos de vista dentro de seus círculos e convivência o que ajuda ainda mais a empresa a ter destaque no mercado. Se você quer promover sua Marca Empregadora de forma efetiva externamente, não esqueça do mais importante: trabalhe a comunicação para seus talentos internos.

Forte abraço 😉

Julia Shirazawa Gaspar
Por Julia Shirazawa Gaspar

Julia Shirazawa Gaspar – 22 anos, Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São Paulo, possui experiência em ações de Employer Branding, Comunicação, Recrutamento e Diversidade & Inclusão. É motivada por desafios e apaixonada por comunicação, branding, fortalecimento de marca, atração e engajamento de pessoas.