O futuro do Employer Branding tem se mostrado bastante promissor para os próximos anos. Isso porque reter bons talentos tem se tornado mais desafiador principalmente agora com a possibilidade de flexibilização de horários. 

A pandemia com certeza foi uma das situações que mais evidenciou essa necessidade. Com a possibilidade do trabalho remoto, por exemplo, não foram poucos os profissionais que buscaram outras oportunidades diante do leque de possibilidades oferecidas. 

A estratégia de Employer Branding neste caso, tem se mostrado cada vez mais importante para garantir que o bom profissional escolha a empresa, assim como permaneça nela por muito mais tempo. 

Pensando nisso, nós da Employer Branding Brasil, decidimos abordar o futuro do Employer Branding mais a fundo neste conteúdo. Aqui você descobre o que esperar do futuro da estratégia, bem como suas principais tendências e como as empresas podem se preparar para ela. Acompanhe.

Índice

  • O que esperar do futuro do Employer Branding?
  • Quais as tendências para o Employer Branding?
  • Como as empresas podem se preparar?
  • 6 dicas para se preparar com o futuro do employer branding 
  • Employer Branding Day

 

O que esperar do futuro do Employer Branding?

O futuro do employer branding ou futuro da marca empregadora, em português, será muito positivo. Assim, apostar nessa estratégia é essencial para atrair e reter funcionários qualificados nos próximos anos. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria internacional ManPower Group, por exemplo, revela que cerca de 50% dos empregadores no mundo sentiram impacto da falta de colaboradores qualificados para as áreas de interesse no último ano. 

Um dado que cresceu consideravelmente se comparado a mesma pesquisa realizada em 2010, onde apenas 31% afirmaram sentir esse impacto. Embora o mercado de trabalho ainda possua tantas pessoas desempregadas, encontrar aquelas que atendem a demanda da empresa tem se tornado um desafio

Vale destacar que a flexibilização não limita mais os profissionais, o que faz com que muitos empregadores acabem competindo com o mercado global. Dessa forma, apostar nas estratégias de employer branding poderá ser a chave para mostrar o diferencial da empresa. Assim como construir sua identidade diante de outras no mercado. 

Quais as tendências para o Employer Branding?

O futuro do employer branding também envolve tendências. Com a pandemia, o mundo precisou se reinventar e o mercado de trabalho também. Assim muitas das estratégias utilizadas durante o período de isolamento, por exemplo, se tornaram tendências para os próximos anos.

Dados do Google Trends em 2020 revelam que o termo employer branding se tornou um dos mais procurados na época e segue até hoje bastante relevante. Isso mostra que as empresas estão cada vez mais cientes que tudo o que proporcionam para seus colaboradores reflete significativamente em sua reputação

Portanto, as tendências envolvem justamente isso. Quanto mais as empresas se interessarem em garantir um ambiente de trabalho saudável e de valorização, maiores são as chances de reter bons profissionais em sua equipe. 

Dentre as principais tendências estão o fortalecimento da marca no ambiente digital, canais com possibilidade de feedback aos funcionários, foco na inclusão e diversidade, onbording, e apoio da tecnologia no processo de recrutamento. 

Como as empresas podem se preparar?

Contudo, vale destacar que o futuro do employer branding envolve muito mais que benefícios empresariais. A construção da estratégica deverá considerar um diagnóstico preciso do fit cultural da empresa, bem como a adesão de ações efetivas para garantir sua reputação verdadeira. 

O estudo sobre o futuro da estratégia é um dos principais pontos a serem considerados. Afinal, a estratégia precisa ser muito mais que marketing. Ela precisa de fato envolver a pontos fracos e fortes da empresa, bem como meios de superá-los.

As empresas, portanto, podem se preparar para o futuro. Abaixo criamos uma lista com seis dicas que podem ajudar neste processo.  

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6 dicas para se preparar com o futuro do employer branding 

Para implementar ou aprimorar o employer branding da sua empresa é importante: 

1. Manter a cultura organizacional bem definida

 

A cultura organizacional é essencial para uma boa estratégia de employer branding. Dessa forma tê-la bem definida contribui efetivamente para encontrar o melhor perfil para as vagas. 

É através do fit cultural, por exemplo, que valores e crenças do negócio são estabelecidos. Bem como transformados na marca registrada e reconhecida pela sociedade. 

