Os Navy Seals são uma das forças de elite dos Estados Unidos. Seu nome deriva da composição entre as palavras “Navy” – Marinha – e SEALs (junção dos termos “sea” – mar –, “air” – ar – e “land” – terra). Ou seja: eles estão preparados para agir em todos os terrenos.

O treinamento dos Navy SEALs é brutal. Dura cerca de 30 meses e expõe os recrutas a todo tipo de situação, como privação de sono, comida e, em alguns momentos, até mesmo água. Isto os leva ao limite físico e mental, fazendo-os enfrentar dores e sofrimentos para, ao final, estarem preparados a enfrentar praticamente qualquer situação. Desde o primeiro dia, os recrutas são ensinados sobre a importância do trabalho em equipe. O foco nunca é o indivíduo. O treinamento, inclusive, ressalta que nenhum SEAL pode ser deixado para trás durante uma missão (mesmo sob tortura). Seus lemas são “O Único Dia Fácil Foi Ontem” e “Vale a pena ser um vencedor”. A taxa de mortalidade deste grupo é a maior dentre as forças armadas, mesmo em fase de treinamento. E quer saber mais? Mesmo assim, metade dos que ingressam na Marinha têm interesse em ser um SEAL – dos quais somente ¼ tem capacidade para se inscrever no treinamento e menos de ¼ dos aceitos chegam ao final do treinamento. Quanto eles ganham? Segundo informações da internet, no início, quase a mesma coisa que o salário da Marinha (que é de onde eles são recrutados). Depois disso, o salário fixo mensal cresce cerca de 10 a 20% (existem bônus por missões com alta periculosidade, e aqui fico imaginando quais são, pois para mim, todas parecem se encaixar…rsrs). Ok, Mas em que tudo isso tem relação com EVP e EB? Sobre estratégia do negócio – O objetivo da corporação é claro: as situações mais difíceis serão tratadas por este time. Não podem ocorrer falhas. Recompensa – Só os melhores, com  “zero” (isso mesmo, “zero”) de falhas serão recrutados para o treinamento e a excelência é recompensada pela satisfação de serem os melhores. Cultura – A “qualidade dos pares” é inquestionável, tanto que cada um coloca a sua vida na mão do parceiro ao lado. Eu, como colaborador, não preciso me preocupar com isso. Cultura x avaliação – os critérios de avaliação são claros e divulgados abertamente e seguidos à risca. Passou em todos, está dentro; não passou em algum, fora. Statement claro e traduz a estratégia do negócio e gestão do pessoal = “O Único Dia Fácil Foi Ontem” e “Vale a pena ser um vencedor” – quer mais clareza? Recompensa financeira = por missão bem-sucedida Mas porque estamos falando disso tudo? Porque vejo que muitas empresas têm medo de divulgar algumas verdades sobre seu ambiente, políticas e cultura, pois acreditam que muitos candidatos desistiriam:

“Ótimo, que o façam!”

Trabalhe com Verdade Extrema e lembrem-se deste “case” para isso. Eles não ganham muito mais que outros cargos com muito menos risco e muito menos esforço envolvido. Podem ser eliminados a qualquer momento e até serão torturados para que isso ocorra! Mas o que este grupo busca é exatamente isso, chegar ao seu limite e superá-lo e é isso que a estratégia da empresa precisa e busca nas pessoas. Portanto, busque perfis que se identifiquem com o perfil real de sua empresa, não com o ideal! Com isso, ache SEUS Navy Seals e supere os desafios do SEU ambiente de acordo com que este necessita.