A comunicação corporativa é a base de uma empresa de sucesso, mas implementá-la ainda é um desafio para muitas empresas. Confira a seguir o que é a comunicação corporativa, que tipos existem e como utilizá-la para potencializar a estratégia de Employer branding. Um dos pilares mais importantes de uma organização é a comunicação corporativa. É esta área que garante que a empresa irá transmitir de maneira assertiva e eficiente seus valores, práticas e reputação da marca. Seja para o público interno ou externo, a comunicação corporativa deve estar alinhada com a cultura organizacional e, mais do que nunca, à construção da marca empregadora. A seguir, a especialista Taynée Mendes dá algumas dicas práticas para que as empresas saibam como criar uma estratégia completa envolvendo todos estes fatores! Vamos lá?  

Indice

O que é comunicação corporativa?

Muitos profissionais acham que sabem o que é comunicação corporativa. No entanto, essa é uma área vasta, que relaciona diferentes estratégias, departamentos e ferramentas, e por isso tende a não ser compreendida em sua total dimensão. Também conhecida como comunicação empresarial ou comunicação interna, ela tem como objetivo refletir tudo aquilo que a empresa é e representa, além de garantir o fluxo de informações dentro da própria organização. A estratégia de comunicação da empresa deve, em resumo, conectá-la com os colaboradores, candidatos, investidores e clientes de forma positiva, clara e assertiva, transmitindo a mensagem desejada da melhor maneira possível. Para isso, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa devem utilizar as ferramentas e canais corretos para alcançar o público que desejam, considerando variáveis como segmentação, tom de voz e objetivos organizacionais. Sendo assim, é comum que as empresas dividam esta área em diferentes grupos. Confira a seguir os tipos de comunicação corporativa mais comuns nas empresas e quais são as características principais de cada um.

Ferramentas de comunicação corporativa

As ferramentas de comunicação corporativa costumam variar de acordo com o tipo de estratégia, segmentação e objetivo da empresa. No entanto, podemos citar alguns processos, recursos e ferramentas comumente utilizados nas organizações, como:
  • Redes sociais corporativas
  • Customer Success (cases de sucesso de clientes)
  • Comunicados de imprensa
  • E-mail marketing
  • Newsletter interna
  • Eventos internos e externos
  • Marketing de conteúdo (blogs, vídeos, site institucional)
  • Relatórios de resultados e de RSC
Vale ressaltar que cada tipo de ferramenta de comunicação corporativa varia conforme o público-alvo. Para entender melhor como funciona, confira a seguir os tipos de comunicação corporativa existentes e quais as principais diferenças entre eles.

Tipos de comunicação corporativa

Conforme destacamos, a estratégia de comunicação corporativa possui diferentes objetivos e, por isso, também deve ser dividida e trabalhada de formas distintas.

Para que os responsáveis por esta área consigam ter foco no que realmente importa, a comunicação corporativa costuma ser dividida em dois tipos principais. Confira os detalhes a seguir.

Comunicação corporativa interna

Conhecida como comunicação interna, esta área da empresa tem como foco a otimização do fluxo de informações, atividades e processos internos da empresa. É ela que deve garantir que haja integração, conexão e entendimento entre os colaboradores, equipes e líderes.

Além disso, a comunicação corporativa interna tem o papel de difundir os valores e cultura da empresa para todos que ali trabalham. Afinal, a experiência do colaborador está diretamente ligada à sua percepção sobre a organização e ao bom funcionamento do dia a dia de trabalho.

A elaboração de um plano de comunicação interna deve seguir 5 etapas principais:

  • Análise interna e diagnóstico: Pesquisas internas quantitativas e qualitativas, com diferentes grupos, para detectar necessidades, problemas e oportunidades.
  • Segmentação: A definição de personas, ou grupos, é essencial para que a estratégia geral seja dividida em diferentes objetivos e foque nos diversos públicos que devem ser considerados.
  • Criação de um Guia da empresa: Este guia deverá conter informações essenciais para orientar o plano de comunicação, como tom de voz, identidade visual, valores,etc.
  • Plano de comunicação interna: Elaboração e execução das práticas e ações determinadas, integrando cada uma delas à cultura empresarial, estratégia de employer branding e à experiência do colaborador.
  • Análise de resultados: Feedbacks, pesquisas e análise de dados para verificar a eficácia de cada ação e iniciativa implementada.

