Como a indústria de Employer Branding está em constante mudança, é importante estar sempre atento às tendências e adaptar suas práticas de acordo. O Employer Branding 2023 estará presente ainda mais nas empresas que pretendem adotar práticas assertivas. 

Sem dúvidas, existe um aumento da utilização de tecnologias para melhorar a experiência de trabalho e as empresas estarão mais envolvidas com os seus funcionários, oferecendo novas maneiras de se conectar. 

Também veremos aumentos na automatização de processos de recrutamento e de RH para aumentar a eficiência. Além disso, as empresas estarão mais focadas em oferecer benefícios que realmente atendam às necessidades dos colaboradores. Saiba mais abaixo!

Índice

  • O que é Employer Branding?
  • Employer branding 2023
  • 1. Trabalho remoto e contratação virtual
  • 2. Bem-estar dos funcionários
  • 3. Diversidade, equidade e inclusão
  • 4. Employee Advocacy
  • 5. Responsabilidade Social Corporativa
  • 6. Equipes de recrutamento de alto desempenho

O que é Employer Branding?

    Antes de falarmos sobre o Employer Branding 2023, relembremos o que é Employer Branding. Essa estratégia é o processo de posicionar e promover uma empresa como um empregador desejável para os futuros candidatos e profissionais atuais. 

    O objetivo é atrair os melhores candidatos do mercado de trabalho e aumentar a motivação e comprometimento da força de trabalho existente.

    Employer branding 2023

    Employer branding é a prática de promover uma empresa como empregadora preferencial para atrair e reter os melhores talentos. Aqui estão algumas tendências que aparecerão nas estratégias de Employer branding 2023:

    1. Trabalho remoto e contratação virtual

    Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou mais comum e muitas empresas se adaptaram aos processos de contratação virtual. Essa tendência deve continuar em 2023, com empresas investindo em tecnologia e processos para dar suporte ao trabalho remoto e contratação virtual.

    O trabalho remoto consiste na prática de trabalhar em um local diferente de um escritório tradicional. Isso pode incluir trabalhar em casa, um espaço de coworking ou em qualquer outro local.

    A contratação virtual se refere ao processo de recrutamento, entrevista e integração de funcionários remotamente, usando videoconferência e outras ferramentas digitais. Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar aos processos de contratação virtual, e é provável que essa tendência continue no futuro.

    Vantagens do trabalho remoto e contratação virtual

    As vantagens do trabalho remoto e da contratação virtual incluem:

    • Maior flexibilidade para os funcionários;
    • Custos indiretos mais baixos para as empresas;
    • Capacidade de contratar os melhores talentos de um grupo maior de candidatos;

    No entanto, é importante que as empresas tenham canais e processos de comunicação claros para garantir que os funcionários remotos se sintam conectados e apoiados

    Também é importante considerar o impacto na cultura da empresa e garantir que os funcionários remotos sejam incluídos nos eventos e atividades da empresa.

    2. Bem-estar dos funcionários

    Os funcionários estão cada vez mais procurando empresas que priorizem seu bem-estar. Em 2023, é provável que as empresas mantenham o foco no bem-estar dos colaboradores como parte de sua estratégia de marca empregadora

    Isso pode incluir ações como a oferta de jornadas flexíveis, apoio à saúde mental e benefícios de bem-estar.

    O bem-estar dos profissionais se refere à saúde física, mental e emocional. As empresas que priorizam esses tipos de bem-estar podem se beneficiar do aumento da produtividade, redução do absenteísmo e menores taxas de rotatividade.

    Benefícios ao priorizar o bem-estar dos colaboradores

    Há muitas maneiras pelas quais as empresas podem promover o bem-estar dos funcionários, incluindo:

      • Oferecer acordos de trabalho flexíveis, como teletrabalho ou horários flexíveis;
      • Fornecer acesso a recursos de saúde mental, como benefício-terapia;
      • Incentivar hábitos saudáveis, como oferecer benefícios de bem-estar;
      • Organizar eventos e atividades de bem-estar;
      • Criar uma cultura de trabalho positiva e solidária, incluindo a promoção do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

    É importante que as empresas reconheçam que o bem-estar dos funcionários é uma questão multidimensional e adotem uma abordagem holística para promovê-lo. Isso pode envolver uma combinação de políticas, benefícios e iniciativas culturais.

    3. Diversidade, equidade e inclusão

    As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância da diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho. Em 2023, as empresas priorizarão esses fatores como parte de seus esforços de marca empregadora, incluindo iniciativas para aumentar a representação e criar uma cultura mais inclusiva.

    Diversidade, equidade e inclusão (DEI) se referem às práticas de promoção de um local de trabalho diverso e inclusivo, onde todos os funcionários se sintam valorizados e apoiados. 

    Esses fatores podem ter um impacto positivo na cultura e nos resultados de uma empresa, pois pode levar a uma maior inovação, criatividade e envolvimento dos funcionários.

    Vantagens ao incentivar a diversidade, equidade e inclusão

    Existem diversas maneiras pelas quais as empresas podem promover o DEI, incluindo:

    • Definindo metas e objetivos do DEI;
    • Realização de treinamentos sobre diversidade para os funcionários;
    • Desenvolver políticas e iniciativas para promover a inclusão e apoiar grupos sub-representados;
    • Parceria com organizações que promovem o DEI;
    • Incentivar a comunicação aberta e honesta sobre questões DEI.