Caso a empresa não tenha essa cultura bem organizada talvez será hora de repensar o assunto, além disso, investir nela também. Afinal é através desses dados que será possível identificar a maneira com que a imagem do negócio será usada para atrair os novos profissionais.

2. Identificar o perfil desejado 

 

O futuro do Employer Branding envolve obter profissionais qualificados para as áreas de interesse da empresa, bem como garantir sua permanência para ela. Neste caso as boas práticas da estratégia também exigem identificar o perfil do profissional que realmente deseja. 

Para se ter sucesso é importante ter em mente que o colaborador é como um cliente. Assim é importante saber tudo sobre ele desde sua formação, idade, dados comportamentais entre outros. Quanto mais próximos os dados  forem da cultura da empresa, maiores são as chances de contratar o perfil ideal para a vaga e assim evitar o turnover.

3. Desenhar uma estratégia e manter seu objetivo de forma clara

 

Outra maneira ideal de manter a estratégia de employer branding assertiva é desenhar a estratégia que planeja seguir, bem como manter seu objetivo claro. Neste caso, é importante saber onde a empresa quer chegar, assim como quais os elementos que podem contribuir com esse caminho.

4. Manter uma boa comunicação e uma equipe especializada no assunto

 

Entram para as recomendações de uma boa estratégia a definição de uma equipe própria para trabalhar o assunto, além disso, uma gestão adequada de comunicação e liderança

Ter um grupo direcionado para trabalhar o employer branding favorece ações mais efetivas por manter um RH mais estratégico. Vale lembrar que quanto mais dados a estratégia tiver, melhores as chances de reter profissionais qualificados e reduzir a rotatividade.

5. Fornecer um ambiente de trabalho saudável e que agregue valor 

 

O futuro do employer branding exige verdade também. Reter bons profissionais requer um ambiente de trabalho saudável e que agregue valor. Ao gerar bem-estar, a empresa contribui significativamente para sua produtividade, bem como favorece a motivação.

A partir do momento que a empresa demostrar uma imagem forte e verdadeira, os próprios colaboradores serão os responsáveis por divulgar a marca a sociedade. Vale lembrar que o profissional contratado pode ser o promotor da sua marca, assim como também o detrator dela caso a reputação esteja fraca.

6. Usar as tecnologias e conhecimentos sobre o futuro do employer branding

Por fim, não podemos deixar de comentar a importância do uso das tecnologias e do conhecimento para uma estratégia mais assertiva. 

Vale lembrar que o futuro do employer branding requer bastante conhecimento para tomar as melhores decisões . Neste caso entraram para o preparo  cursos, treinamentos e mentorias sobre gestão adequada dos profissionais. 

Já as tecnologias podem tornar a experiência do funcionário mais positiva  durante sua jornada de contratação também. Além disso, desburocratizar o R&S das empresas, tornando-o mais leve e rápido, o que economiza tempo e dinheiro para as empresas. 

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World Employer Branding Day

 

O World Employer Branding Day é um evento mundial organizado em Brett Minchington, a maior referência mundial quando o assunto é marca empregadora.

Neste ano, esse evento aconteceu em Lisboa, Portugal, nos dias 12, 13 e 14 de outubro, cuja missão é promover a excelência nas estratégias de branding para garantir a atração e retenção de talento. 

O WEBD conecta empresas, líderes, CEOs, profissionais de Recursos Humanos, gestores de marketing e comunicação e muitos outros profissionais para falarem sobre employer branding. 

Para representar o time do Employer Branding Brasil, a Whiny Fernandes esteve presente neste ano para fazer a cobertura oficial e compartilhar nas mídias sociais. 

 

Sobre o evento, a Whiny Fernandes conta que “é muito bom vivenciar um evento que consegue reunir pessoas do mundo todo com o mesmo interesse: falar sobre Employer Branding. Isso demonstra o quanto o tema está evoluindo e ganhando espaço, porém também se observa que alguns lugares já estão mais adiantados tendo cargos de alta gerência o que quase não acontece aqui no Brasil”.

As tendências para o futuro do Employer Branding apontadas no Employer Branding Day foram: liderança autêntica, talento por todo o lado (nível mundial), comunidades inspiradas, tecnologia inteligente, trabalho híbrido, empoderamento dos colaboradores, entre outras.

 

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