Como anda o recrutamento de candidatos na sua empresa? O modelo tradicional não está funcionando? Então, provavelmente, você ainda não conhece o inbound recruiting. Por isso, neste texto, nós da EBB vamos contar tudo sobre esse conceito, logo abaixo! Boa leitura!
Atualmente, o recrutamento tradicional não está mais funcionando em algumas empresas. Afinal, com a evolução da internet e das tecnologias, os profissionais têm muitos recursos e ferramentas disponíveis para buscar novos desafios.
Além disso, os trabalhadores no mercado de trabalho atual estão mais exigentes e buscam por melhores cargos e empresas que proporcionem mais satisfação, qualidade de vida e bem-estar.
Esses cenários levaram às alternativas ainda pouco utilizadas para trazer os melhores talentos às empresas, entre elas, o inbound recruiting está ganhando cada vez mais popularidade. Saiba mais sobre, a seguir!
O que é inbound recruiting?
Primeiramente, vamos explicar o que é inbound recruiting. A tradução dessas palavras em inglês, “inbound” significa “entrada” e “recruiting” significa “recrutamento”.
Nesse sentido, se você já pesquisou na internet “inbound recruiting tradução”, podemos traduzir como “recrutamento de entrada”, ou seja, uma estratégia de atração e fidelização de candidatos.
Em outras palavras, o inbound recruiting é uma combinação da marca da empregadora e do marketing de recrutamento.
Essa metodologia é usada para criar uma experiência marcante para os candidatos, que necessita de conteúdos sobre a marca para aumentar a percepção sobre a empresa e melhorar o relacionamento com candidatos ativos e passivos em diferentes etapas do processo de recrutamento.
Os candidatos ativos são aqueles que vão atrás das vagas abertas das empresas, enquanto candidatos passivos precisam ser encontrados pelo time de recrutamento.
O que é inbound recruiter?
O inbound recruiter está relacionado com o recrutamento inbound, um profissional responsável por recrutar pessoas e desenvolvê-las com base em suas competências.
É importante lembrar que também existe o Tech Recruiter (recrutador técnico), um profissional especializado em Recursos Humanos e em T.I (Tecnologia da Informação).
Esse tipo de recrutador específico realiza as avaliações técnicas, além de analisar as questões culturais e comportamentais, da mesma forma como ocorre em um processo de recrutamento e seleção tradicional.
Sua missão é traçar novas estratégias de recrutamento de acordo com a necessidade da empresa, e consequentemente, tornar os processos seletivos ainda mais efetivos.
Qual a importância do inbound recruiting para a empresa?
Qual a importância do inbound recruiting para o seu negócio? Sem dúvidas, essa estratégia sintoniza a empresa em relação com os profissionais, ou seja, aumenta as chances da empresa se destacar em meio à concorrência acirrada.
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostra que, 75% das pessoas que estão buscando um emprego pesquisam sobre a empresa antes de realizar a inscrição da vaga.
Dessa forma, quando os candidatos realizarem pesquisas aprofundadas sobre os empregadores é preciso entregar conteúdos que mostrem como é trabalhar na empresa.
Assim como os profissionais de marketing capturam e convertem leads em vendas com conteúdos específicos, os recrutadores criativos podem utilizar as mesmas táticas para aprimorar seu encontro de talentos.
Portanto, a importância do inbound recruiting é mostrar uma marca empregadora excelente para atrair e reter talentos notáveis.
Qual a diferença entre Inbound Recruiting e Outbound Recruiting?
Você já pensou qual é a diferença entre prospecção inbound e outbound? Veja como essas estratégias de recrutamento podem ser diferenciadas, abaixo:
- Inbound Recruiting: envolve estratégias que fazem os candidatos ideais encontrarem a empresa, para isso, é necessário criar conteúdos e realizar ações que tornem a instituição mais atraente para os candidatos. O principal objetivo é gerar engajamento e conscientização aos candidatos para eles quererem vir para a empresa.
- Outbound Recruiting: é o recrutamento tradicional, ou seja, inclui a postagem de anúncios de empregos no site da empresa, por exemplo. O recrutador que utiliza essa técnica vai em busca dos profissionais mais adequados para ocupar posições dentro da instituição. Dessa forma, o time de recrutamento precisa se empenhar para encontrar o perfil desejado e oferecer uma vaga de emprego, deixando de lado algumas etapas do processo seletivo.
Como aplicar o Inbound Recruiting na prática?
O recrutamento inbound é uma estratégia que se empenha em tornar uma empresa mais atraente para atrair os candidatos potenciais até os recrutadores, evitando o trabalho de buscar esses candidatos.
Embora esse método possa parecer fácil, construir um programa de Inbound Recruiting de qualidade é algo que precisa de muito empenho e dedicação. Veja como, a seguir:
1. Desenhe os perfis dos candidatos ideais
Faça uma estratégia e define os perfis dos candidatos ideais. O primeiro passo para aplicar essa estratégia na prática é saber para quem você está direcionando suas ações de atração para conseguir os candidatos que você precisa.