Comunicação corporativa externa

Quando falamos de comunicação corporativa externa, envolvemos diversos objetivos diferentes, mas sempre relacionados à como a empresa se apresenta para seus diferentes públicos externos.
A comunicação externa busca, através de diversas ações e estratégias, se conectar com estas pessoas e criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Alguns exemplos de objetivos da comunicação corporativa externa são:

  • Construção da reputação da empresa enquanto empregadora
  • Posicionamento da marca
  • Comunicação da missão, visão e valores
  • Transparência nas iniciativas de Responsabilidade social corporativa
  • Crescimento e reconhecimento no mercado

Para isso, esse processo inclui a produção de conteúdo, gestão de redes sociais, atendimento ao cliente, campanhas de marketing e muitos outros processos e recursos.
Como você pode ver, não basta saber o que é comunicação corporativa. É preciso ir além, conhecendo diferentes dimensões do negócio e buscando as melhores práticas para otimizar a estratégia global. Confira ao longo do texto algumas dicas para te ajudar neste desafio!

 

Comunicação corporativa e Employer branding: Conexão dos conceitos na visão de uma especialista

Depois de conhecer os tipos de comunicação corporativa, deu para entender que a estratégia geral desta área deve estar integrada à outras práticas relacionadas à reputação e funcionamento da empresa, certo?

Por isso, destacamos aqui a importância da conexão entre a comunicação corporativa com uma grande tendência do mercado: o Employer Branding!

Você já deve ter ouvido falar do Employer Branding umas 500 mil vezes. Principalmente, se você é profissional de Comunicação ou Marketing. Afinal, são estes especialistas que estão acostumados a gerenciar a imagem e a reputação das marcas.

Mas se você é profissional de Administração ou Recursos Humanos, o termo pode parecer apenas um anglicismo desnecessário e talvez difícil de digerir. Afinal, essa coisa de Branding é com o pessoal de Marketing, certo?

De fato, a busca pelo termo “employer branding” no Brasil está em ascendência pelo menos desde 2017, segundo o Google Trends. O mais interessante, no entanto, é notar que a maior consulta relacionada ao termo está justamente ligada à pergunta “o que é employer branding?”.

Seria puro desconhecimento ou necessidade de aprofundamento? A seguir, a especialista Taynée Mendes explica um pouco mais sobre este conceito e como ele se relaciona com a comunicação corporativa.

Taynée Mendes

Supervisora de comunicação na Techint
www.linkedin.com/in/taynee

 

Employer Branding: Onde entra na estratégia empresarial?

A importância de trabalhar a marca empregadora pode parecer óbvia para os profissionais de comunicação e marketing, pois os empregados sempre foram considerados stakeholders relevantes da marca.
No entanto, para profissionais de outras áreas percebemos que a relação não é assim tão evidente. Por quê?

Vamos a um exemplo prático: um recrutador tem uma importante missão: contratar o novo gerente de operações para uma empresa da indústria farmacêutica. Prazo: o mais rápido possível. Preocupado com o deadline, o profissional analisará currículos, fará várias entrevistas e, finalmente, terá o seu escolhido para a vaga. O foco deste profissional será fechar essa vaga dentro do prazo. De 100 pessoas, apenas uma será escolhida para o cargo.

Mas o que os outros 99 profissionais pensarão desta empresa após o processo seletivo? Eles se sentirão respeitados, receberão retorno, conhecerão mais sobre a organização e seus valores? Indicarão seus amigos para trabalharem nesta empresa? Consumirão mais ou menos aquela marca após o processo? Estarão dispostas a serem acionistas se a empresa for de capital aberto?

Em 99% dos casos, tais perguntas não passam pela cabeça do recrutador. O foco dele é encontrar o candidato perfeito para a vaga. E é aí que o Employer Branding parece elucidar uma nova forma de encarar a gestão de pessoas: colocar o humano no centro da estratégia.

It’s all about people!

Quando pensamos em um ser humano, pensamos em tratar o humano como humano e não como um recurso como qualquer outro – e lá vem a velha discussão sobre o nome “Recursos Humanos”.

Na prática, colocar o humano no centro dos processos significa dar um retorno (especialmente se negativo), falar da cultura e dos valores da empresa (ora, a adaptação cultural é especialmente relevante para reter o empregado nos primeiros meses), deixar claro o que é esperado de um possível empregado daquela organização.

Isso é dar a oportunidade de reflexão para aqueles que não estão tão seguros de que querem você como empregador. E tudo bem. Mas então, qual a importância disso tudo?

Nem todos sonham em trabalhar no Google!

