Frequentemente as pessoas nos pedem dicas de livros sobre Employer Branding, porém, a maioria dos títulos ainda não estão disponíveis em português.
Mas isso não quer dizer que não temos outras temáticas que ajudam em nosso conhecimento sobre o tema, além do esforço em tentar a leitura em inglês.
Livro Isso é Employer Branding?! Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema (Português)
Em Isso é Employer Branding?!, Suzie Clavery, uma das primeiras profissionais a atuar com o tema na prática no Brasil, faz não apenas um relato de sua história, inspirando outros profissionais a trabalharem com a gestão de marca empregadora, mas também transmite sua experiência prática sobre o assunto, alinhando conceitos como Employer Branding, Cultura, EVP – Employer Value Proposition ou Propostas de Valor do Empregador, Candidate Experience ou Experiência do Candidato e Employee Experience ou Experiência do Colaborador, mostrando como todos eles se conectam e influenciam na reputação da marca empregadora, além de dar dicas valiosas para você implementar, com sucesso, uma estratégia de Employer Branding na sua empresa.
Livros clássicos sobre Employer Branding
Employer Brand Management
Atrair, recrutar e reter os melhores com uma marca empregadora estratégica
De um dos principais pioneiros mundiais na disciplina da marca do empregador e autor de um dos primeiros livros sobre Employer Branding.
Funcionários talentosos e motivados são os melhores ativos de uma empresa, e as técnicas deste livro ajudam a atrair, recrutar e reter os melhores. Uma marca empregadora de sucesso vai além da diretoria para estabelecer confiança, lealdade e entusiasmo até o fim da escada.
O Employer Brand Management dá aos leitores uma compreensão pessoal de uma nova abordagem à gestão de pessoas. Ela se baseia em avanços significativos nas práticas entre as empresas líderes para fornecer um manual para o desenvolvimento e implementação da marca do empregador. Com uma ampla gama de estudos de caso e exemplos, você será levado passo a passo através do processo de desenvolvimento da Marca empregadora.
Você encontrará informações sobre os últimos desenvolvimentos em tecnologia, com atenção especial ao marketing de recrutamento social e à comunicação e engajamento dos funcionários.
Fonte: Amazon
Employer Branding Dummies
O Employer Branding For Dummies é o guia claro e sem absurdos para atrair e reter os melhores talentos
Escrito por dois dos mais reconhecidos líderes em marcas patronais, Richard Mosley e Lars Schmidt, este livro dá a você conselhos acionáveis e insights especializados que você precisa para construir, escalar e medir uma marca convincente. Você aprenderá como pesquisar o que faz sua empresa se destacar, as melhores maneiras de alcançar as pessoas que você precisa e como convencer essas pessoas de que sua empresa é o lugar ideal para exercer e desenvolver suas habilidades. O livro inclui maneiras de identificar os traços específicos de sua empresa que se alinham com talentos específicos, e como traduzir esses traços em táticas de marca do empregador que o ajudam a atrair os talentos certos, ao mesmo tempo em que repelem os errados.
Você aprenderá como construir e manter sua própria marca empregadora distinta e confiável; e desenvolver um conjunto de métricas de sucesso relevantes e informativas para ajudá-lo a medir o ROI. Este livro lhe mostra como descobrir e desenvolver a marca de seu empregador para desenhar o talento de qualidade que você precisa.
Fonte: Amazon
Satisfação Garantida
O que dizer de uma empresa em que o chefe paga dois mil dólares para os candidatos desistirem do treinamento se não estiverem satisfeitos?
Bem-vindo à Zappos, uma empresa on-line que vende sapatos e entrega felicidade. Aqui o lema “o cliente em primeiro lugar” é realmente colocado em prática: do empacotador ao CEO, na Zappos todos trabalham literalmente no serviço de atendimento ao cliente. Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios.
Começando com um minhocário na infância até se tornar um bilionário aos trinta e poucos anos, Tony desenvolveu técnicas revolucionárias (e algumas vezes bem loucas) para satisfazer seus clientes e sua equipe, e lucrar mais e em menos tempo do que com as velhas fórmulas que regem grandes empresas. Se você está tentando uma mudança radical no SAC de sua empresa, pode parar tudo e começar a pôr em prática a cultura empresarial que Tony desenvolveu e agora revela neste livro divertido e inspirador.
Para o autor, todo o seu negócio está atrelado à busca da felicidade para ele mesmo, sua equipe e seus clientes.
Fonte: Amazon
Livros sobre Cultura e Employer Branding
Game Storming
Grandes acontecimentos não são por acaso. Criar um ambiente para o pensamento criativo e para as inovações pode ser um desafio
Como você pode fazer isso em sua empresa? A resposta pode surpreendê-lo: gamestorming. Este livro inclui mais de 80 jogos para ajudá-lo a derrubar as barreiras, comunicar-se melhor e gerar novas ideias, intuições e estratégias. Os autores identificaram ferramentas e técnicas de alguns dos profi ssionais mais inovadores do mundo, cujas equipes colaboram e fazem grandes coisas acontecerem.
Gamestorming é o resultado: uma coleção única de jogos que incentivam o comprometimento e a criatividade, enquanto geram mais organização e clareza para o ambiente de trabalho.
Fonte: Amazon
Sprint
Como inovar? Por onde começar? Como formar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática?
São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint.
Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. Knapp se juntou mais tarde a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures, braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios, e juntos eles conduziram e completaram mais de cem sprints em empresas de telefonia, e-commerce, saúde, finanças e muito mais.
Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.
Fonte: Amazon
Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca
Nem só de livros sobre Employer Branding vive um EB lover. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios.
Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. StoryBrand faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais.
Fonte: Amazon
Livros sobre Employer Branding e estratégia de negócios
Endomarketing Estratégico. Como Transformar Líderes em Comunicadores e Empregados em Seguidores
Em Endomarketing Estratégico, Analisa de Medeiros Brum aborda o Endomarketing de uma forma estratégica e coerente com os novos tempos
A autora propõe uma nova forma de olhar para o assunto, lembrando que os resultados em nível de informação, integração e consequente engajamento, somente serão alcançados quando as empresas entenderem que a informação corporativa precisa ser trabalhada com responsabilidade sistemática e profundidade. Como novidade, o livro traz um capítulo sobre “marca empregadora”, abordando as diferentes formas de construção e de comunicação do EVP – Employee Value Proposition.
Mas o fator mais relevante desse livro é o papel estratégico do líder nesse processo, motivo pelo qual Analisa dedica os três últimos capítulos a esse assunto, defendendo a liderança colaborativa, mostrando como transformar o líder no primeiro e principal canal de comunicação interna e apresentando técnicas e estratégias de comunicação face a face. É uma leitura perfeita para profissionais de Administração de Empresas, Recursos Humanos, Comunicação Social e Marketing que desejam alcançar grandes resultados por meio do Endomarketing
Fonte: Amazon
Value Proposition Design: Como Construir Propostas de Valor Inovadoras
Value Proposition Design auxilia a encarar os desafios de qualquer negócio – criando produtos e serviços que os clientes querem comprar
Esse livro prático, com o apoio online, mostrará os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso. Com os mesmos formato e visual que os autores usaram no best-seller Business Model Generation, o livro explica como usar o Quadro de Proposta de Valor, uma ferramenta prática para desenvolver, testar, criar e gerenciar produtos e serviços que os clientes realmente querem. Value Proposition Design serve para todos que se frustram com reuniões sem fim, achismos e intuições que resultam em lançamentos de produtos caros que desaparecem ou que, simplesmente, desapontam os consumidores.
O livro o ajudará a entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e evitar despender tempo com ideias que não funcionarão. Mostrará ainda o simples, mas complexo, processo de desenvolver e testar propostas de valor e chegar ao resultado de criar produtos e serviços que se adaptam perfeitamente às necessidades ou aos desejos dos clientes. Exercícios práticos, ilustrações e ferramentas ajudarão a melhorar seu produto, serviço ou nova ideia de negócio imediatamente.
Você trabalhará com exercícios interativos, avaliará seu trabalho, trocará ideias com outros leitores e baixará conteúdos específicos. Value Proposition Design complementa o “Business Model Canvas” do Business Model Generation, uma ferramenta usada por startups e grandes empresas como MasterCard, 3M, Coca Cola, GE, Fujitsu, LEGO, Colgate-Palmolive e muitas outras.
Value Proposition Design fornece uma metodologia de sucesso comprovada, com propostas de valor que vendem, apoiadas em modelos de negócios lucrativos.
Fonte: Amazon
The Employee Experience Advantage
Recentemente surgiu um novo tipo de organização, que se concentra nas experiências dos funcionários como forma de impulsionar a inovação, aumentar a satisfação do cliente, encontrar e contratar as melhores pessoas, tornar o trabalho mais envolvente e melhorar o desempenho geral
O Employee Experience Advantage é o primeiro livro deste tipo a abordar este tema emergente que está se tornando a prioridade número 1 para os líderes empresariais em todo o mundo. Embora todos falem sobre a experiência do empregado, ninguém foi capaz de explicar concretamente o que é e como se deve projetar para ela… até agora.
Como as organizações podem realmente criar um lugar onde os funcionários querem aparecer para trabalhar versus a necessidade de aparecer para trabalhar? Durante décadas, o mundo dos negócios tem se concentrado em medir o engajamento dos funcionários, enquanto as pontuações de engajamento global permanecem sempre baixas, apesar de todas as pesquisas e institutos que têm surgido para resolver este problema. Claramente, algo não está funcionando. O engajamento dos funcionários tornou-se a injeção de adrenalina a curto prazo a que as organizações recorrem quando precisam aumentar suas pontuações de engajamento. Em vez disso, temos que nos concentrar em projetar experiências de funcionários, que é o projeto organizacional de longo prazo que leva a funcionários engajados. Esta é a única solução a longo prazo. As organizações têm se concentrado na causa e não no efeito. A causa é a experiência do funcionário; o efeito é uma força de trabalho engajada.
Apoiado por um extenso projeto de pesquisa que analisou mais de 150 estudos e artigos, apresentou entrevistas extensas com mais de 150 executivos e analisou mais de 250 organizações globais, este livro decompõe claramente os três ambientes que compõem cada experiência dos funcionários em cada organização ao redor do mundo e como projetar para eles. Apresentando estudos de casos exclusivos, estruturas únicas e pesquisas nunca antes vistas, The Employee Experience Advantage guia os leitores em uma jornada de criação de um lugar onde as pessoas realmente querem aparecer para trabalhar.
Fonte: Amazon