Portanto, se reúna com os diretores e gestores das equipes para traçar as habilidades, competências e experiências que os novos candidatos precisam ter para ocupar determinados cargos na empresa.
Nesse sentido, você e sua equipe precisarão criar mais de uma persona (perfil desejado) de acordo com os diferentes cargos e equipes.
2. Crie estratégias para atrair e captar os candidatos
Considere o uso de diversos modelos de divulgação sobre a sua empresa, como otimização de SEO das páginas de carreira e site da empresa, blog para falar sobre a cultura organizacional, valores da empresa, objetivos futuros, além de postagens em redes sociais, fotos de eventos corporativos, depoimentos dos funcionários, entre outros tipos de conteúdos.
Criar estratégias para atrair e captar os candidatos ideais para as vagas precisa de muita criatividade, então procure ser diverso e criativo nas suas estratégias de divulgação.
É necessário que as pessoas saibam como é trabalhar na sua empresa, então mostre a elas por meio de diversos tipos de conteúdos simples e atraentes.
3. Mantenha uma relação com os candidatos e contratados
Criar e manter uma relação com os candidatos e contratados é uma tarefa desafiadora, mas que pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.
Sendo assim, envie conteúdos por e-mails ou outros meios de comunicação enquanto o recrutamento estiver acontecendo e após finalizar a contratação.
Mesmo aqueles profissionais que não forem selecionados para determinada vaga, mantenha seus perfis no banco de talentos da empresa. Afinal, eles podem até não estarem prontos para serem contratados, mas demonstram interesse em trabalhar para você. Quem sabe em uma próxima oportunidade, né?
Quais as etapas do recrutamento inbound?
A metodologia do Inbound Recruiting é aplicada em uma jornada com 4 etapas (atração, conversão, fechamento e encantamento), inspirada no Inbound Marketing e na jornada do cliente.
A ideia é nutrir os potenciais candidatos em cada estágio do funil por meio das várias interações que eles têm com a marca empregadora. Veja quais são essas etapas e como fazer na prática!
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Atração
A atração é a primeira etapa da metodologia do inbound recruiting. Sabe o ditado “a primeira impressão é a que fica”, pois é, nesse estágio é necessário usar os recursos de Employer Branding para melhorar a percepção dos potenciais candidatos para sua empresa.
Nesse sentido, para desenvolver o seu Employer Branding, você deve criar e cuidar da cultura organizacional, descobrir o que os talentos buscam no mercado de trabalho (benchmarking), criar uma proposta de valor (Employer Value Proposition) e divulgá-la para atrair os candidatos certos.
Como fazer?
Existem diversas ações que podem ser colocadas em prática nesse estágio inicial, como investimentos de SEO e anúncio pago para sua página de carreira e ofertas de emprego.
Invista na página de carreira da sua instituição, afinal, esse é o espaço ideal para mostrar como é trabalhar para você, então divulgue os valores da empresa, depoimentos de funcionários, fotos, vídeos e tudo o mais que você considerar relevante para convencer os candidatos a aceitar suas ofertas de emprego.
Sem dúvidas, diversos candidatos passam boa parte do tempo nas redes sociais. Então é necessário compartilhar conteúdo e informações relevantes nas suas mídias.
Além disso, você pode aumentar a visibilidade das suas ofertas de trabalho em sites de empregos específicos. Até mesmo os sites de universidades podem oferecer suas ofertas de emprego para alcançar mais candidatos compatíveis com os cargos.
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Conversão
Após atrair os talentos ideais para as suas ofertas de emprego, o próximo passo é converter essas visitas em candidatos.
Para isso, você deve convencê-los a se candidatar às suas posições através de algumas ferramentas que convertem visitas em candidatos. Confira como abaixo!
Como fazer?
Cuide muito bem das descrições das ofertas de emprego nos sites de divulgação de vagas. Sendo assim, coloque todos os requisitos para se candidatar para o cargo, quais funções devem ser desempenhadas e quais benefícios sua empresa oferece.
Dados do levantamento realizado pela Ravelo, a pedido do Estadão, mostraram que ao menos 30% dos candidatos desistem de vagas com muitas etapas.
Portanto, é fundamental que os candidatos tenham maior facilidade e rapidez ao preencherem um formulário simples para se cadastrar em determinada proposta de emprego.
Os brasileiros são os que passam mais tempo por dia no celular, segundo levantamento da consultoria AppAnnie. Sendo assim, procure criar suas ofertas de emprego responsivas para o formato das telas dos smartphones para os profissionais se candidatarem pelo celular.
Provavelmente, o setor responsável pelo recebimento dos currículos irá receber uma grande quantidade de candidaturas. Nesse caso, é necessário ter um banco de dados integrado com os sites e formulários para ter todas as informações centralizadas.
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Fechamento
Chegamos a um momento decisivo, a hora de realmente converter os leads em candidatos às vagas de emprego.
Com ajuda de uma ferramenta de recrutamento sua empresa pode automatizar todas as etapas dos processos seletivos. Esse momento também é a hora de realizar a entrevista de emprego.
Como fazer?