    É importante que as empresas reconheçam que o DEI é um processo contínuo e sejam proativos ao lidar com quaisquer problemas ou desafios que surjam. Isso pode envolver avaliações e avaliações regulares para garantir que o progresso esteja sendo feito e que os esforços de DEI da empresa tenham um impacto positivo.

    4. Employee Advocacy

     

    O Employee Advocacy ou Advocacy Marketing se refere à prática dos funcionários que promovem a empresa para a qual trabalham. Em 2023, uma das tendências de Employer Branding é o incentivo aos seus funcionários para se tornarem defensores e compartilharem experiências e conteúdos positivos sobre a organização nas redes sociais e outras plataformas.

    A prática dos funcionários de promover sua empresa e seus produtos ou serviços pode envolver o compartilhamento de experiências e conteúdos positivos sobre a instituição nas mídias sociais e outras plataformas, além de falar positivamente sobre a empresa para amigos, familiares e colegas.

    Para incentivar o Employee Advocacy, as empresas podem:

    • Incentivar os funcionários a compartilhar o conteúdo da empresa nas mídias sociais;
    • Fornecer aos profissionais recursos e treinamento para ajudá-los a se tornarem defensores eficazes;
    • Reconhecer e recompensar os esforços de defesa dos colaboradores;
    • Criar uma cultura empresarial positiva que incentive os funcionários a falar positivamente sobre sua experiência de trabalho.

    Benefícios do Employee Advocacy 

    Há muitos benefícios na defesa dos funcionários, incluindo:

    • Aumento da notoriedade e reputação da marca;
    • Melhor engajamento e retenção de funcionários;
    • Maior confiança e fidelização do cliente.

    É importante que as empresas tenham uma mensagem clara e consistente e forneçam aos trabalhadores as ferramentas e o suporte necessários para promover a empresa com eficácia.

    5. Responsabilidade Social Corporativa

    Uma das tendências de estratégias de Employer Branding 2023 é que cada vez mais as pessoas buscam empresas alinhadas com seus valores e que causem impacto positivo na sociedade. 

    Em 2023, as instituições irão se destacar pelos seus esforços de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como parte de sua estratégia de marca empregadora.

    A Responsabilidade Social Corporativa ajuda as empresas na hora de tomar medidas para lidar com questões sociais e ambientais. Isso pode envolver iniciativas como reduzir as emissões de carbono, apoiar as comunidades locais e promover a diversidade e a inclusão.

    Para promover a Responsabilidade Social Corporativa, as empresas podem:

      • Definir metas e objetivos de RSC;
      • Desenvolver iniciativas e programas de RSC;
      • Comunicar seus esforços de RSC para as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes e investidores;
      • Fazer parcerias com organizações que se alinham com seus valores de RSC.

    Vantagens da Responsabilidade Social Corporativa

    Existem muitos benefícios obtidos pela Responsabilidade Social Corporativa, são eles:

      • Melhor reputação e imagem da marca empregadora;
      • Maior fidelidade e confiança do cliente;
      • Atração e retenção dos melhores talentos;
      • Maior inovação e criatividade.

    É importante que as empresas garantam que seus esforços de RSC sejam autênticos e alinhados com seus valores centrais e práticas de negócios. Também é importante ser transparente sobre seus esforços de CSR e relatar regularmente seu progresso.

    6. Equipes de recrutamento de alto desempenho 

    Estamos mudando de recrutamento isolado, marketing e RH para uma abordagem de equipes de recrutamento de alto desempenho.

    Isso significa que essa equipe precisa nutrir o talento durante todo o ciclo de vida do talento: atração, aquisição e retenção.

    As equipes podem ser formadas por profissionais de aquisição de talentos, Employer Branding e Experiência do Funcionário que compartilham os mesmos objetivos.

    O principal objetivo dessa equipe é encontrar candidatos de qualidade e garantir o desenvolvimento e o envolvimento desses talentos a longo prazo. 

    Assim, por meio das estratégias de Employer Branding 2023, baseada na experiência do colaborador, é possível aumentar a lealdade do funcionário, o sentimento de orgulho em pertencer à empresa e o aumento da retenção.

    Com as equipes de recrutamento de alto desempenho, não haverá tantos desafios, pois todos os aspectos do ciclo de vida do talento são cobertos e há uma colaboração perfeita para o objetivo comum: uma ótima experiência em todas as etapas da jornada do colaborador.

    Benefícios de uma equipe de recrutamento de alto desempenho

    Confira as maiores vantagens ao investir no desenvolvimento de equipes de recrutamento de alto desempenho:

      • Melhor aproveitamento dos talentos;
      • Fortalecimento das lideranças;
      • Maior competitividade;
      • Melhoria na qualidade dos processos;
      • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
      • Gestão mais robusta;
      • Maior produtividade.

    Essas são algumas das tendências de Employer Braning 2023. Sem dúvidas, você precisará se tornar um profissional qualificado em EB, portanto, realize o nosso curso profissional com a EBB Academy.