E isso tem tudo a ver com a Comunicação. Os profissionais de comunicação sabem que aquele candidato preterido pode fazer um estrago na imagem da marca se ele publicar um relato negativo nas redes sociais.

Nós sabemos que ele pode deixar de consumir nossos produtos, porque não teve uma boa impressão no processo seletivo. Sabemos também que, no mundo de macro e micro influencers, ele pode convencer sua rede de que sua empresa não é um bom lugar para se trabalhar.

E isso atinge diretamente o negócio da organização!

Desde sua concepção, a comunicação corporativa atua para tornar mais humana a relação entre empregador e empregados, ou seja, não buscamos tratar pessoas apenas como peças em uma engrenagem.

Humanizamos essa relação quando transmitimos com clareza informações relevantes aos colaboradores, quando realizamos campanhas de conscientização sobre diversos assuntos e quando aproximamos a liderança dos trabalhadores e encurtamos as distâncias econômicas, sociais e culturais dentro de um mesmo ambiente.

Trocando em miúdos, trabalhamos para tornar o trabalho uma experiência recompensadora para as… pessoas! E isso traz bons resultados para a empresa.

Dicas da especialista

“A magia da comunicação corporativa é dialógica. Depende do outro para existir. É compreensão e empatia”

Nós da comunicação estamos sempre pensando no nosso público-alvo, ou seja, quem queremos atingir com nossas ações. E sabemos que existem diferentes tipos de comunicação para cada audiência. Precisamos saber como essa pessoa se comporta, quais produtos consome, que filmes prefere assistir, que plataforma de streaming utiliza, e por aí vai.

A imaginação fornece hipóteses que precisam ser confirmadas por meio de pesquisas. Sim, as pesquisas de mercado são fundamentais para entendermos nosso interlocutor. São elas que vão confirmar ou não nossas hipóteses; são o ponto de partida para uma comunicação efetiva.

Pensando na marca empregadora, precisamos conhecer nossos potenciais candidatos e nossos empregados. O que pensam? Onde vivem? Muitas vezes, por ser um público familiar achamos que o conhecemos bem. Mas a pesquisa em Employer Branding é fundamental para ligar os pontos e ajudar a identificar a proposta de valor (EVP) de sua marca empregadora. Que experiências estamos proporcionando a nossos empregados?

E é por isso que a Comunicação corporativa pode agregar muito na estratégia de Employer Branding. Se você é de Administração ou da área de Recursos Humanos, não a deixe de fora! Se você é de Comunicação, peça para fazer parte!

Gerenciar a marca empregadora é um extenso trabalho em equipe que envolve um time multidisciplinar cujo esforço contínuo almeja garantir uma experiência positiva e, claro, cada vez mais humana tanto para empregados quanto candidatos.

5 Vantagens da Comunicação Corporativa

Não há dúvidas de que a comunicação corporativa é de grande importância para o sucesso de uma empresa. No entanto, algumas organizações ainda não entendem os reais benefícios de um investimento nesta área e na construção de uma boa marca empregadora.
Por isso, listamos a seguir as principais vantagens da comunicação corporativa para as empresas. Confira:

 

  • Melhora o engajamento dos colaboradores. Isso ocorre sobretudo com iniciativas de otimização da comunicação interna, que são capazes de aumentar a conexão e o engajamento dos colaboradores com a cultura empresarial.
  • Simplifica processos. Processos bem definidos se refletem em tarefas bem executadas. Uma estratégia de comunicação completa envolve iniciativas de gestão do conhecimento, treinamentos eficientes e detecção de melhorias e oportunidades em atividades rotineiras.
  • Promove a integração entre as equipes. Iniciativas bem pensadas no plano de comunicação corporativa têm o poder de integrar colaboradores e equipes, incentivando a colaboração e troca de informações relevantes do negócio. Alguns exemplos são os canais de comunicação interna, atividades de team building e eventos da empresa.
  • Acelera o crescimento empresarial. A construção de uma imagem positiva da marca e o sucesso da experiência do colaborador são, juntos, uma fórmula para que as empresas aumentem a produtividade, atinjam os objetivos de negócio e consigam lucrar mais.
  • Promove a marca empregadora. Como vimos, a comunicação corporativa é uma parte essencial da estratégia de Employer Branding. Essa combinação poderosa faz com que as empresas sejam reconhecidas no mercado de trabalho de forma positiva, tanto pelo público externo quanto interno (e as vantagens aqui, são infinitas!).
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