É importante saber que os candidatos são como clientes, se você demorar para entrar em contato com eles, pode ser que tenham perdido o interesse.
Sendo assim, procure realizar uma boa gestão de relacionamento com os talentos, a fim de gerenciar todos os processos de seleção para selecionar e entrar em contato com os candidatos selecionados o mais rápido possível.
As respostas automáticas por e-mail podem te ajudar a se relacionar com os candidatos, então envie mensagens personalizadas para todos os profissionais informando como estão avançando no processo de seleção.
Além disso, não esqueça de medir o sucesso dos processos de recrutamento e seus canais de captura de talentos para otimizá-los no futuro.
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Encantamento
Essa é a última etapa da metodologia do inbound recruiting, portanto, o candidato pode se tornar um colaborador da sua empresa ou não, mas, mesmo assim, impressione todos os profissionais que fizeram parte do processo de seleção.
Isso porque se os candidatos tiverem uma excelente experiência durante todo o recrutamento de seleção, mesmo que você não os contrate, eles se tornarão promotores da sua empresa e podem até recomendar durante um networking.
Como fazer?
Proporcione experiências aos candidatos durante o processo seletivo como se todos já fossem funcionários da empresa. Esse tipo de tratamento fará com que esses profissionais recomendem e encaminhem outros candidatos para você, independentemente de você tê-los contratado ou não.
Lembre-se que o treinamento de gestores e outros envolvidos no processo seletivo é muito importante para garantir ótimas experiências aos candidatos e melhores práticas de seleção.
Além disso, procure aplicar pesquisas para medir a satisfação dos candidatos ao longo do recrutamento seletivo. Essas informações obtidas irão te ajudar a melhorar seus processos de seleção e, assim, atrair e engajar os candidatos certos.
Quais são os benefícios dessa estratégia?
Sem dúvidas, o inbound recruiting oferece muitas vantagens para a sua empresa. Abaixo, podemos citar apenas alguns dos muitos benefícios dessa estratégia de recrutamento. Confira:
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Encontrar profissionais mais alinhados à empresa
De fato, o inbound recruiting atrai candidatos mais alinhados à empresa. Afinal, os recrutadores sabem que atrair potenciais candidatos compatíveis com a cultura da empresa não é tão fácil, principalmente quando os concorrentes também buscam o mesmo.
Essa estratégia ajuda os recrutadores na hora de chamar a atenção de candidatos qualificados, que realmente se interessam pela instituição e pela vaga.
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Maior agilidade e otimização dos processos
Esse tipo de recurso faz com que os recrutadores não precisem entrar em contato com os candidatos, ou seja, ao contrário do recrutamento externo, não é necessário fazer ligações, por exemplo.
Isso porque os próprios candidatos visitam os sites, redes sociais e outros meios de contato para se manterem atualizados sobre as vagas da empresa. Então, sem dúvidas, os processos se tornam mais ágeis e otimizados para encontrar os melhores talentos.
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Menor tempo para contratar
Como consequência da agilidade e otimização de todo o processo seletivo, o tempo de contratação se torna mais rápido.
Afinal, mesmo que você ainda não esteja procurando funcionários em determinado momento, o inbound recruiting atrai possíveis candidatos e ajuda a construir relacionamentos fortes.
Feito isso, as vagas são preenchidas com mais facilidade e menor tempo em comparação aos modelos de contratação tradicionais, que são mais demorados e cheios de processos.
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Torna a empresa mais acessível
Ao aplicar o inbound recruiting, a instituição automaticamente aumenta a sua visibilidade na internet.
Com isso, a sua empresa se torna mais acessível para todos os candidatos que gostariam de fazer parte da sua empresa.
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Aumente a diversidade da empresa
Essa estratégia de atração de candidatos ajuda a aumentar a diversidade e inclusão na empresa, já que divulga a organização a uma escala mais ampla de possíveis candidatos.
Sendo assim, a boa reputação da sua marca empregadora pode atrair candidatos de diferentes raças, gêneros, classes sociais, entre outras.
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Impulsiona a marca empregadora
Como citamos acima, o inbound recruiting desempenha um papel de destaque no impulsionamento da marca empregadora, já os recrutadores gerenciam a presença online da empresa, sua reputação, seu relacionamento com os candidatos e as ações de marketing, garantindo que a marca seja influente o suficiente para atrair mais talentos.
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Melhora a experiência do candidato
É provável que muitos candidatos e funcionários que tiveram uma experiência ruim com uma empresa compartilhem isso nas redes sociais.
Por isso, uma experiência negativa do candidato pode afetar gravemente a sua marca empregadora e afetar os seus processos de contratações.
Sendo assim, utilize o inbound recruiting para criar um ótimo relacionamento com todos os profissionais durante as etapas do recrutamento, melhorando a experiência do candidato.
Agora você sabe o que é inbound recruiting e como aplicar essa estratégia na prática. Sem dúvidas, essa metodologia relacionada com as ações de employer branding pode ajudar você a encontrar os melhores talentos. Afinal, quando falamos de employer branding, tudo é sobre pessoas e tudo é sobre experiências!